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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5364
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Martins, Andérbio Márcio Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9593565168451258 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cabral, Ana Suelly Arruda Câmara | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9247668950073325 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Benites, Eliel | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7510341214410669 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Martins, Daniel Valério | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5153427373291259 | pt_BR |
dc.creator | Conscianza, Fábio | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/2994536588185593 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T21:20:18Z | - |
dc.date.available | 2023-03-07T21:20:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
dc.identifier.citation | CONSCIANZA, Fábio. Porahéi maragatu tee: cantos verdadeiros sagrados Kaiowá de Panambizinho, município de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5364 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho intitulado “Porahéi Marangatu tee” é uma pesquisa sobre os cantos verdadeiros sagrados kaiowá, transmitidos pelos mestres tradicionais da Terra Indígena Panambizinho, Município de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul. Constitui-se em um estudo etnográfico do canto, por meio da interpretação de cantos sagrados que se inserem na estrutura social da sociedade kaiowá de Panambizinho. O trabalho sobre o porahéi favorece a cultura kaiowá, principalmente por trazer descrições dos aspectos culturais, socioculturais e econômicos. A motivação principal para realizar o desenvolvimento desta pesquisa é a situação crítica em que se encontram alguns dos rituais, tendo em vista a realidade de contato cada vez mais intenso com as práticas culturais dos não indígenas e também por conta da dificuldade que os rezadores têm encontrado em produzir os cantos e transmiti-los para as próximas gerações. O objetivo, portanto, é escrever os cantos e detalhar suas relações de acordo com as experiências dos rezadores. Quais cantos poderiam ser cantados nas enfermidades, no batismo e outro tipo de canto nos rituais. Primeiramente priorizar o canto relativo ao marangatu tee, o canto que é mais sagrado. Dessa maneira, espera-se contribuir com a ampliação do conhecimento já descrito sobre os cantos tradicionais kaiowá realizados por outros pesquisadores, sobretudo, não indígenas. Atualmente, observo muito na minha comunidade que poucas pessoas e rezadores usam os cantos que são da cultura, devido às influências dos não indígenas que nos afastaram de muitas coisas nossas, o que era próprio do te’ýi. Então, estou me propondo a escrever sobre os cantos, aproveitando o fato de ser falante e de vivenciar a cultura própria dos Kaiowá no meu dia a dia. Para isso, busco mais conhecimento e informações por meio de entrevistas com as pessoas mais velhas, principalmente com meus pais. Dessa maneira, pretendo sistematizar todo o conhecimento adquirido durante esse período de pesquisa e de vivência. A ideia é buscar mais informações sobre mborahéi marangatu, realizar transcrições do porahéi e, na medida do possível, apresentar uma descrição do seu contexto de uso. | gn |
dc.description.resumo | Este trabalho intitulado “Porahéi Marangatu tee” é uma pesquisa sobre os cantos verdadeiros sagrados kaiowá, transmitidos pelos mestres tradicionais da Terra Indígena Panambizinho, Município de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul. Constitui-se em um estudo etnográfico do canto, por meio da interpretação de cantos sagrados que se inserem na estrutura social da sociedade kaiowá de Panambizinho. O trabalho sobre o porahéi favorece a cultura kaiowá, principalmente por trazer descrições dos aspectos culturais, socioculturais e econômicos. A motivação principal para realizar o desenvolvimento desta pesquisa é a situação crítica em que se encontram alguns dos rituais, tendo em vista a realidade de contato cada vez mais intenso com as práticas culturais dos não indígenas e também por conta da dificuldade que os rezadores têm encontrado em produzir os cantos e transmiti-los para as próximas gerações. O objetivo, portanto, é escrever os cantos e detalhar suas relações de acordo com as experiências dos rezadores. Quais cantos poderiam ser cantados nas enfermidades, no batismo e outro tipo de canto nos rituais. Primeiramente priorizar o canto relativo ao marangatu tee, o canto que é mais sagrado. Dessa maneira, espera-se contribuir com a ampliação do conhecimento já descrito sobre os cantos tradicionais kaiowá realizados por outros pesquisadores, sobretudo, não indígenas. Atualmente, observo muito na minha comunidade que poucas pessoas e rezadores usam os cantos que são da cultura, devido às influências dos não indígenas que nos afastaram de muitas coisas nossas, o que era próprio do te’ýi. Então, estou me propondo a escrever sobre os cantos, aproveitando o fato de ser falante e de vivenciar a cultura própria dos Kaiowá no meu dia a dia. Para isso, busco mais conhecimento e informações por meio de entrevistas com as pessoas mais velhas, principalmente com meus pais. Dessa maneira, pretendo sistematizar todo o conhecimento adquirido durante esse período de pesquisa e de vivência. A ideia é buscar mais informações sobre mborahéi marangatu, realizar transcrições do porahéi e, na medida do possível, apresentar uma descrição do seu contexto de uso. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-03-07T21:20:18Z No. of bitstreams: 1 FábioConscianza.pdf: 4487842 bytes, checksum: 8d0722af2917ee9e3e3e9845be87140c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-07T21:20:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FábioConscianza.pdf: 4487842 bytes, checksum: 8d0722af2917ee9e3e3e9845be87140c (MD5) Previous issue date: 2022-09-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Intercultural Indígena | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Educação e Territorialidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Terra indígena | pt_BR |
dc.subject | Indigenous lands | pt_BR |
dc.subject | Povos indígenas - cultura | en |
dc.subject | Indigenous peoples - culture | en |
dc.subject | Saberes tradicionais | pt_BR |
dc.subject | Traditional knowledge | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Porahéi maragatu tee: cantos verdadeiros sagrados Kaiowá de Panambizinho, município de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação e Territorialidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FábioConscianza.pdf | 4,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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