Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/992
Tipo: Dissertação
Título: Política Institucional de Integração e Acompanhamento de Egressos nas Universidades Federais: uma proposta para a UFGD
Título(s) alternativo(s): Institutional Policy for Integration and Monitoring of the Graduates in Federal Universities: a proposal for UFGD
Autor(es): Freire, Lausemar Freitas Sobrinho
Primeiro Orientador: Mendonça, Jane Corrêa Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Binotto, Erlaine
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Kellcia Rezende
Resumo: As Universidades Federais (UFs), como instituições públicas, estão inseridas em um contexto cada vez mais exigente em relação ao cumprimento de sua função social e demais prerrogativas legais e normativas atinentes. Além disso, cumpre às Instituições de Ensino Superior (IES) estabelecer meios de comunicação com a sociedade que sejam efetivos. Neste contexto, a legislação vigente, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) prevê que as universidades realizem o acompanhamento sistemático do egresso de seus cursos de graduação e pós-graduação. O objetivo geral desta pesquisa foi propor ações que oportunizem à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) consolidar uma política institucional de acompanhamento de seus egressos. A abordagem metodológica utilizada, para o desenvolvimento desse trabalho, foi qualitativa, e para identificar os procedimentos adotados para o acompanhamento de egressos nas Universidades Federais foi realizado envio de questionário semiestruturado às universidades que disponibilizaram em seus sítios eletrônicos, informações que indicaram o acompanhamento de egressos, de forma que fossem identificados os principais mecanismos utilizados e eventuais dificuldades na consolidação. Acrescentou-se ao envio do questionário, a realização de entrevistas com gestores da UFGD para contextualizar a instituição frente à temática e verificar quais são os desafios impostos para a inexistência de uma política de avaliação institucional e acompanhamento de egressos na instituição. Caracteriza-se como pesquisa documental e descritiva, por buscar nos sites das instituições, as informações disponíveis ao público externo e as perspectivas institucionais de implantação ou desenvolvimento da política de acompanhamento de egresso, previstas nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs). Os resultados apontam para diferentes contextos nas instituições pesquisadas, algumas possuem portais de ex-alunos disponíveis com diversas funcionalidades, outras possuem expectativas de implantação e ainda, algumas não referem à temática nos documentos pesquisados. Outro aspecto a ser destacado é a não articulação entre as ações previstas no PDI e a efetiva concretização destas metas e/ou objetivos. Identifica-se nos dados analisados, dificuldades na execução do acompanhamento, especialmente, pela falta de uma política institucional com diretrizes e objetivos claros; ausência de mecanismos que permitam a atualização e captação dos dados do ex-aluno. Observa-se que o tempo de criação da universidade não determina necessariamente que o acompanhamento esteja institucionalizado de fato. Diante dos dados elencados, espera-se que esta pesquisa contribua no aprimoramento desta relação: universidade, egresso e sociedade.
Abstract: Federal Universities (UFs), as public institutions, are inserted in an increasingly demanding context in relation to the fulfillment of their social function and other legal and normative prerogatives. Besides, Institutions of Higher Education (IES) must establish means of communication with society in an effective way. In this context, the current legislation, through the National Higher Education Assessment System (SINAES), in Brazil, predicts that universities have to perform a systematic monitoring of the egressed students from undergraduate and graduate courses. This research aimed to suggest strategies that would allow the Federal University of Grande Dourados (UFGD) consolidate an institutional policy to accompany its graduates. The methodological approach used for development of this work was qualitative, with the submission of a semi-structured questionnaire to the universities that have provided their websites with information indicating the accompaniment of their students, in a way that it was identified the main utilized proceedings and eventual difficulties at consolidating these information. Also, interviews were performed with the managers of UFGD in order to contextualize the institution in this thematic and verify what are the challenges of the inexistence of a policy of institutional assessment and accompanying its graduates. This work is characterized as documentary and descriptive research, since it was searched in the websites of the institutions the information available to the external public and the institutional perspectives for implementing or developing the policy of monitoring the egressed student, predicted in the Institutional Development Plans (PDIs). The results exhibited different contexts in the researched institutions, some of them have websites of graduated students with several functionalities, others have the intention to implement, and others do not mention this subject in their documents. Another aspect to be highlighted is the non-articulation between the actions predicted in the PDI and the effective accomplishment of these goals and/or objectives. In the analyzed data, difficulties were identified in the execution of the monitoring, especially by the lack of an institutional policy with clear guidelines and objectives; absence of proceedings that allow the update and survey the data of the egresses. The time of the creation of the university does not necessarily determine that the monitoring is in fact institutionalized. In front of these outcomes, it is expected that this work may contribute to the improvement of this relationship: university, graduated students and society.
Palavras-chave: Educação superior
Higher education
Plano de Desenvolvimento Institucional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: FREIRE, Lausemar Freitas Sobrinho. Política Institucional de Integração e Acompanhamento de Egressos nas Universidades Federais: uma proposta para a UFGD. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/992
Data do documento: 27-Nov-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LausemarFreitasSobrinhoFreire.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.