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Tipo: Dissertação
Título: O Plano de Ações Articuladas (PAR) na Rede Municipal de Ensino de Dourados, MS: a qualidade materializada nas práticas pedagógicas do ensino público fundamental
Título(s) alternativo(s): The Plan for Linked Actions (PAR) in the Municipal Teaching Network from Dourados, MS: the materialized quality in the pedagogical practices in the elementary public teaching
Autor(es): Feitosa, Maria Isabel Soares
Primeiro Orientador: Fonseca, Marília
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Regina Tereza Cestari de
metadata.dc.contributor.referee2: Scaff, Elisângela Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Aranda, Maria Alice de Miranda
Resumo: A presente dissertação insere-se na Linha de Pesquisa: Política e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Grande Dourados (UFGD). Integra a pesquisa em rede financiada pela Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FUNDECT/MS): “Gestão das políticas educacionais no Brasil e seus mecanismos de centralização e descentralização: o desafio do PAR em escolas de ensino fundamental”. Examina a materialização da Dimensão 03 do Plano de Ações Articuladas, referente às práticas pedagógicas e analisa a sua contribuição para a melhoria da qualidade educacional na Rede Municipal de Ensino de Dourados, MS. A pesquisa insere-se na modalidade qualitativa, sendo realizada por meio de revisão bibliográfica e documental e de entrevistas com membros da Equipe Local do PAR, vinculados à Secretaria Municipal de Dourados e que tenham trabalhado na implantação e execução do referido plano. Foram ouvidos, também, gestores e professores de duas escolas públicas municipais de ensino fundamental de Dourados. Os resultados da pesquisa evidenciam que a assistência técnica da União é ainda insuficiente para atender as expectativas dos mais de cinco mil municípios que aderiram ao PAR. A assistência financeira ocorre normalmente, por meio de recursos que o MEC repassa diretamente aos municípios. Dentre as ações que mais contribuem para o trabalho pedagógico das escolas, foram citadas as orientações do PAR, que ajudam a efetuar o diagnóstico e o planejamento das ações. No entender dos gestores da Secretaria (SEMED), dentre as ações previstas na Dimensão 03 do PAR, as que mais contribuem para a melhoria da qualidade do ensino no município são aquelas voltadas para a formação de professores. Os sujeitos escolares entrevistados corroboram esta opinião, mas destacam o Programa Mais Educação como o que repercute com mais intensidade no trabalho pedagógico da escola, visto que prepara o aluno para obter um bom desempenho nas avaliações em larga escala. Foi unânime o entendimento dos interlocutores de que a qualidade educacional deve levar em conta outras questões valorativas, socioeconômicas e culturais que vão além dos índices do Ideb. No entanto, há o reconhecimento da importância desse indicador para nortear as políticas públicas educacionais no ensino público brasileiro.
Abstract: This work is inserted in the Research Line: Education Policy and Management, from the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Grande Dourados (UFGD). It integrates the research in a network funded by FUNDECT/MS - Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Foundation for the Development of Science and Technology): "Management of educational policies in Brazil and their mechanisms for centralization and decentralization: the challenge in elementary schools faced by the Plan for Linked Actions (henceforth referred to as PAR)." It examines the materialization of the dimension 3 of PAR, referring to the pedagogical practices and it analyzes their contribution to the improvement of the educational quality in the Network for Municipal Teaching in Dourados, MS. The research is inserted in the qualitative mode, being held by a literature and document review and interviews with members of the PAR local team who are linked to the Municipal Secretary Office in Dourados and who have worked in the implantation and execution of the PAR. Managers and teachers from two local public elementary schools in Dourados were heard, too. The results of the survey show that the technical assistance of the Union is still insufficient to meet the expectations of more than five thousand municipalities that joined the PAR. The financial aid usually occurs by means of the resources that MEC passes directly to municipalities. Among the actions that contribute to the educational work in schools, the guidelines by PAR were cited and they helped to diagnose and plan the actions. According to the managers of the board named SEMED, among the actions planned in the dimension 3 of PAR, those related to teacher training are the ones which contribute the most to improving the quality of education in the municipality. The interviewed school subjects corroborate this view, but they highlight the Program More Education as the one that resonates with more intensity in the school pedagogical work, since it prepares the student to get a good performance in the large-scale assessments. It was unanimous the way in which there was an understanding among the interlocutors about the educational quality and the fact that it must take into account other evaluative, socioeconomic and cultural issues that go beyond Ideb indexes. However, the importance of this indicator is recognized since it guides the educational policies within the Brazilian public education.
Palavras-chave: Política educacional
Educational policy
Plano de Ações Articuladas
Práticas pedagógicas
Educational practices
Educação - qualidade
Educational quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: FEITOSA, Maria Isabel Soares. O Plano de Ações Articuladas (PAR) na Rede Municipal de Ensino de Dourados, MS: a qualidade materializada nas práticas pedagógicas do ensino público fundamental. 2016. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/901
Data do documento: 11-Mai-2016
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