Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4381
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos genotóxicos de poluentes atmosféricos em Tradescantia pallida (Rose) D.R. Hunt. na cidade de Dourados-MS
Autor(es): Viana, Carla Braga
Primeiro Orientador: Grisolia, Alexeia Barufatti
metadata.dc.contributor.referee1: Crispim, Bruno do Amaral
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Zefa Valdivina
Resumo: O biomonitoramento é um método que permite avaliar o efeito da poluição sobre organismos vivos, oferecendo vantagens, como custos reduzidos e eficiência para o monitoramento de áreas amplas, com rapidez e praticidade. Sendo assim, este trabalho teve como foco o estudo anatômico e genotóxico em Tradescantia pallida, em relação às alterações decorrentes da poluição urbana gerada por principalmente veículos na cidade de Dourados-MS. A pesquisa foi realizada no período de abril a setembro de 2011, sendo que foram escolhidos três locais de coleta com diferentes intesidades de fluxos de veículos. Cada coleta foi constituída de cinco lâminas de impressões foliares e a retirada de inflorescências jovens de Tradescantia pallida, para posteriormente realização da contagem de micronúcleos, índice e densidade estomática. A análise de densidade estomática foliar demonstrou que no ponto 1 as plantas apresentaram maior freqüência e média estomática. . Já a análise de índice estomático, apresentou resultados não significativos. Durante o período de biomonitoramento, o maior número de micronúcleos encontrados foi no ponto 1, seguido pelos pontos 2 e 3, o que está diretamente proporcional a quantidade de veículos circulantes de cada ponto. De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que os locais com o nível mais elevado de veículos apresentaram índices significativamente maiores de contaminação atmosférica por agentes genotóxicos que podem danificar o DNA.
Palavras-chave: Biomonitoramento
Biomonitoring
Poluentes ambientais
Environmental pollutants
Estoma
Stomata
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: VIANA, Carla Braga. Efeitos genotóxicos de poluentes atmosféricos em Tradescantia pallida (Rose) D.R. Hunt. na cidade de Dourados-MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4381
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlaBragaViana - restrito.pdf452,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.