Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4795
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Medeiros, Diego Marques da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147363074561074pt_BR
dc.contributor.referee1Knapp, Joseana Stecca Farezim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9043134289772391pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes Neto, Nei de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3677807578131962pt_BR
dc.creatorAreco, Ivan Lucero-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3002577595619348pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-09T22:38:04Z-
dc.date.available2022-03-09T22:38:04Z-
dc.date.issued2021-11-17-
dc.identifier.citationARECO, Ivan Lucero. Argumentação em ciências da natureza do ensino fundamental na BNCC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4795-
dc.description.abstractThe Science Education seeks the formation of autonomous, reflective and critical citizens, capable of solving problems and making decisions that allow the progression of a fairer, environmentally sustainable society. The purpose of this study was to investigate how the promotion of the teaching of argumentation in the component of Nature Sciences occurs in the elementary school in the National Curricular Common Base (BNCC). A qualitative approach was used, where the data collection and analysis was based on Discursive Textual Analysis (DTA) and content analysis (CA). The results show that the promotion of argumentation as an educational objective linked to scientific literacy is given in several ways, implicit or explicit, predominantly, as instructive prescriptions in the promotion of activities related to scientific practice.en
dc.description.resumoO Ensino de Ciências deve buscar a formação de cidadãos autônomos, reflexivos e críticos, capazes de resolver problemas e tomar decisões que permitam a progressão de uma sociedade mais justa e ambientalmente sustentável. Nesse sentido, realizamos estudo com objetivo de investigar como se dá a promoção do ensino da argumentação no componente das Ciências da Natureza no ciclo do Ensino fundamental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizou-se uma abordagem qualitativa, onde a coleta e análise dos dados se deram à luz da Análise Textual Discursiva e componentes da Análise de Conteúdo. Os resultados denotam que a promoção da argumentação como um objetivo educacional da BNCC está ligada à compreensão científica que se dá de diversas maneiras, implícitas ou explicitas, predominantemente como prescrições instrutivas na promoção de atividades relacionadas à prática científica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-03-09T22:38:04Z No. of bitstreams: 1 IvanLuceroAreco.pdf: 480080 bytes, checksum: 4d79bf1bd541058f84ddfa43830d6dd6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-09T22:38:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IvanLuceroAreco.pdf: 480080 bytes, checksum: 4d79bf1bd541058f84ddfa43830d6dd6 (MD5) Previous issue date: 2021-11-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Biológicas e Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectAnálise textual discursivapt_BR
dc.subjectDiscursive textual analysisen
dc.subjectBase nacional comum curricularpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleArgumentação em ciências da natureza do ensino fundamental na BNCCpt_BR
dc.title.alternativeArgumentation in nature sciences of elementary school at BNCCen
dc.title.alternativeArgumentación en ciencias de la naturaleza de la escuela primaria en BNCCes
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IvanLuceroAreco.pdf468,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.