Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prado Filho, Carlos Roberto Staine-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1588021120565262pt_BR
dc.contributor.referee1Barasuol, Fernanda Barth-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5510619914772032pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Luciano Pereira Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514230892285968pt_BR
dc.creatorNassif, Karine Porto-
dc.date.accessioned2023-09-01T22:53:17Z-
dc.date.available2023-09-01T22:53:17Z-
dc.date.issued2023-05-04-
dc.identifier.citationNASSIF, Karine Porto. Hegemonia cultural e Hollywood: como o cinema contribuiu para a identidade cultural norte-americana se popularizar ao redor do mundo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5688-
dc.description.abstractThe objective of this paper is to analyze Antonio Gramsci's concept of Cultural Hegemony, present how the USA became the world's leading power in the film industry, and examine the strategies employed to maintain their dominance throughout the 20th century. It explores how cinema contributed to the USA becoming a reference point for other countries by exporting its cultural identity and the problematic aspects associated with it. Through film production, the USA managed to impose its worldview and cultural values as universal and legitimate, influencing the way people think and act worldwide. The American Cultural Hegemony in cinema is evident in the production of English-language films that adhere to American narrative, thematic, and aesthetic conventions, reinforcing the dominant perspective within the United States. This hegemony is achieved through cultural institutions such as media, education, and religion, which shape individuals' minds and lead them to accept the American worldview as the only possible one.en
dc.description.abstractEl objetivo de este trabajo es analizar el concepto de Hegemonía Cultural de Antonio Gramsci, presentar cómo Estados Unidos se convirtió en la potencia líder mundial en la industria cinematográfica y examinar las estrategias utilizadas para mantener su dominio a lo largo del siglo XX. Se explora cómo el cine contribuyó a que Estados Unidos se convirtiera en un punto de referencia para otros países al exportar su identidad cultural y las problemáticas asociadas a ello. A través de la producción cinematográfica, Estados Unidos logró imponer su visión del mundo y sus valores culturales como universales y legítimos, influenciando la forma en que las personas piensan y actúan en todo el mundo. La hegemonía cultural estadounidense en el cine se manifiesta en la producción de películas en inglés que siguen las convenciones narrativas, temáticas y estéticas estadounidenses, reforzando la perspectiva dominante dentro de Estados Unidos. Esta hegemonía se logra a través de instituciones culturales como los medios de comunicación, la educación y la religión, que moldean la mentalidad de las personas y las llevan a aceptar la visión del mundo estadounidense como la única posible.es
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar o conceito de Hegemonia Cultural de Antonio Gramsci, apresentar como os EUA acabaram se tornando a maior potência mundial da indústria cinematográfica e quais foram as estratégias utilizadas para se manter no poder durante todo o século XX. Como o cinema contribuiu para que os EUA se tornassem uma referência para outros países, exportando sua identidade cultural, e quais as problemáticas que isso carrega. Através da produção cinematográfica, os EUA conseguiram impor sua visão de mundo e seus valores culturais como universais e legítimos, influenciando a maneira como as pessoas pensam e agem em todo o mundo. A Hegemonia Cultural norte-americana no cinema se manifesta na produção de filmes em inglês, que seguem as convenções narrativas, temáticas e estéticas americanas, reforçando a perspectiva dominante nos Estados Unidos. Essa hegemonia é alcançada por meio de instituições culturais como a mídia, a educação e a religião, que moldam as mentes das pessoas e fazem com que elas aceitem a visão de mundo norte-americana como a única possível.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-09-01T22:53:17Z No. of bitstreams: 1 KarinePortoNassif.pdf: 725161 bytes, checksum: 2b87afb37d7a147181d85bce2a3fb6f7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-01T22:53:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KarinePortoNassif.pdf: 725161 bytes, checksum: 2b87afb37d7a147181d85bce2a3fb6f7 (MD5) Previous issue date: 2023-05-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direito e Relações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectCultural identityen
dc.subjectHegemonia culturalpt_BR
dc.subjectCultural hegemonyen
dc.subjectIndústria cinematograficapt_BR
dc.subjectFilm industryen
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.titleHegemonia cultural e Hollywood: como o cinema contribuiu para a identidade cultural norte-americana se popularizar ao redor do mundopt_BR
dc.title.alternativeCultural hegemony and Hollywood: how cinema contributed to the popularization of American cultural identity around the worlden
dc.title.alternativeHegemonía cultural: cómo el cine contribuyó a popularizar la identidad cultural estadounidense en todo el mundoes
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarinePortoNassif.pdf708,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.