Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1000717123605254pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Silvia Mara de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9702170650680687pt_BR
dc.contributor.referee2Figueiredo, Carlos Vinícius da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2570851287426292pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Denise-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0602121370347648pt_BR
dc.contributor.referee4Araujo, Susylene Dias de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871454222913974pt_BR
dc.creatorSilva, Antoni Magalhães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7577668009377323pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-03T20:18:02Z-
dc.date.available2023-01-03T20:18:02Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.citationSILVA, Antoni Magalhães. A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana. 2022. 235 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5279-
dc.description.abstractThis dissertation aims at an analysis of the narrative of the electronic game The Last of Us, released for Playstation consoles by the developer, Naughty Dog, in 2013. Through the second Peircean trichotomy (sign in relation to the object), which presents the concepts of icon, index and symbol, and proposed by the Semiotics of Charles Sanders Peirce, it is intended to analyze the narrative, relating it to the Environmental Storytelling idealized by the author Henry Jenkins. Through analyzing and describing the ways in which the Peircean trichotomy can be related to the environmental narrative, a new way is proposed to categorize the environmental narrative present in the corpus by the so-called “transitional trichotomy”, a model with its own categories that classifies the environmental narrative according to the levels of information obtained through the environments of an electronic game. This research can contribute to the production of the line of research to which it is linked: Linguistics and Transculturality of the PPG of Letters at UFGD and with other studies in the field of electronic games and, mainly, reveal more about the environmental narrative proposed by the author, a seldom studied subject in the country, when relating it to Peircean trichotomies. It is a qualitative research, in which, through intensive direct observation, the author assumes the role of player, when controlling the character of the game, to observe and analyze the different environments and narrative.en
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva uma análise da narrativa do jogo eletrônico The Last of Us, lançado para consoles Playstation pela desenvolvedora Naughty Dog em 2013. Por meio da segunda tricotomia peirceana (signo em relação ao objeto), que apresenta os conceitos de ícone, índice e símbolo e proposta pela Semiótica de Charles Sanders Peirce, analisamos a narrativa relacionando-a com a Narrativa Ambiental idealizada pelo autor Henry Jenkins. Analisando e descrevendo de que formas a tricotomia peirceana pode estar relacionada com a narrativa ambiental, propõe-se uma nova forma para categorização da narrativa ambiental presente no corpus pela chamada “tricotomia de transvio”, um modelo com categorias próprias que classifica a narrativa ambiental de acordo com os níveis de informação obtidas por meio de ambientes de um jogo eletrônico. A pesquisa contribui com a produção da linha de pesquisa à qual se vincula: Linguística e Transculturalidade do PPG de Letras da UFGD e com outros estudos na área dos jogos eletrônicos e, principalmente, revela mais sobre a narrativa ambiental proposta pelo autor, um assunto pouco estudado no país, ao relacioná-la às tricotomias peirceanas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual, por meio de observação direta intensiva, o autor assume o papel de jogador ao controlar o personagem do jogo para observar e analisar os diversos ambientes e a narrativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-01-03T20:18:02Z No. of bitstreams: 1 AntoniMagalhãesSilva.pdf: 21488717 bytes, checksum: 0588ce3caf68783e5cff94cd52833b72 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-03T20:18:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AntoniMagalhãesSilva.pdf: 21488717 bytes, checksum: 0588ce3caf68783e5cff94cd52833b72 (MD5) Previous issue date: 2022-06-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemiótica peirceanapt_BR
dc.subjectPeircean semioticsen
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLinguisticsen
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectElectronic gamesen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleA Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceanapt_BR
dc.title.alternativeThe Narrative in the electronic game The Last Of Us: A relationship between environmental storytelling and the second Peircean trichotomyen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntoniMagalhãesSilva.pdf20,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.