Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1020
Tipo: Dissertação
Título: O Periódico Boletín de Educación Paraguaya (1956-1959): escolas normais e formação de professores
Título(s) alternativo(s): The Magazine “Boletin de Educación Paraguaya” (1956-1959)
Autor(es): Vieira, Cinthya Lorena Larrea
Primeiro Orientador: Moreira, Kênia Hilda
metadata.dc.contributor.referee1: Biccas, Maurilane de Souza de
metadata.dc.contributor.referee2: Gebara, Ademir
metadata.dc.contributor.referee3: Brazil, Maria do Carmo
Resumo: Objetiva-se analisar a influência do periódico Boletín de Educación Paraguaya (BEP) na formação de professores das Escolas Normais frente a nova reforma educacional implantada no país com o assessoramento da UNESCO. O BEP é um impresso pedagógico que circulou no Paraguai no período de 1956 a 1971, com duas fases identificadas: a primeira, de 1956 a 1959, com 37 números publicados; já a segunda fase, de 1963 a 1971, durante o período de regime ditatorial, contou com 31 números. O procedimento metodológico aqui adotado neste estudo foi a construção de um banco de dados para entrecruzar as informações colhidas e selecionadas por meio da análise de artigos veiculados pelo BEP. Nesse sentido, o primeiro capítulo apresenta de forma sucinta a História da Educação paraguaia no século XIX, uma vez que se considera este período como ponto inicial para a história da formação de professores no país. Nesse mesmo capítulo, buscou-se expor o contexto histórico e político em que ocorreram as reformas educacionais em meados de 1950 e, dentro desse cenário, a presença do organismo internacional no país, proveniente de assistências técnicas a fim de contribuir para o desenvolvimento da educação; e, um outro quesito trabalhado nessa primeira parte do trabalho foram os aspectos fundamentais da reforma de 1957, que deu origem ao BEP. O segundo capítulo apresenta a materialidade do periódico nas duas fases. Neste ponto do texto foram abordados os aspectos relativos à produção, circulação, distribuição e as representações construídas pelo periódico, enquanto no papel de impresso oficial do governo e material de instrução pedagógica. No último capítulo desta dissertação foi destacado as representações construídas em torno da educação no país, em especial, ao papel do professor durante a Reforma Educacional. A partir disso, tal pesquisa nos possibilitou chegar a algumas possíveis conclusões, tais como: considera-se que houve a utilização do Boletín como forma de controle e antecipação de leituras em torno da educação paraguaia, bem como, compreende-se que esse impresso serviu de propaganda para alavancar as ações conjuntas do governo e da missão em prol da modernização da educação. Ao lado disso, observou-se que o BEP veiculou preceitos teórico-metodológicos que embasaram as novas tendências pedagógicas, voltadas para uma educação ativa e, além disso, buscou por meio de seus artigos e discursos construir a representação de um professor voltado para o sacerdócio da profissão, imbuído de valores morais, consciente de seu dever com a pátria e a nação, responsável pelo sucesso ou fracasso da educação e, no entanto, passivo, submisso à ordem estabelecida e às condições sociais precárias em que deveria trabalhar.
