Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.creatorGomes, Cindy Romualdo Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572535743074627pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-17T12:34:34Z-
dc.date.available2019-04-17T12:34:34Z-
dc.date.issued2011-05-06-
dc.identifier.citationGOMES, Cindy Romualdo Souza. O Cotidiano mediado pela internet: a necessidade de uma formação educacional para a websocialização. 2011. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/619-
dc.description.abstractThe data and discussions collection done in this search linked up to the intention of reflecting and proposing that the school is the training locus to the socio-cultural interactions of the children through the internet, the websocialization. This concern came from the analysis of data from research institutes, such as IBGE, IBOPE, CETIC.BR, SaferNet Brazil and others, it allowed to trace the Brazilian internet user profile and the growing use of the internet to mediate their activities. Local data were collected too through questionnaires that were given to parents, teachers and children/students linked to the final grades of elementary school of two educational institut ions (a public school and a private school) in Dourados-MS city, with the purpose to know the dynamics between the school, the family and the internet. These information allowed us to delimit the knowledge of the individuals about their access and availability of content, use of the internet potential and, above all, the risks and constraints that they expose themselves because they don‘t have a formation directed to the conscious and responsible access. Based on the civilizing processes theory, from Norbert Elias, we proposed to the teachers and students, from the mentioned schools, the application of our didactic proposal that linked information about the internet to three subjects in the curriculum contents from this experience, we concluded that there are possibilities to enter the subject in the school environment, but, before, a formation that puts the teacher as the main character of the knowledge is needed, which has the recognition of the internet as a potential vehicle to build different means of learning, beyond the search, communication and information function.en
dc.description.resumoOs levantamentos de dados e discussões feitos nesta pesquisa vincularam-se a intenção de refletir e propor que a escola seja o lócus de formação para as interações sócio-culturais dos alunos por meio da internet, a websocialização. Tal preocupação surgiu da análise de dados de institutos de pesquisa como IBGE, IBOPE, CETIC.BR, SaferNet Brasil entre outros, possibilitou traçar o perfil do internauta brasileiro e o crescente uso da internet nas mediações de suas atividades. Dados locais também foram coletados por meio de questionários distribuídos a pais, professores e filhos/alunos, vinculados as séries finais do Ensino Fundamental de duas instituições escolares (pública e privada), da cidade de Dourados – MS, tendo como intuito conhecer a dinâmica entre escola, família e internet. Essas informações possibilitaram-nos demarcar o conhecimento dos indivíduos sobre seu acesso e disponibilização de conteúdos, aproveitamento das potencialidades da internet e, sobretudo, os riscos e constrangimentos que esses se expõem por não terem uma formação direcionada ao acesso responsável e consciente. Com base na teoria dos processos civilizadores, de Norbert Elias, propusemos aos professores e alunos, das referidas escolas, a aplicação de nossa proposta didática que vinculou informações sobre a internet a conteúdos de três disciplinas do currículo. Dessa experiência, concluímos que há grandes possibilidades de inserção da temática no ambiente escolar, antes, porém, é preciso uma formação que coloque o professor como protagonista do saber, havendo o reconhecimento da internet como um meio em potencial para a construção de diferentes aprendizagens, para além da função de pesquisa, comunicação e informação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-17T12:34:34Z No. of bitstreams: 1 CindyRomualdoSouzaGomes.pdf: 3293566 bytes, checksum: 7b6de0afaf9b885633255ed2d80451a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-17T12:34:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CindyRomualdoSouzaGomes.pdf: 3293566 bytes, checksum: 7b6de0afaf9b885633255ed2d80451a6 (MD5) Previous issue date: 2011-05-06en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Technologyen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO Cotidiano mediado pela internet: a necessidade de uma formação educacional para a websocializaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CindyRomualdoSouzaGomes.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.