Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4403
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Adubação nitrogenada e potássica na produção de gladíolo (Gladiolus grandiflorus)
Autor(es): Pereira, Suzana Targanski Sajovic
Fachinelli, Ricardo
Primeiro Orientador: Rosa, Yara Brito Chaim Jardim
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Jackeline Schultz
metadata.dc.contributor.referee2: Sorgato, José Carlos
Resumo: As exigências do mercado acentuam a necessidade do desenvolvimento de técnicas adequadas ao cultivo de Gladiolus grandiflorus. Assim, objetiva-se com este trabalho avaliar a qualidade de gladíolo submetido a quatro parcelamentos de adubação nitrogenada e potássica. O delineamento experimental será em blocos casualizados, com quatro repetições, constituídas por 20 plantas, sendo os tratamentos dispostos em parcelas subdivididas. Nas parcelas serão alocadas as duas variedades de gladíolo e, nas subparcelas, os quatro parcelamentos da adubação nitrogenada e potássica. A adubação nitrogenada será constituída por 80 kg ha-1 de uréia e a potássica por 150 kg ha-1 de cloreto de potássio, aplicados em cobertura segundo os parcelamentos: P1) dose única no plantio; P2) ½ no plantio e ½ 20 dias após o plantio (DAP); P3) ⅓ no plantio, ⅓ aos 20 DAP e ⅓ aos 40 DAP e P4) ¼ no plantio, ¼ aos 20 DAP, ¼ aos 40 DAP e ¼ aos 60 DAP. Na floração, as plantas foram avaliadas em relação comprimento da maior folha, da planta, da haste floral e da espiga floral, número de botões florais por espiga floral, diâmetro médio da haste e da espiga floral. O parcelamento da adubação nitrogenada e potássica apresenta pouca influência na qualidade das variedades estudadas. Para as condições de estudo a variedade ‘Amsterdam’ foi superior a ‘Rose Supreme’.
Palavras-chave: Planta ornamental
Ornamental plants
Floricultura
Floriculture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: PEREIRA, Suzana Targanski Sajovic; FACHINELLI, Ricardo. Adubação nitrogenada e potássica na produção de gladíolo (Gladiolus grandiflorus). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4403
Data do documento: 28-Nov-2014
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SuzanaTarganskiSajovicPereira - RicardoFachinelli - restrito.pdf128,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.