Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Paulo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5109357037661496pt_BR
dc.contributor.referee1Real, Giselle Cristina Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670419259749996pt_BR
dc.contributor.referee2Bagnato, Maria Helena Salgado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4939744233912945pt_BR
dc.creatorMarran, Ana Lúcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4972612744734071pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-17T13:07:57Z-
dc.date.available2019-04-17T13:07:57Z-
dc.date.issued2012-02-28-
dc.identifier.citationMARRAN, Ana Lúcia. Avaliação da política de estágio curricular supervisionado: um foco na graduação em enfermagem. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/623-
dc.description.abstractThe aim of this work consisted in the analysis of the implementation of supervised training of Nursing undergraduations programs from a view of their coordinators and training professors in Mato Grosso do Sul. This is a qualitative research that proceeds literature revision, documental analysis, field research, by using interviews and questionnaires. As analytical reference, an approach of politic cycle was adopted to turn possible one analysis in triangulation of training politic from macro social context which influenced its elaboration to the dimension of implementation, because for Stephen Ball (1992) those who implements the action are the actors that will perform the politic and under their perspectives will give body and soul to it. Results showed that researched nursing undergraduation programs searched for adjusting to orientations offered by National Curricular Directives to those undergraduate programs, that conceptions and aims of training are linked hardly to work world, which evidences the influence of world politic canary. By the other side, who answered to the research emphasize that one of the most important challenges on this theme focus on the necessity of training supervisor nurses acquire knowledge about their importance on formation of new professionals, on comprehension of every actors of this knowledge area (professor, student and nurse) in distinguishing between ST and practice class – when one and other occur among times and spaces. At the same time, it was evidenced in this research that one of the most important difficulties in ST implementation is related to the difficulty of approaching teaching-work from new demands brought by legislation and by not knowing its existence and content about to Supervised Training, inclusive those circumstances promoted resistance on behalf of allowable institutions that receive trainees. Research detached that ST politics were important to promote a conception of training that regarded nursing area in a coherent and consistent way, as well its organization and possibility of development of program student and egresses as an educative act, by the other side, it was verified that is necessary to promote knowledge about that establishment as for professors, as for students and allowable institucions for training. As who answered to the research detached, the course of development and accompanying of ST can not be conduced by purposes focused only on good willing, it must be improved according to legislation and dialoging the parameters that are relevant to the area as social actors read and re-reads their reality.en
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho consistiu na análise da implementação do estágio curricular supervisionado (ECS) nos cursos de graduação em enfermagem, a partir da visão de seus coordenadores e professores de estágio no estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que procedeu à revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo, por meio da utilização de entrevistas e questionários. Como referencial analítico, adotou-se a abordagem do ciclo de políticas por possibilitar uma analise em triangulação da política de estágio a partir do contexto macrossocial que influenciou a sua elaboração até a dimensão da implementação, pois para Stephen Ball (1992) os implementadores são atores que irão por a política em prática e sob suas perspectivas darão corpo e alma a elas. Os resultados demonstraram que os cursos de Enfermagem pesquisados, buscaram adequar-se às orientações trazidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais destinadas a essa graduação, que as concepções e os objetivos do estágio estão fortemente vinculados ao mundo do trabalho, evidenciando a influencia do cenário político mundial. Por outro lado, os respondentes da pesquisa destacaram que um dos maiores desafios sobre a temática concentra-se na necessidade de conscientização dos enfermeiros supervisores de estágio acerca de sua importância na formação de novos profissionais, da compreensão de todos os atores dessa área de conhecimento (professor, aluno e enfermeiro) em fazer a distinção entre ECS e aula prática – quando um e o outro ocorrem em meio a tempos e espaços. Em paralelo ficou evidenciado na pesquisa que uma das principais dificuldades na implementação do ECS está relacionada à dificuldade de aproximação ensino-serviço derivada das novas exigências trazidas pelas legislações e o desconhecimento de sua existência e conteúdo quanto ao estágio curricular supervisionado, inclusive tais circunstâncias geraram resistência das instituições concedentes em receber estagiário. A pesquisa destacou que as políticas de ECS foram importantes ao propiciar uma concepção de estágio que contemplou a área de enfermagem de maneira coerente e consistente, bem como sua organização e possibilidade de desenvolvimento do estudante em curso e do egresso como ato educativo, por outro lado, constatou-se que é necessário um trabalho de conscientização quanto a esse entendimento tanto para os docentes, discentes e unidades concedentes de estágio. Como destacado pelos respondentes o percurso de desenvolvimento e acompanhamento do ECS não pode ser conduzido por intencionalidades centradas somente em boa vontade, há que se aprimorar à luz da legislação e dialogicidade os parâmetros relevantes para a área, na medida em que os atores sociais fazem leituras e releituras de sua realidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-17T13:07:57Z No. of bitstreams: 1 AnaLuciaMarran.pdf: 1258224 bytes, checksum: 925536d7b543eb1ec22a6b2fb7cbe14c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-17T13:07:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnaLuciaMarran.pdf: 1258224 bytes, checksum: 925536d7b543eb1ec22a6b2fb7cbe14c (MD5) Previous issue date: 2012-02-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEnfermagem - educaçãopt_BR
dc.subjectNursing educationen
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectSupervisory trainingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação da política de estágio curricular supervisionado: um foco na graduação em enfermagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaLuciaMarran.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.