Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/900
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Sergio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5046738298829054 | pt_BR |
dc.creator | Contiero, Valdemir | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-22T18:43:55Z | - |
dc.date.available | 2019-05-22T18:43:55Z | - |
dc.date.issued | 2014-04 | - |
dc.identifier.citation | CONTIERO, Valdemir. Construção e manipulação de estruturas algébricas notáveis do ensino fundamental: campos conceituais, ambientes de ensino e de aprendizagem e propostas metodológicas. 2014. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/900 | - |
dc.description.abstract | In this work we present a methodology for teaching and learning of remarkable algebraic structures, which was developed by the author while Pedagogical Coordinator of the Mathematics in a school in Rio Brilhante, state of Mato Grosso do Sul in 2012 and 2013 and experienced by a group the teachers who work in the eighth and ninth years of elementary school, in 2013. The proposal aims to propose materials and didactic-pedagogic situations that create opportunities for teachers and students to recognize the flat geometry as a conceptual field, and the means to exploit it, an environment of teaching and learning for meaningful construction for the development of consistent methods of manipulating these structures. | en |
dc.description.resumo | Neste trabalho apresentamos uma proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem de estruturas algébricas notáveis, que foi desenvolvida pelo autor enquanto Coordenador Pedagógico da Área de Matemática em uma escola na cidade de Rio Brilhante, estado de Mato Grosso do Sul, nos anos de 2012 e 2013 e, experimentada por um grupo de professores que atuam nos oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental, no ano de 2013. A proposta tem como objetivo propor materiais e situações didático-pedagógicas que oportunizem aos professores e alunos o reconhecimento da geometria plana como um campo conceitual e os meios de explorá-lo num ambiente de ensino e de aprendizagem para a construção significativa de estruturas algébricas notáveis e para a elaboração de métodos consistentes de manipulação dessas estruturas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-05-22T18:43:55Z No. of bitstreams: 1 ValdemirContiero.pdf: 1630393 bytes, checksum: 9ae8fed03f4f50271f38d65a55fdf8b2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-22T18:43:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ValdemirContiero.pdf: 1630393 bytes, checksum: 9ae8fed03f4f50271f38d65a55fdf8b2 (MD5) Previous issue date: 2014-04 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Math - Study and teaching | en |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA | pt_BR |
dc.title | Construção e manipulação de estruturas algébricas notáveis do ensino fundamental: campos conceituais, ambientes de ensino e de aprendizagem e propostas metodológicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ValdemirContiero.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.