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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Altran, Daniele Araujo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0224624939865158pt_BR
dc.contributor.referee1Omido, Agleison Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8331764658976485pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Claudia Christina Torraca de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8979210249138021pt_BR
dc.creatorPereira, Dara Karolliny dos Santos-
dc.date.accessioned2023-08-01T15:42:33Z-
dc.date.available2023-08-01T15:42:33Z-
dc.date.issued2022-10-21-
dc.identifier.citationPEREIRA, Dara Karolliny dos Santos. Estudo de acessibilidade de uma escola pública do município de Rio Brilhante - MS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5646-
dc.description.abstractAccessibility is a right ensured by law, and every public institution must ensure access and mobility to any person, regardless of their limitations, however, it is common to find buildings that still have architectural obstacles. In this context, educational institutions must have an adequate structure to meet the needs of everyone, including students with physical disabilities or reduced mobility. This study aimed to verify the accessibility conditions of a public school in the city of Rio Brilhante, in the state of Mato Grosso do Sul, and compare them with the indications of NBR 9050 (ABNT, 2020), which deals with the accessibility of buildings. The study was divided into two phases, where in the first phase this identification occurred through technical visits to the school to assess the space, while in the second phase interviews were conducted with students with disabilities and teachers, to find out through their reports about their experiences and suggestions regarding accessibility in the school environment. From the data obtained, flaws were identified that do not meet the standard recommendations, showing that the physical environment of the school showed many obstacles that prevent the mobility of people with physical disabilities or reduced mobility, which demonstrated the need for some adjustments such as the implementation of an accessible route with tactile signaling, ramps that respect the appropriate slope, classrooms with tables that have appropriate size for wheelchair users, appropriate signaling for people with visual or hearing disabilities, preferential parking, and professionals trained to work with students with disabilities.en
dc.description.resumoAcessibilidade é um direito assegurado por lei, e toda instituição pública deve garantir acesso e mobilidade a quaisquer pessoas, independentemente de suas limitações, porém, é comum encontrar edificações que ainda apresentam obstáculos arquitetônicos. Neste contexto, as instituições de ensino devem dispor de estrutura adequada de modo a atender as necessidades de todos, inclusive estudantes com deficiência física ou mobilidade reduzida. Este trabalho teve como objetivo verificar as condições de acessibilidade de uma escola pública do município de Rio Brilhante do estado de Mato Grosso do Sul, e compará-las com as indicações da NBR 9050 (ABNT, 2020), que trata sobre a acessibilidade das edificações. O estudo se dividiu em duas fases, onde na primeira essa identificação ocorreu através de visitas técnicas na escola para avaliação do espaço, enquanto na segunda foram feitas entrevistas com aluno portador de deficiência e professora, para saber através de relatos dos mesmos sobre suas experiências e sugestões com relação a acessibilidade no ambiente escolar. A partir dos dados obtidos, foram identificadas falhas que não atendem ao recomendado pela norma, evidenciando que o ambiente físico da escola se mostrou com muitos obstáculos que impedem a mobilidade de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, o que demonstrou necessidade de alguns ajustes como, implantação de uma rota acessível com sinalização tátil, rampas que respeitem a inclinação adequada, salas de aula com mesas que tenham dimensão apropriada para cadeirantes, sinalização adequada para pessoas com deficiência visual ou auditiva, estacionamento preferencial, e profissionais capacitados para trabalhar com alunos com deficiência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-08-01T15:42:33Z No. of bitstreams: 1 DaraKarollinydosSantosPereira.pdf: 1780990 bytes, checksum: 4a330e7b99f1668a225f17884bb29529 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-01T15:42:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DaraKarollinydosSantosPereira.pdf: 1780990 bytes, checksum: 4a330e7b99f1668a225f17884bb29529 (MD5) Previous issue date: 2022-10-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiesen
dc.subjectInstituição escolarpt_BR
dc.subjectSchool institutionen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleEstudo de acessibilidade de uma escola pública do município de Rio Brilhante - MSpt_BR
dc.title.alternativeAccessibility study of a public school in the city of Rio Brilhante - MSen
dc.title.alternativeEstudio de accesibilidad de una escuela pública en el municipio de Rio Brilhante - MSes
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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