Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/896
Tipo: Dissertação
Título: Estudo de sólidos geométricos com o auxílio do software Wingeom: uma proposta pedagógica
Autor(es): Silva, Luzia de Oliveira da
Primeiro Orientador: Grecco, Ana Maria Villela
metadata.dc.contributor.referee1: Biscaro, Adriana de Fátima Vilela
metadata.dc.contributor.referee2: Narciso, Vando
Resumo: Seguindo os passos da tecnologia este projeto pretende propor uma forma diferenciada de ensinar o conceito de sólidos geométricos, tratado no 9º ano do Ensino Fundamental (EF) com o auxílio do software Wingeom, disponibilizado gratuitamente na Internet no site http://math.exeter.edu/rparris com o tutorial traduzido para 12 (doze) idiomas sendo australiano, croata, holandês, húngaro, alemão, eslovaco, espanhol, turco, russo, polonês, coreano e para o português, este último preparado com a ajuda de Franciele Cristine Mielke. O Wingeom é um software que visa favorecer os processos educacionais em Matemática, pois algumas de suas aplicações auxiliam o ensino-aprendizagem da geometria, em especial a Geometria Espacial. Sendo assim, o nosso objetivo é explorar alguns conceitos de Geometria Espacial, os quais são fortemente caracterizados pelo aspecto visual. Com ele pretendemos apresentar aos alunos uma forma dinâmica, após exposição de alguns conceitos em sala de aula, o estudo da Geometria Espacial, utilizando a Sala de Tecnologia Educacional (STE). Para isso é necessário uma breve apresentação das funções do software e realização de algumas atividades com o intuito de que os estudantes desenvolvam as competências e habilidades estabelecidas no Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, porém, nada impede que a exploração dos recursos oferecidos pelo Wingeom seja apresentada antes das definições em sala de aula. Essa proposta foi formulada tendo como base o 9º ano (EF), ano em que é realizado o estudo de volume do cilindro, cone, pirâmide e prisma (os dois primeiros não são objeto de estudo desta proposta). Segundo os parâmetros curriculares, um dos objetivos do estudo de Matemática no 9º Ano é “obter e utilizar fórmulas para cálculo de volumes de sólidos geométricos (prismas retos e composições desses prismas)” (MEC, 1997, p.82). As atividades foram elaboradas com o intuito de valorizar o conhecimento adquirido durante o 6º, 7º e 9º anos do (EF), já que o estudo de sólidos geométricos é, também, realizado nestes anos. Assim, alguns objetivos e algumas das competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento dessa proposta são referentes a um estudo já realizado nos anos anteriores.
Abstract: Following in the footsteps of technology this project aims to propose a different way to teach the concept of geometric solids, treated in the 9th year of elementary school ( EF ) with the aid of Wingeom software, available for free on the website http://math.exeter.edu / rparris with the tutorial translated into twelve (12 ) languages being Australian, Croatian, Dutch, Hungarian, German, Slovak, Spanish, Turkish, Russian, Polish , Korean and Portuguese, the latter prepared with the help of Franciele Cristine Mielke. The Wingeom is a software aimed at promoting the educational processes in mathematics, because some of its applications assist the teaching and learning of geometry, in particular the spatial geometry. Thus, our goal is to explore some concepts of spatial geometry, which are strongly characterized by the visual aspect. It aims to present students with a dynamic form after exposure of some concepts in the classroom, use the room for Educational Technology ( STE) for brief presentation of the software functions and carry out some activities with the intent that students develop the competencies and skills set out in the Curriculum Reference State Schools of the State of Mato Grosso do Sul, but nothing prevents the exploitation of resources offered by Wingeom is presented prior to the definitions in the classroom. This proposal was formulated based on the 9th grade (EF), the year that the study volume of the cylinder, cone, pyramid and prism (the first two are not the object of study of this proposal) is performed. According to the curriculum guidelines of the objectives of the study of mathematics in Year 9 is to obtain and use formulas to calculate volumes of geometric solids (straight prisms and compositions of these prisms)(MEC, 1997, p.82), activities were developed in order to enhance the knowledge acquired in previous years since the study of geometric solids is held during the 6th, 7th and 9th years of (EF), so some objectives and some of the skills and abilities necessary for the development of this proposal are related to the study ever conducted in previous years.
Palavras-chave: Matemática - ensino e aprendizagem
Math - Study and teaching
Geometria
Geometry
Tecnologia educacional
Educational Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: SILVA, Luzia De Oliveira da. Estudo de sólidos geométricos com o auxílio do software Wingeom: uma proposta pedagógica. 2014. 42 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/896
Data do documento: 22-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuziadeOliveiradaSilva.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.