Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/787
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nardoque, Sedeval-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0817381972188098pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Flaviana Gasparotti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.contributor.referee2Perinelli Neto, Humberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595106386759330pt_BR
dc.creatorZerbato, Célia Regina da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8742945515510130pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T22:17:47Z-
dc.date.available2019-05-08T22:17:47Z-
dc.date.issued2013-06-28-
dc.identifier.citationZERBATO, Célia Regina da Silva. Currículo e alfabetização geográfica no contexto das políticas educacionais neoliberais: leitura de suas interfaces em escolas públicas paulistas e sul-mato-grossenses. 2013. 203 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/787-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the public curriculum policies and their effects on the construction of geographical literacy. Therefore, the analysis was directed to the meantime in that the development of curriculum policies was intensified in Brazil, especially from the democratization process in the 1980s, when the mobilization of tributary educators of critical pedagogy and social content initiated curricular reforms from the perspective of social transformation, and during the 1990s, when curricular production inserted a new discourse sustained by principles and assumptions of international conferences and forums in the jargon "Education for All", of which Brazil is a signatory such as the Jomtien Conference (1990), the Conference of New Delhi (1993) and the Dakar Declaration (2000). Following the determinations of these educational events, sponsored by international organizations, being an exponent the World Bank, the country has complied the regulatory/document for setting its policy of education, expressed in documents such as the of Guidelines and Bases Law of National Education no. 9394/96 and the National Curriculum Parameters. This policy directed to the contradictory process of decentralization/centralization spreading out to the subnational levels, as the State of São Paulo and Mato Grosso do Sul. So, within the faces and interfaces of this neoliberal educational context examined in this work, the emergence and effects of prescriptive curricula, especially geography, in educational practices of public school classrooms in São Paulo and Mato Grosso do Sul and its effects on the construction of school geographical literacy. Finally, we sought to develop two experiences of geographical literacy with elementary school students (Cycle II) from the theme “local landscape”, considering the living space as a starting point for learning local geographicities articulated to next and distant logic.en
dc.description.resumoEste trabalho objetiva discutir as políticas públicas de currículo e seus reflexos na construção da alfabetização geográfica. Para tanto, a análise direcionou-se para o entretempo em que o desenvolvimento de políticas de currículo foi intensificado no Brasil, sobretudo, a partir do processo de democratização, principiado nos anos 1980, quando a mobilização de educadores tributários da pedagogia crítico-social dos conteúdos encetou reformas curriculares na perspectiva de transformação social e, no decurso da década de 1990, quando a produção curricular ganhou novo discurso balizado por princípios e premissas das conferências e fóruns internacionais sob o jargão “Educação para Todos”, dos quais o Brasil é signatário, como a Conferência de Jomtien (1990), a Conferência de Nova Delhi (1993) e a Declaração de Dakar (2000). Seguindo as determinações desses eventos educacionais, tutelados por organismos internacionais, sendo expoente o Banco Mundial, o país conformou o quadro normativo/documental para a configuração de sua política de Educação, expresso em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Essa política direcionou-se para o processo contraditório de descentralização/centralizadora, espraiando para as esferas subnacionais, como o Estado de São Paulo e o de Mato Grosso do Sul. Assim, no entremeio de faces e de interfaces deste contexto educacional, de cunho neoliberal, analisou-se neste trabalho, a emergência e os efeitos dos currículos prescritivos, em especial o de Geografia, nas práticas educativas em salas de aulas de escolas públicas paulistas e sul-mato-grossenses e seus reflexos na construção da alfabetização geográfica escolar. Por fim, procurou-se desenvolver duas experiências de alfabetização geográfica com alunos do Ensino Fundamental (Ciclo II), a partir da temática “paisagem local”, considerando o espaço de vivência como ponto de partida para a aprendizagem de geograficidades locais articuladas às lógicas próximas e distantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-05-08T22:17:47Z No. of bitstreams: 1 CeliaReginadaSilvaZerbato.pdf: 7274634 bytes, checksum: 5c25d30d12ee91f58e4c565a45b32cc2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-08T22:17:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CeliaReginadaSilvaZerbato.pdf: 7274634 bytes, checksum: 5c25d30d12ee91f58e4c565a45b32cc2 (MD5) Previous issue date: 2013-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONALpt_BR
dc.titleCurrículo e alfabetização geográfica no contexto das políticas educacionais neoliberais: leitura de suas interfaces em escolas públicas paulistas e sul-mato-grossensespt_BR
dc.title.alternativeGeographical Curriculum and literacy in the context of neoliberal educational policies: reading their interfaces in public schools from São Paulo and south Mato Grossoen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CeliaReginadaSilvaZerbato.pdf7,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.