Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Faisting, André Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8904120838149160pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Levi Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1669550558445333pt_BR
dc.contributor.referee2Aguiar, Marcio Mucedula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9169785325927540pt_BR
dc.creatorCaldas, Fabíola Renata Cavalheiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8467055472230629pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-20T19:51:43Z-
dc.date.available2018-08-20T19:51:43Z-
dc.date.issued2016-05-31-
dc.identifier.citationCALDAS, Fabíola Renata Cavalheiros. Educação em direitos humanos e interculturalidade: o curso de licenciatura intercultural indígena Teko Arandu da UFGD. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/108-
dc.description.abstractThis study is the result of a master's thesis in Sociology, aimed to understand in what extent the course of Indigenous Intercultural Bachelor Teko Arandu of the Federal University of Grande Dourados meets the requirements of an intercultural education proposal that contributes to the strengthening and to promote the human rights of indigenous peoples. Therefore, initially we seek to present the concept and the Education history of the Human Rights. Then, it discusses the concept and experiences of interculturalism and intercultural education, tracing a brief history of indigenous education in Brazil and Mato Grosso do Sul State. Then, we briefly describe the indigenous issue in Brazil and Mato Grosso do Sul, pointing out the main rules for the protection of indigenous rights, in particular, as regards the issue of land demarcation. Finally, it is introduced the results of field research on the Course Indigenous Intercultural Degree Teko Arandu in which we approach the issues of the Guarani and Kaiowá culture, based on the axes of PPC Teko Arandu: teko (culture), tekoha (territory) and ñe'ë (language), drawing on both the analysis of documents and interviews with teachers and students of the course.en
dc.description.resumoO presente trabalho, fruto de uma dissertação de mestrado em Sociologia, teve como principal objetivo compreender em que medida o curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu da Universidade Federal da Grande Dourados atende aos requisitos de uma proposta de educação intercultural que contribui para o fortalecimento e para promoção dos direitos humanos dos povos indígenas. Para tanto, inicialmente buscamos apresentar o conceito e o histórico da Educação em Direitos Humanos para, em seguida, discorrer sobre o conceito e as experiências de interculturalidade e de educação intercultural, traçando um breve histórico sobre a educação indígena no Brasil e no Mato Grosso do Sul. Em seguida, descrevemos brevemente a questão indígena no Brasil e no Mato Grosso do Sul, apontando as principais normas de proteção aos direitos indígenas sobretudo no que se refere à questão da demarcação de terras. Finalmente, apresentamos o resultado da pesquisa de campo realizada sobre o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, na qual abordamos as questões sobre a cultura dos guarani e kaiowá, baseando-se nos eixos constantes do PPC do Teko Arandu: teko (cultura), tekoha (território) e ñe‘ë (língua), valendo-se tanto da análise de documentos como de entrevistas com docentes e estudantes do curso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-08-20T19:51:43Z No. of bitstreams: 1 FabiolaRenataCavalheiroCaldas.pdf: 906349 bytes, checksum: 0286f3124218f12ee591f7e20a5de1a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-20T19:51:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FabiolaRenataCavalheiroCaldas.pdf: 906349 bytes, checksum: 0286f3124218f12ee591f7e20a5de1a6 (MD5) Previous issue date: 2016-05-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Educationen
dc.subjectTeko Arandupt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectHuman rightsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleEducação em direitos humanos e interculturalidade: o curso de licenciatura intercultural indígena Teko Arandu da UFGDpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabiolaRenataCavalheiroCaldas.pdf885,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.