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Tipo: Dissertação
Título: Alunos com deficiência intelectual em contexto de inclusão escolar: estratégias utilizadas pelos professores para promoção das relações interpessoais
Título(s) alternativo(s): Students with intellectual disabilities in a context of school inclusion: strategies used by teachers to promote interpersonal relations
Autor(es): Venâncio, Letícia Maria Capelari Tobias
Primeiro Orientador: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee1: Cia, Fabiana
metadata.dc.contributor.referee2: Marques, Eugenia Portela de Siqueira
Resumo: As relações interpessoais estabelecidas em sala de aula entre professores e alunos podem contribuir de modo positivo ou negativo para o processo de aprendizagem das crianças. Ao ingressar na escola, para estabelecer relações interpessoais adequadas e benéficas, a criança precisará de um amplo repertório de habilidades sociais. O professor é um facilitador no processo de aquisição de novas habilidades sociais pelas crianças, mas para exercer tal papel de forma efetiva, também precisa de um adequado repertório de habilidades sociais educativas. Em vista disso, o objetivo da pesquisa foi descrever e analisar as relações interpessoais estabelecidas entre professores de sala de aula comum e alunos com deficiência intelectual (DI). Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa realizada em três escolas da cidade de Dourados (MS), em salas do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental, nas quais estão matriculados alunos com deficiência intelectual. Participaram da pesquisa seis alunos com deficiência intelectual, seis professoras regentes e três apoios educacionais. O procedimento de coleta de dados foi dividido em duas fases. Na primeira fase foi realizada observação sistemática para a caracterização das relações estabelecidas entre os alunos com deficiência intelectual e suas professoras. Na segunda fase, procedeu-se a aplicação do Questionário de Relações Interpessoais (QRI) na Escola, junto às professoras regentes, visando identificar as estratégias que elas utilizavam para promoção da relação interpessoal entre os alunos com deficiência intelectual e seus pares, e em seguida foi realizado levantamento de dados sobre os alunos junto aos professores das salas de recursos multifuncionais e coordenadores. Como principais resultados da primeira fase da pesquisa, foi possível verificar que os alunos permaneceram 73% do tempo das sessões de observação focal isolados, sem interação com as professoras e que as relações interpessoais estabelecidas eram principalmente dos alunos com deficiência intelectual em direção às professoras. Na segunda fase da pesquisa, evidenciou-se que as principais estratégias utilizadas pelas professoras para melhorar as relações interpessoais em sala de aula concentravam-se em: conversar seriamente com os alunos que estão criando problemas; incentivar a colaboração entre os alunos; combinar com os alunos as normas de funcionamento da classe; dar conselhos à classe sobre disciplina e relembrar constantemente as normas da escola. Outro dado levantado foi que as professoras não consideraram que a promoção do desenvolvimento interpessoal dos alunos é responsabilidade dos docentes. Com base na análise dos resultados, foi possível tecer as seguintes conclusões: as habilidades sociais educativas mais valorizadas pelas professoras envolvem imposição de regras; há necessidade de treinamento de habilidades sociais educativas envolvendo professoras e apoios educacionais; as relações interpessoais estabelecidas entre os alunos com deficiência intelectual e suas professoras foram, de modo geral, marcadas pela desvalorização das potencialidades desses alunos; professoras e apoios educacionais não são orientados sobre qual o papel do apoio educacional em sala de aula.
Abstract: Interpersonal relationships made inside the classroom between students and teacher can contribute in a positive or negative way for children in the process of learning. Starting in school, the child will need a large social skills repertory to establish appropriate and beneficial interpersonal relationships. The teacher is an assistant in the process of acquisition of news social skills by the children, but to play such a roll in effective way, the teacher also need an appropriate repertory of educative social skills. Based on this, the objective of research was to describe and analyze established interpersonal relationships between teacher in a regular classroom and students with intellectual disabilities. It is a quantitative and quality research made in three schools of Dourados (MS) city, in classrooms of first to third year, which there are students with intellectual disabilities registered. Six students with intellectual disabilities, six main teacher and three educational support participated of this research. The procedure of collecting data was divided in two steps. In the first step was made a systematic observation for characterization of established relations between students with intellectual disabilities and their teacher. In the second step it was applied the Interpersonal Relations Questionnaire (IRQ) in school, in the presence of the main teachers, aiming identify the strategies used by them to promote the interpersonal relationship between students with intellectual disabilities and their pairs, followed by another collecting data about students with their teachers of multifunctional resources classroom and coordinators. As main results of the first step of research, it was possible to check that students stayed isolated 73% of the time of the focal observation sessions, without interaction with teachers and when interpersonal relations happened, were mainly from the students with intellectual disabilities to teachers. In the second step of the research, it was evident that main strategies used by teachers to improve interpersonal relations in classroom were focused in: talk seriously with problematic students; encourage cooperation between students, make agreements with students about rules of how the classroom works; to give advices the classroom about discipline and constantly remember the rules of the school. Another collected data was that teachers don't consider the promotion of interpersonal development of students is a responsibility of them. Based on results analyses, it was possible to conclude: the educative social skills most appreciated by teachers implicate imposition of rules; there is a necessity of educative social skills training involving teachers and educational supports; interpersonal relations made between students with intellectual disabilities and their teacher were, generally, tagged by depreciation of potentialities of those students; teachers and educational supports are not guided about the role of educational support inside the classroom.
Palavras-chave: Relações interpessoais
Interpersonal relations
Deficiência intelectual
Intellectual disability
Educação inclusiva
Inclusive education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: VENÂNCIO, Letícia Maria Capelari Tobias. Alunos com deficiência intelectual em contexto de inclusão escolar: estratégias utilizadas pelos professores para promoção das relações interpessoais. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1026
Data do documento: 7-Mai-2018
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