Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Morgana de Fátima Agostini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425072594458947pt_BR
dc.contributor.referee2Scherer, Suely-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6812065936018405pt_BR
dc.creatorErbano, Candida Propheta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2627973802800022pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-22T19:23:54Z-
dc.date.available2019-04-22T19:23:54Z-
dc.date.issued2014-04-25-
dc.identifier.citationERBANO, Candida Propheta. As Tecnologias de Informação e comunicação na sala de aula do ensino superior. 2014. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/658-
dc.description.abstractThis research concerns to the search line of Education and Diversity guided by thematic axis, edu-cation and inclusion: Technologies of Information and Communication. In overview, examines the presence and unofficial insertion of (ICTs) in the classroom of higher education, represented by teachers and academics. Have by objective sizing the presence and unofficial use of ICT in higher education in Mato Grosso do Sul Identify prescriptions issued in curriculum guidelines for higher education on the use of technologies graduation. Characterize the unofficial presence of ICT in the classroom colleges. Learn the positive and negative perspectives of teachers and students about the presence and unofficial use of technology in the classroom. From references of Cohn Gabriel (1979), Max Weber (cited BARBOSA, 2002) among other authors. With analysis of data collected through questionnaires, interviews in classroom, and documentary research, discusses the unoffi-cial technological resources (RTNO), like tablets, netbooks, notebooks e smartphone, that are pre-sent in the higher education classroom and impact on the positive and negative aspect in the teach-ing and learning process. This paper defends the thesis that prohibited ignored or not systematized the use of such technologies presents transformation to the process and properly systematized by the teacher presents a potential for considerable advances. This is a study of relevance for diagnos-ing the presence of these technologies in the classroom and reflects on the distancing of teacher of this problem / opportunity, especially in undergraduate courses, area of training of future profes-sionals in basic education.en
dc.description.resumoEsta pesquisa diz respeito à linha de pesquisa de Educação e Diversidade guiada pelo eixo temático, educação e inclusão: Tecnologias de Informação e Comunicação-TIC. Em descrição, analisa a presença e a inserção não-oficiais das TIC na sala de aula do ensino superior, representada pelos professores e acadêmicos. Tem por objetivos dimensionar a presença e uso não-oficiais de TIC no ensino superior do Mato Grosso do Sul; identificar as prescrições emanadas em diretrizes curriculares para o ensino superior sobre o uso de tecnologias na graduação; caracterizar a presença não-oficial de TIC na sala de aula das faculdades; e, apreender as perspectivas positivas e negativas de docentes e discentes sobre a presença e uso não-oficiais de tecnologias na sala de aula.A partir de referenciais de Gabriel Cohn (1979), Max Weber (apud BARBOSA, 2002) entre outros autores, e com análise de dados coletados, por meio de questionários, entrevistas em sala de aula, e pesquisa documental, discutem-se os recursos tecnológicos não-oficiais (RTNO), como tablets, netbooks, notebooks e smartphone, que estão presentes em sala de aula do ensino superior e impactam de forma positiva e negativa no processo ensino e aprendizagem. Este trabalho defende a tese de que proibido, ignorado, ou não sistematizado, o uso de tais tecnologias apresentam transformações ao processo educacional e que devidamente sistematizado pelo professor apresenta um potencial para consideráveis avanços. Trata-se de um estudo de relevância por diagnosticar a presença dessas tecnologias em sala de aula e refletir sobre o distanciamento do docente dessa problemática/oportunidade, sobretudo nos cursos de graduação, espaço de formação de futuros profissionais da educação básica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-22T19:23:53Z No. of bitstreams: 1 CandidaProphetaErbano.pdf: 1064280 bytes, checksum: fd218b6b592efed71e9e5c59ec3be627 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-22T19:23:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CandidaProphetaErbano.pdf: 1064280 bytes, checksum: fd218b6b592efed71e9e5c59ec3be627 (MD5) Previous issue date: 2014-04-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Technologyen
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs Tecnologias de Informação e comunicação na sala de aula do ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CandidaProphetaErbano.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.