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Tipo: Dissertação
Título: Concurso público para docentes do magistério superior na perspectiva da pós-graduação: diagnóstico e proposições
Título(s) alternativo(s): Civil service examinations for teaching staff of the higher magistary in the post graduate perspective diagnosis and proposition
Autor(es): Silva, Ana Paula Schveiger da
Primeiro Orientador: Binotto, Erlaine
metadata.dc.contributor.referee1: Chiariello, Caio Luis
metadata.dc.contributor.referee2: Siqueira, Elisabete Stradiotto
metadata.dc.contributor.referee3: Rodigheri, Simone
Resumo: Com a democratização do acesso à educação superior brasileira a partir dos anos 2000, os concursos públicos para docentes têm ganhado grande destaque, seja pela busca em ampliar a eficiência das organizações, ou por seu impacto social. A atuação docente foi por muito tempo definida pelo recorte disciplinar da formação do profissional, com ênfase na transmissão de conteúdos. Entretanto, o ensino de pós-graduação vem requerendo profissionais com perfil flexível e inovador, orientado para a internacionalização e interdisciplinaridade. Assim, este estudo propôs-se a analisar o processo de concurso docente e sugerir melhorias que visem melhor contemplar os Programas de Pós-Graduação. Justificouse a pesquisa pela oportunidade de melhoria de um processo tão importante para o desenvolvimento universitário quanto à seleção de profissionais para ingresso na carreira pública, e o fortalecimento da Pós-graduação. Partindo dos objetivos propostos, esse estudo foi classificado como de natureza aplicada e descritiva, sendo realizado em etapas, incluindo pesquisa documental e aplicação de questionários aos coordenadores de pós-graduação de 33 universidades federais brasileiras localizadas na região Sul, Centro-Oeste e Nordeste. As categorias analisadas foram a responsabilidade pela definição do perfil da vaga e as etapas de avaliação para seleção de professor Adjunto. Quanto à abordagem do problema, foi utilizado o método qualitativo com apoio de dados quantitativos, e os resultados apontam para necessidade de adequações e revisão nos processos de definição do perfil da vaga e nas etapas de seleção, e na legislação da carreira docente. Também indicam que os profissionais selecionados muitas vezes não atendem ao perfil desejado, com consequente desaceleração do comprometimento profissional com relação às atividades de pesquisa. As sugestões e contribuições propostas por esta pesquisa estão elencadas a seguir: a) Formalizar a integração entre graduação e pós-graduação no processo de definição de perfis de área das vagas, e a exigência de seu alinhamento com o PDI; b) Alteração da Resolução COUNI/UFGD nº 120/2016 nos itens referentes aos tipos e peso das avaliações; c) O alinhamento do PDI da universidade com os Documentos de Área da CAPES e criação de políticas de incentivo ao credenciamento docente na pós-graduação; d) A inclusão na comissão organizadora do certame de um representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, um representante da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa, um representante da Pró-Reitoria de Extensão, um representante da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e um representante da Comissão Permanente de Pessoal Docente; e) Considerar o plano de trabalho proposto pelo candidato aprovado no processo seletivo no decorrer de seu estágio probatório.
Abstract: With the democratization of access to Brazilian higher education from the 2000s, civil service examinations for teaching staff at Brazilian universities have gained great prominence, either in hopes to increase the efficiency of organizations, or by their social impact. For a long time, teaching performance has been defined by the disciplinary model of professional training, emphasizing on knowledge transmission. However, post-graduate education has required professionals with a flexible and innovative profile, oriented towards internationalization and interdisciplinarity. Thus, this paper proposes to analyze the current civil service examination for teaching staff and suggests improvements that aim to better contemplate Post-Graduate Programs. The research was justified by the opportunity to improve a process both important for university development and for the selection of professionals for the civil career, besides the solidification of Post-graduate education. Based on the proposed objectives, this study was classified as of applied and descriptive nature, being carried out in stages, including documentary research and questionnaires to the graduate coordinators of 33 Brazilian federal universities located in the South, Midwest and Northeast regions. The categories analyzed were the responsibility for the definition of the vacancy profile and the evaluation stages for selection of Adjunct teacher. Regarding the approach to the issue, qualitative methods with quantitative data support were used, and the results point to the need for adjustments and revision in the processes of definition of area profiles, and in the selection stages; in addition to suggest revisions in the teaching career legislation. They also indicate that the selected professionals often do not meet the desired profile, with consequent deceleration of professional commitment regarding research activities. The suggestions and contributions proposed by this research are: a) Formally establish an integration between undergraduate and postgraduate education in the process of defining job area profiles; b) The adjustment in Resolution COUNI / UFGD nº 120/2016 concerning the items related to the types and weight of the evaluations; c) The alignment of the university's Institutional Development Plan with CAPES area documents, and the creation of policies to encourage the accreditation of postgraduate teachers; d) include a representative of the Pro-Rector's Office for Undergraduate Education in the organizing committee, a representative of the Pro-Rector's Office for Postgraduate Education and Research, a representative of the Pro-Rector's Office for Extension, a representative of the Pro-Rector's Office for Personnel Management, and a representative of the Standing Faculty Commission; e) Consider the work plan proposed by the candidate approved in the selection process during the probationary period.
Palavras-chave: Concurso público
Civil service - Examinations
Seleção docente
Teachers - Selection
Educação superior
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: SILVA, Ana Paula Schveiger da. Concurso público para docentes do magistério superior na perspectiva da pós-graduação: diagnóstico e proposições. 2018. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/982
Data do documento: 23-Jan-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

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