Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5200
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Daniel Valério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5153427373291259pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ramos, Antonio Dari-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9161455165127469pt_BR
dc.contributor.referee1Noal, Mirian Lange-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5541306908437915pt_BR
dc.contributor.referee2Knapp, Cássio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857348638767680pt_BR
dc.creatorBrito, Dielle Cris Perin de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3329392296293574pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-16T18:50:59Z-
dc.date.available2022-11-16T18:50:59Z-
dc.date.issued2022-09-03-
dc.identifier.citationBRITO, Dielle Cris Perin de. A Educação escolar indígena – Niiǥachime na Escola Municipal I Indígena Koinukunoen no território Kadiwéu – Porto Murtinho/MS. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5200-
dc.description.abstractThe present research has as general objective to analyze the curriculum matrix and the curricular references of elementary education (initial and final years), from the years 2007 to 2019, 2020 and 2021, of the municipal indigenous schools located in the Kadiwéu Indigenous Reserve in the municipality of Porto Murtinho/MS. Data were obtained through bibliographic research, on-site surveys in the São João village, specifically at the Koinukunoen Indigenous Municipal School and remotely (phone and WhatsApp application) interview indigenous teachers, parents/guardians, leaders, and, with the Municipal Department of Education – SEMED of Porto Murtinho/MS. The Koinukunoen Indigenous Municipal School offers the discipline of mother tongue in the Kadiwéu and Kinikinawa languages, and these disciplines are taught by teachers of the respective ethnicities. Another curricular component that is currently part of the 2021 curriculum of indigenous schools, unexpectedly brings its incorporation into school daily life, is Entrepreneurship, whose endorsement was given through consultation in the follow-up of indigenous school education of the Municipal Council of Education. The results of this research determined that, in addition to the curricular matrix, the curricular references and the effective participation of the community in decision-making in relation to indigenous school education are not in line with the interests, knowledge, traditions and culture of the Kadiwéu community. Furthermore, the current legislation regarding indigenous school education, both the LDB/1996 and the Federal Constitution of 1988, are not being applied by the municipal government to guarantee the community a social organization and identity policy.en
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a matriz curricular e os referenciais curriculares do ensino fundamental (anos iniciais e finais), dos anos de 2007 a 2019, 2020 e 2021, das escolas indígenas municipais que se localizam na Reserva Indígena Kadiwéu no munícipio de Porto Murtinho/MS. Os dados foram obtidos por meio de pesquisas bibliográficas, levantamentos in loco na aldeia São João, especificamente na Escola Municipal Indígena Koinukunoen e de forma remota (telefone e aplicativo de WhatsApp), entrevista com os professores indígenas, pais/responsáveis, lideranças, e, com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED de Porto Murtinho/MS. A Escola Municipal Indígena Koinukunoen oferta a disciplina de língua materna nos idiomas Kadiwéu e Kinikinawa, sendo estas disciplinas ministradas por professores das respectivas etnias. Outro componente curricular, que atualmente faz parte da matriz curricular de 2021 das escolas indígenas e traz de forma inesperada sua incorporação no cotidiano escolar, é o Empreendedorismo, cujo o aval se deu por meio de consulta no seguimento de educação escolar indígena do Conselho Municipal de Educação. Os resultados dessa pesquisa determinaram que além da matriz curricular, dos referenciais curriculares e da participação efetiva da comunidade nas tomadas de decisões em relação à educação escolar indígena, não estão em consonância com os interesses, conhecimentos, tradições e cultura da comunidade Kadiwéu. Além disso, a legislação vigente referente à educação escolar indígena, tanto a LDB/1996, quanto a Constituição Federal de 1988, não estão sendo aplicadas pelo poder público municipal para garantir à comunidade uma organização sociopolítica identitária.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-11-16T18:50:59Z No. of bitstreams: 1 DielleCrisPerindeBrito.pdf: 2512226 bytes, checksum: 3b57498d2b4584fd9c3bc98c12dac96f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-16T18:50:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DielleCrisPerindeBrito.pdf: 2512226 bytes, checksum: 3b57498d2b4584fd9c3bc98c12dac96f (MD5) Previous issue date: 2022-09-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Intercultural Indígenapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Territorialidadept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - educationen
dc.subjectPovos indígenas - Kadiwéupt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Kadiwéuen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
dc.titleA Educação escolar indígena – Niiǥachime na Escola Municipal I Indígena Koinukunoen no território Kadiwéu – Porto Murtinho/MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DielleCrisPerindeBrito.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.