Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Sergio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5046738298829054pt_BR
dc.creatorContiero, Valdemir-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-22T18:43:55Z-
dc.date.available2019-05-22T18:43:55Z-
dc.date.issued2014-04-
dc.identifier.citationCONTIERO, Valdemir. Construção e manipulação de estruturas algébricas notáveis do ensino fundamental: campos conceituais, ambientes de ensino e de aprendizagem e propostas metodológicas. 2014. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/900-
dc.description.abstractIn this work we present a methodology for teaching and learning of remarkable algebraic structures, which was developed by the author while Pedagogical Coordinator of the Mathematics in a school in Rio Brilhante, state of Mato Grosso do Sul in 2012 and 2013 and experienced by a group the teachers who work in the eighth and ninth years of elementary school, in 2013. The proposal aims to propose materials and didactic-pedagogic situations that create opportunities for teachers and students to recognize the flat geometry as a conceptual field, and the means to exploit it, an environment of teaching and learning for meaningful construction for the development of consistent methods of manipulating these structures.en
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem de estruturas algébricas notáveis, que foi desenvolvida pelo autor enquanto Coordenador Pedagógico da Área de Matemática em uma escola na cidade de Rio Brilhante, estado de Mato Grosso do Sul, nos anos de 2012 e 2013 e, experimentada por um grupo de professores que atuam nos oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental, no ano de 2013. A proposta tem como objetivo propor materiais e situações didático-pedagógicas que oportunizem aos professores e alunos o reconhecimento da geometria plana como um campo conceitual e os meios de explorá-lo num ambiente de ensino e de aprendizagem para a construção significativa de estruturas algébricas notáveis e para a elaboração de métodos consistentes de manipulação dessas estruturas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-05-22T18:43:55Z No. of bitstreams: 1 ValdemirContiero.pdf: 1630393 bytes, checksum: 9ae8fed03f4f50271f38d65a55fdf8b2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-22T18:43:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ValdemirContiero.pdf: 1630393 bytes, checksum: 9ae8fed03f4f50271f38d65a55fdf8b2 (MD5) Previous issue date: 2014-04en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMath - Study and teachingen
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRApt_BR
dc.titleConstrução e manipulação de estruturas algébricas notáveis do ensino fundamental: campos conceituais, ambientes de ensino e de aprendizagem e propostas metodológicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ValdemirContiero.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.