Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/105
Tipo: Dissertação
Título: As Contradições do turismo de base comunitária: o caso da comunidade Challapampa na Bolívia
Autor(es): Pereira, Sheila Nunes
Primeiro Orientador: Reis, Claudio
metadata.dc.contributor.referee1: Scavo, Davide Giacobbo
metadata.dc.contributor.referee2: Neres, Geraldo Magella
Resumo: O objetivo central da presente pesquisa é apreender as contradições do Turismo de Base Comunitária (TBC) desenvolvido pela Fundação Codespa junto à comunidade Challapampa na Bolívia. E, com essa finalidade, evidenciar as possíveis determinações da categoria turismo no contexto de mundialização do capital, analisar os fundamentos das teorias reformistas docapital, em específico a teoria do desenvolvimento sustentável na qual se origina o TBC. Por fim, apropriar-se da categoria mercadoria para analisar as contradições do TBC na comunidade. A metodologia utilizada se funda na abordagem qualitativa marcada pelo materialismo histórico dialético. Os resultados da pesquisa apontam não somente para a vigência da expropriação do valor como da mais-valia no cotidiano Aymara. Como também para a identificação de uma nova-velha forma de organização produtiva, a economia colaborativa que tem como cerne, o trabalho informal.
Abstract: El objetivo principal de esta investigación es conocer las contradicciones del Turismo de Base Comunitaria (TBC) desarrollado por la Fundación Codespa en la comunidad de Challapampa en Bolivia. Y con este fin exponer las posibles determinaciones de la categoría del turismo en lo contexto de la mundialización del capital, analizar los fundamentos de las teorías reformistas del capital, en particular, la teoría del desarrollo sostenible en el que se origina el TBC. Por fin, adueñarse de la categoría mercancía para analizar las contradicciones del TBC em la comunidad. La metodología se basa en el enfoque cualitativo marcado por el materialismo histórico dialéctico. Los resultados de la investigación señalan no sólo para la efectiva expropración del valor como de la plusvalía en lo cotidiano Aymara. Así como a la identificación de una nueva-vieja forma de la organización productiva, la economía colaborativa cuyo núcleo és el trabajo informal.
Palavras-chave: Turismo de Base Comunitária
Community - Based Tourism
Turismo - Bolívia
Tourism - Bolivia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Sociologia
Citação: PEREIRA, Sheila Nunes. As Contradições do turismo de base comunitária: o caso da comunidade Challapampa na Bolívia. 2016. 174 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/105
Data do documento: 31-Mai-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SheilaNunesPereira.pdf3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.