Abstract: Se pretende analizar la influencia del periódico Boletín de Educación Paraguaya (BEP) en la formación de profesores de las Escuelas Normales frente a la nueva reforma educativa implantada en el país con el asesoramiento de la UNESCO. El BEP es un impreso pedagógico que circuló en Paraguay en el período de 1956 a 1971, con dos fases identificadas: la primera, de 1956 a 1959, con 37 números publicados; ya la segunda fase, de 1963 a 1971, durante el período de régimen dictatorial, contó con 31 números. El procedimiento metodológico aquí adoptado fue la construcción de un banco de datos para entrecruzar las informaciones recolectadas y seleccionadas por medio del análisis de artículos vehiculados por el BEP. En ese sentido, el primer capítulo presenta de forma sucinta la Historia de la Educación paraguaya en el siglo XIX, una vez que se considera este período como punto inicial para la historia de la formación de profesores en el país. En ese mismo capítulo, se buscó exponer el contexto histórico y político en que ocurrieron las reformas educativas a mediados de 1950 y, dentro de ese escenario, la presencia del organismo internacional en el país, proveniente de asistencias técnicas a fin de contribuir con el desarrollo de la educación; otro aspecto expuesto en esta primera parte del trabajo se refiere a los cambios fundamentales de la reforma de 1957, que dio origen al BEP. El segundo capítulo presenta la materialidad del periódico en las dos fases. En este punto del texto se abordaron los aspectos relativos a la producción, circulación, distribución y las representaciones construidas por el periódico, como impreso oficial del gobierno y material de instrucción pedagógica. En el último capítulo de esta disertación se destacaron las representaciones construidas en torno a la educación en el país, en especial, al papel del profesor durante la Reforma Educacional. A partir de eso, tal investigación nos posibilitó llegar a algunas posibles conclusiones, tales como: se considera que hubo la utilización del Boletín como forma de control y anticipación de lecturas en torno a la educación paraguaya, así como, se comprende que ese impreso sirvió de propaganda para aprovechar las acciones conjuntas del gobierno y de la misión en favor de la modernización de la educación. Se observó que el BEP vehiculó preceptos teórico-metodológicos que se basaron en las nuevas tendencias pedagógicas, direccionadas a una educación activa y, además, buscó por medio de sus artículos y discursos construir la representación de un profesor orientado hacia el sacerdocio de la profesión, imbuido de valores morales, consciente de su deber con la patria y la nación, responsable del éxito o fracaso de la educación y, sin embargo, pasivo, sumiso al orden establecido y a las condiciones sociales precarias en que deberí trabajar.
The purpose of this study was to analyze the influence of the pedagogical form called Boletín de Educación Paraguaya (BEP) in the training of teachers of the Normal Schools in face of the new educational reform implemented in the country with the assistance of UNESCO. The BEP is a pedagogical form circulated in Paraguay from 1956 to 1971, with two phases identified: the first, from 1956 to 1959, with 37 published numbers; the second phase, from 1963 to 1971, during the period of dictatorship, counted on 31 numbers. The methodological procedure adopted in this study was the construction of a database to cross-link the information collected and selected through the analysis of articles published by the BEP. This way, the first chapter briefly presents the History of Paraguayan Education in the 19th century since this period is considered as the starting point for the history of teacher education in the country. In the same chapter, we sought to expose the historical and political context in which educational reforms occurred in the mid-1950s and, within this scenario, the presence of the international organization in the country, from technical assistance in order to contribute to the development of education; and another question that was dealt with in this first part of the paper was the fundamental aspects of the 1957 reform which gave birth to the BEP. The second chapter presents the materiality of the BEP in its two phases, reporting the aspects related to the production, circulation, distribution and representations constructed by the magazine as an official journal of the government and also teaching and instructional material. In the last chapter, it was highlighted the representations built around education in the country, especially the role of the teacher during the Educational Reform. From this, this research enabled us to reach some possible conclusions, such as: it is considered that the use of the BEP as a form of control and anticipation of readings around the Paraguayan education, as well as, it is understood that the magazine served as propaganda to leverage joint government and mission actions for the modernization of education. Alongside this, it was observed that the BEP conveyed theoretical and methodological precepts that underpinned the new pedagogical tendencies, directed towards an active education and, in addition, it sought through its articles and speeches to construct the representation of a teacher facing the priesthood of the profession, imbued with moral values, conscious of its duty to the motherland and to the nation, responsible for the success or failure of education, and yet passive, submissive to the established order and the precarious social conditions in which he/she should work.
Palavras-chave: Formação de professores
Teacher education
Educação - Paraguai - história
Education - Paraguay - History
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: VIEIRA, Cinthya Lorena Larrea. O Periódico Boletín de Educación Paraguaya (1956-1959): escolas normais e formação de professores. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1020
Data do documento: 23-Mai-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CinthyaLorenaLarreaViera.pdf3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.