Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gisloti, Laura Jane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5715506346353409pt_BR
dc.contributor.referee1Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2970948862882232pt_BR
dc.contributor.referee2Alves Junior, Valter Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8439693406231389pt_BR
dc.creatorGonçalves, Cristiano Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0977797031551559pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-21T18:59:54Z-
dc.date.available2022-09-21T18:59:54Z-
dc.date.issued2020-09-10-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Cristiano Ramos. Conhecimentos prévios e percepção entomológica de estudantes do ensino básico e do ensino superior do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade) – Faculdades de Ciências Biológicas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5170-
dc.description.abstractThis is a multidisciplinary field research in the Ethnoentomology area, wich aims to investigate the relationships established between humans and insects, specifically with students as research subjects. It consists of disseminating the collected results in classrooms of basic education in public schools and higher education in a federal university, with urban, peasant and indigenous students from Dourados region, in Mato Grosso do Sul state, Brazil. The data contained in this study provide initial information how previous knowledge among students is constructed, that is, elaborated knowledge on a given content before its theoretical contact in the school and academic environment. Investigating the origin of this knowledge regarding insects, we were able to understand several influences, wich are impotant and determinant for learning about arthropods and consequently for the conservation of biodiversity. We found that knowledge differs in certain groups and in some aspects between the level of education and territoriality (urban environment, peasant and Indigenous Land). We emphasize that culture, as well as the media (among other factors), also contribute to the knowledge that the researched students bring with them, therefore, there are also misconceptions that education professional face as a challenge to descontruct into its pedagogical practice, so that in relation to culture, research is indicated so as not to promote cultural devaluation.en
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa de campo multidisciplinar da área da Etnoentomologia, que se propôs investigar as relações estabelecidas entre os seres humanos e os insetos, especificamente com estudantes como sujeitos de pesquisa. Consiste em divulgar os resultados coletados em salas de aula do ensino básico em escolas públicas e do ensino superior em uma universidade federal, com estudantes urbanos, camponeses e indígenas da região de Dourados, Mato Grosso do Sul. Os dados contidos neste estudo fornecem informações iniciais de como são construídos os conhecimentos prévios entre estudantes, ou seja, conhecimentos elaborados sobre determinado conteúdo antes de seu contato teórico no ambiente escolar e acadêmico. Investigando a origem desses conhecimentos a respeito os insetos, pudemos compreender diversas influências, que são importantes e determinantes para o aprendizado sobre os artrópodes e consequentemente para a conservação da biodiversidade. Constatamos que os saberes se diferenciam em determinados grupos e em alguns aspectos entre o grau de escolaridade e territorialidade (ambiente urbano, camponês e Terra Indígena). Salientamos que a cultura bem como a mídia (dentre outros fatores), também colaboram para o conhecimento que as (os) estudantes pesquisados trazem consigo, portanto, há também equívocos dos quais as (os) profissionais da área da educação tem como desafio desconstruir em sua prática pedagógica, de maneira que em relação à cultura é indicado a uma pesquisa prévia para não promover desvalorização cultural.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-09-21T18:59:54Z No. of bitstreams: 1 CristianoRamosGonçalves.pdf: 1123909 bytes, checksum: 3d6adbbf090a5d3a9d3e82f07989bd78 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-21T18:59:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CristianoRamosGonçalves.pdf: 1123909 bytes, checksum: 3d6adbbf090a5d3a9d3e82f07989bd78 (MD5) Previous issue date: 2020-09-10en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisas (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Biológicas e Ambientaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnoentomologiapt_BR
dc.subjectEthnoentomologyen
dc.subjectConhecimento tradicionalpt_BR
dc.subjectTraditional knowledgeen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIApt_BR
dc.titleConhecimentos prévios e percepção entomológica de estudantes do ensino básico e do ensino superior do município de Dourados, Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.title.alternativePrevious knowledge and entomological perception of basic and higher education students in the municipality of Dourados, Mato Grosso do Sulen
dc.title.alternativeConocimientos previos y percepción entomológica de estudiantes de educación básica y educación superior en el municipio de Dourados, Mato Grosso do Sules
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CristianoRamosGonçalves.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.