Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4418
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação toxicogenética do extrato etanólico das folhas de Piper amalago
Autor(es): Balsalobre, Natália de Matos
Primeiro Orientador: Kassuya, Cândida Aparecida Leite
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Arrigo, Jucicléia da Silva
Resumo: Objetivo do estudo: Piper amalago é uma planta amplamente usada na medicina popular no Brasil, diversos estudos apontam sua eficácia como agente antiinflamatório, analgésico, antiofídico, antimicrobiano, cicatrizante e entre outros. Objetivos: Esse estudo tem como objetivo avaliar a toxicidade do extrato etanólico das folhas de Piper amalago (EEPA) e seus possíveis efeitos antigenotóxico, mutagênico e apoptótico em camundongos. Materiais e Métodos: No teste de genotoxicidade, doses de EEPA (17,5; 175 e 1,750 mg/kg) foram administradas por via oral em camundongos swiss machos adultos (n=5 por grupo), depois foram realizados 4 testes: micronúcleo, cometa, fagocitose e apoptose esplênico. Amostras de sangue periférico foram coletadas após 24, 48 e 72 horas da administração do EEPA. Após 72 horas do início dos testes, os camundongos foram submetidos a eutanásia e tiveram alguns órgãos removidos: o rim para o teste de apoptose, o baço para teste de apoptose e fagocitose e fígado para o teste de apoptose. Para realizar o ensaio cometa foram analisadas 100 células por animal. Resultados: Os testes realizados evidenciaram que em doses orais de 17,5; 175 e 1,750 mg/kg de EEPA não evidenciou alterações em células de material genético (DNA), ou seja, não houve toxicidade nos animais tratados com EEPA e não houve aumento das células apoptóticas quando comparado ao grupo controle negativo. Conclusão: Os resultados demonstram que não há evidências de toxicidade, mutagenicidade e genotoxicidade em nenhuma dosagem utilizada EEPA em camundongos.
Palavras-chave: Genotoxicidade
Genotoxicity
Apoptose
Apoptosis
Piper amalago
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências da Saúde
Citação: BALSALOBRE, Natália de Matos. Avaliação toxicogenética do extrato etanólico das folhas de Piper amalago. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4418
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NataliadeMatosBalsalobre - restrito.pdf497,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.