Doutorado em Zootecnia : [4] Página principal da coleção Visualizar estatísticas

DOUTORADO EM ZOOTECNIA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PRODUÇÃO ANIMAL

O objetivo geral é a formação de recursos humanos para atender a demanda nacional de docentes e/ou pesquisadores das instituições de ensino superior e empresas de pesquisa, públicas ou privadas. Além de contribuir com a geração de novos conhecimentos e técnicas, com vistas a solucionar os problemas encontrados pela sociedade.
Os objetivos específicos do programa são:
A busca constante pela excelência no ensino de pós-graduação, tanto em nível regional como nacional;
Proporcionar aos pesquisadores e alunos condições adequadas para o desenvolvimento de seus trabalhos nas diferentes linhas do conhecimento;
Desenvolver metodologias e técnicas para resolver os problemas existentes nos sistemas de produção animal, principalmente os problemas que ocorrem na região de influência do programa;
Promover ações de transferência das tecnologias entre os demais programas de pós-graduação, instituições parceiras e a sociedade.

LINHAS DE PESQUISA

Ambiência, Bem-Estar e Comportamento Animal: Objetiva-se o estudo das respostas fisiológicas, comportamentais e produtivas dos animais quando submetidos à diferentes ambientes de criação, estabelecendo medidas para reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida dos animais.
Avaliação dos Impactos Ambientais, Econômicos e Sociais na Agropecuária: Objetiva-se avaliar os impactos ambientais, econômicos e sociais das principais atividades ligadas a produção animal na região Centro-Oeste do Brasil, em particular no bioma Cerrado Sul Mato-Grossense.
Criação de Animais Adaptados ao Pantanal e Cerrado: Objetiva-se identificar, caracterizar e conservar animais de produção com potencial econômico e social adaptados ao bioma Pantanal e Cerrado, permitindo manter a biodiversidade, evitar a extinção destes animais e ao mesmo tempo utilizar-se da adaptação genética desenvolvida ao longo dos anos.
Forragicultura, Avaliação de Alimentos e Nutrição Animal: Avaliar a qualidade das forrageiras, dos principais alimentos e coprodutos da agroindústria no desempenho e nutrição dos animais. Para atingir estes objetivos os estudos serão conduzidos nas seguintes temáticas: 1) Fatores que interferem na produção e qualidade de plantas forrageiras, métodos de conservação e práticas de manejo das pastagens; 2) Avaliação econômica e nutricional da utilização de coprodutos da agroindústria regional na alimentação de ruminantes e não ruminantes; 3) Valor nutricional dos ingredientes das rações em função das diferentes técnicas de processamento; 4) Uso de aditivos naturais como moduladores dos processos de fermentação ruminal, no desempenho produtivo e na qualidade da carcaça e carne dos animais.

CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2358
pgz@ufgd.edu.br

Navegar
Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Coleção's Items (Ordenado por Data de depósito na Descendente ordem): 1 para 4 de 4
Data do documentoTítuloAutor(es)Tipo
14-Dez-2022Extrato aquoso de Moringa oleifera como aditivo para ovelhas da raça Pantaneira em lactaçãoChagas, Renata Alves daTese
28-Fev-2023Metabolismo proteico de diferentes alimentos na dieta de ruminantesMarques, Orlando Filipe CostaTese
28-Fev-2023Dietas com grãos de oleaginosas e quitosana na terminação intensiva de novilhos a pastoSilva, Nayara Gonçalves daTese
9-Jan-2023Avaliação de fontes lipídicas para codornas japonesas e europeiasValentim, Jean KaiqueTese
Coleção's Items (Ordenado por Data de depósito na Descendente ordem): 1 para 4 de 4