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Tipo: Dissertação
Título: A Formação inicial de professores e as implicações para a educação das relações etnicorraciais nos cursos de Pedagogia de MS
Título(s) alternativo(s): Initial teacher training and the implications for the education of etchiccorracial relations in MS Pedagogy courses
Autor(es): Rizzo, Jakellinny Gonçalves de Souza
Primeiro Orientador: Marques, Eugenia Portela de Siqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães, Lucelia Tavares
Resumo: Historicamente, o currículo escolar no Brasil legitimou as epistemologias monoculturais que validaram os saberes produzidos pelo colonizador por meio do eurocentrismo, que promoveu a subjugação, a subalternização e a inferiorização dos saberes dos povos africano, afrobrasileiro e indígena. O protagonismo do Movimento Negro Brasileiro, por meio de reivindicações e pressões por um projeto educativo emancipatório, democrático e antirracista fortaleceu a luta por políticas educacionais voltadas para a superação do racismo e da desigualdade racial. Novas demandas e tensões epistêmicas produzidas para o currículo e as práticas pedagógicas da educação básica se efetivaram por meio da implantação da Lei nº 10.693/03, que alterou o artigo 1º da LDBEN/1996, com a inserção do artigo 26-A, e tornou obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio públicos e privados. As alterações tensionaram a formação inicial e continuada de professores, no sentido de garantir a exequibilidade dos pressupostos e orientações previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais que regulamentaram a Lei. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia em Mato Grosso do Sul e as implicações dessa formação para a Educação das Relações Etnicorraciais (ERER). Os objetivos específicos consistem em: a) identificar as disciplinas que formam para a ERER. b) certificar-se de que as ementas das disciplinas contemplam o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana para a ERER; c) identificar as referências bibliográficas; d) identificar a carga horária das disciplinas e verificar de que forma é ofertada (semestre, obrigatoriedade) e e) analisar a formação do professor que ministra a disciplina. A presente pesquisa se insere na linha de pesquisa Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD). Para alcançar os objetivos, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisadas as disciplinas e os conteúdos de seis cursos de licenciatura em Pedagogia das seguintes instituições públicas e privadas de ensino superior do estado do Mato Grosso do Sul: UFGD, UFMS – Campo Grande, UEMS – Dourados e Paranaíba, UNIGRAN e UCDB. Tais análises foram desenvolvidas no contexto da implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e da Resolução CNE/CP n. 01, de 17 de junho de 2004. Os resultados finais apontaram que as disciplinas são ofertadas por professores sem especialização na área da ERER, e que as disciplinas que abordam a temática das Relações Etnicorraciais são periféricas no currículo, sem visibilidade dentro do curso. Os resultados indicam, contudo, prováveis avanços na formação de professores, considerando-se que nos currículos dos cursos de Pedagogia existem disciplinas com ementas e conteúdos que possibilitam a formação intercultural e podem potencializar os futuros professores, preparando-os para educarem na perspectiva da educação antirracista e democrática.
Abstract: Historically, the school curriculum in Brazil legitimized the monocultural epistemologies that validated the knowledge produced by the colonizer through Eurocentrism, which promoted the subjugation, subalternization and inferiorization of the knowledge of the African, AfroBrazilian and indigenous peoples. The protagonism of the Black Brazilian Movement, through demands and pressures for an emancipatory, democratic and antiracist educational project, strengthened the struggle for educational policies aimed at overcoming racism and racial inequality. New demands and epistemic tensions produced for the curriculum and pedagogical practices of basic education were implemented through the implementation of Law 10.693 / 03, which amended article 1 of LDBEN / 1996, with the insertion of article 26- A, and the study of Afro-Brazilian History and Culture in public and private primary and high schools. The changes have stressed the initial and continuous formation of teachers, in order to guarantee the feasibility of the assumptions and guidelines provided in the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic Affairs that regulated the Law. The general objective of the research is to analyze the initial formation of teachers in the courses of Pedagogy in Mato Grosso do Sul and the implications of this training for the Education of Ethnicoracial Relations (ERER). The specific objectives are to: a) identify the disciplines that make up ERER. b) make sure that the subjects' syllabuses include the teaching of AfroBrazilian and African history and culture for ERER; c) identify bibliographic references; d) identify the hours of the subjects and check how they are offered (semester, compulsory) and e) analyze the training of the teacher who teaches the discipline. This research is part of the Education and Diversity research line of the Graduate Program in Education of the Federal University of Grande Dourados (PPGEdu / UFGD). In order to reach the objectives, we opted for bibliographical and documentary research. The disciplines and contents of six undergraduate courses in Pedagogy of the following public and private higher education institutions in the state of Mato Grosso do Sul: UFGD, UFMS – Campo Grande, UEMS – Dourados and Paranaíba, UNIGRAN and UCDB were analyzed. These analyzes were developed in the context of the implementation of the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnicoracial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture and of CNE / CP Resolution n. 01, June 17, 2004. The final results pointed out that the disciplines are offered by professors without specialization in the area of ERER, and that the subjects that deal with the Ethnicority Relations are peripheral in the curriculum, without visibility within the course. The results indicate, however, probable advances in teacher training, considering that in the curricula of Pedagogy courses there are subjects with content and contents that enable intercultural training and can empower future teachers, preparing them to educate in the perspective of education antiracist and democratic.
Palavras-chave: Formação de professores
Teacher education
Currículo escolar
School curriculum
Relações étnico-raciais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: RIZZO, Jakellinny Gonçalves de Souza. A Formação inicial de professores e as implicações para a educação das relações etnicorraciais nos cursos de Pedagogia de MS. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1023
Data do documento: 3-Jul-2018
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