Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rosa, Michel Mauch-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6073621185613892pt_BR
dc.contributor.referee1Vale, Flávia Janiaski-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2394281053017478pt_BR
dc.contributor.referee2Schiavo, Igor Emanuel de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2953175141815602pt_BR
dc.creatorGonçalves, Pedro Henrique Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2044868956800482pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T13:15:08Z-
dc.date.available2021-09-09T13:15:08Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Pedro Henrique Lima. MAC, uma Macbeth tupiniquim: “vilão”, ética e moral na construção da personagem a partir de Shakespeare e Stanislávski. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Cênicas) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4623-
dc.description.abstractFocusing on the concept of villainy and ethics, this work identifies the social, cultural and political influence on the behavior of William Shakespeare's characters Lady Macbeth and Macbeth, and the staging of MAC, of Beto Monaco's dramaturgy, directed by Michel Mauch, from the Stanislavian "system". The work was developed through bibliographical analysis of the works Macbeth and MAC, reading of the Stanislavski and his disciples’ works, logbook and interviews with the creators of MAC. The work comprises such influences on the creative process of the actors in MAC and the use of elements of the Stanislavian "system" in the staging, still an analysis of the making of costumes in the construction of characters.en
dc.description.resumoTendo como foco o conceito de “vilania” e ética, este trabalho identifica a influência social, cultural e política nos comportamentos das personagens Lady Macbeth e Macbeth, de William Shakespeare, e a encenação do espetáculo MAC, da dramaturgia de Beto Mônaco, sob direção de Michel Mauch, a partir do “sistema” stanislávskiano. O trabalho desenvolveu-se através de análise bibliográfica das obras Macbeth e MAC, leitura das obras de Stanislávski e seus discípulos, diário de bordo e entrevistas com os criadores de MAC. O trabalho compreende tais influências no processo criativo dos atores em MAC e o uso de elementos do “sistema” stanislávskiano na encenação, ainda uma análise da confecção dos figurinos na construção das personagens.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-09-09T13:15:08Z No. of bitstreams: 1 PedroHenriqueLimaGonçalves.pdf: 49318815 bytes, checksum: 8b1ffa22796c8967224d72ae4610b6e2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-09T13:15:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PedroHenriqueLimaGonçalves.pdf: 49318815 bytes, checksum: 8b1ffa22796c8967224d72ae4610b6e2 (MD5) Previous issue date: 2019-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectShakespeare, William, 1564-1616pt_BR
dc.subjectStanislávskipt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectDramaturgypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleMAC, uma Macbeth tupiniquim: “vilão”, ética e moral na construção da personagem a partir de Shakespeare e Stanislávskipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PedroHenriqueLimaGonçalves.pdf48,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.