Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4405
Tipo: Dissertação
Título: Editoras universitárias e o ensino superior na América Latina: a importância do trabalho em associações
Autor(es): Oliveira, Raquel Correia de
Primeiro Orientador: Santos, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos
metadata.dc.contributor.referee1: Costa Neto, Pedro Leão da
metadata.dc.contributor.referee2: Bufrem, Leilah Santiago
Resumo: O trabalho apresentado tem como tema a editoração universitária latino-americana, com destaque para o trabalho desenvolvido pela Associação de Editoras Universitárias da América Latina e Caribe – EULAC – criada em 1987 para promover a publicação, distribuição e ampla circulação do material produzido nas instituições de ensino superior. A presente pesquisa analisa as ações da EULAC e de suas associadas, em busca de melhor compreender o cenário da produção editorial nos países latino americanos, as experiências de êxito e os principais desafios que se apresentam. O objetivo geral é apresentar as atividades da EULAC, relacionadas à produção cultural e científica. Os objetivos específicos são: descrever o trabalho editorial nas universidades e seu desenvolvimento na América Latina; elencar os principais fatores históricos relacionados ao ensino superior na região; relatar o processo de criação e expansão da EULAC; mostrar dados numéricos da EULAC e de suas associadas. A pesquisa descritiva teve como base a teoria de campo de Pierre Bourdieu, que considera o campo como um lugar social em que há interação de atores com distintos capitais, com diferentes tipos e quantidade de poder e recursos. Desta forma, as associações de editoras universitárias existem dentro de um campo, um espaço estruturado de poder e recursos com suas próprias formas de competências e recompensas. A análise dos dados revela a importância da EULAC no processo de desenvolvimento e crescimento das editoras universitárias e na formação de associações de editoras acadêmicas na região, sobretudo a partir dos anos noventa, quando teve início um movimento de expansão da pós-graduação na região. A política de trabalho da associação tem atuado para integrar as editoras da região, formando uma estrutura de colaboração mútua, enfrentamento de problemas comuns e estabelecimento de parcerias.
Abstract: This research theme is the Latin American university publishing, highlighting the work of the Association of Publishers University of Latin America and the Caribbean – EULAC – established in 1987 to promote the publication, distribution and wide circulation of material produced in higher education institutions.The present research analyzes the actions of EULAC and its associates in order to better understand the scenario of editorial production in Latin American countries, experiences of success and the main challenges that are presented. General objective is to present EULAC’s activities related to cultural and scientific production. Specific objectives are: describe editorial work in the universities and their development in Latin America; Highlight main historical factors related to higher education in the region; Report on the process of creating and expanding EULAC; Show numerical data of EULAC and its associates. The descriptive research was based on the field theory of Pierre Bourdieu, who considers the field to be a social place in which there is an interaction of actors with distinct means, different types and quantity of power and resources. In this way, university publishing associations exist within a field, a structured space of power and resources with their own forms of abilities and rewards. The analysis of the data reveals the importance of EULAC in the development and growth of university publishers and in the formation of academic publishers associations in the region, especially since the nineties, when a movement of postgraduate expansion began in the region. The association's work policy has born in mind integration of the publishing houses in the region, forming a structure of mutual collaboration, coping with common problems and establishing new partnerships.
Palavras-chave: Editora universitária
University presses
Educação superior
Higher education
América Latina
Latin America
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Tuiuti do Paraná
Sigla da Instituição: UTP
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Raquel Correia de. Editoras universitárias e o ensino superior na América Latina: a importância do trabalho em associações. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4405
Data do documento: 20-Dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UTP - RaquelCorreadeOliveira - restrito.pdf797,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.