Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1100
Tipo: Livro
Título: Discursos sobre a demarcação de terras indígenas… ou de como a raposa encontrou a Serra do Sol
Autor(es): Góis, Marcos Lúcio de Sousa
Resumo: Esta obra é a materialização não só de uma pesquisa científica, mas de encontros e desencontros com as questões indígenas, e da batalha contra o império das palavras e dos discursos tentando compreender seus sentidos. A partir da análise discursiva do Relatório de Lindberg Farias sobre a demarcação da Área Indígena Raposa/Serra do Sol, localizada no Estado de Roraima, o autor mostra que as lutas dos movimentos indígenas não têm, em geral, se limitado a combater o atual discurso colonizador do “homem branco”, elas procuram propor outra forma de sociedade por meio de uma nova forma de racionalidade, que parece ser, atualmente, uma de suas razões de ser. Numa mescla de análise do corpus e da teoria, busca-se compreender o que está envolvido em tal acontecimento discursivo, considerando que "o novo não está no que é dito mas no acontecimento de sua volta".
Palavras-chave: Povos indígenas - posse da terra
Indigenous peoples - Land tenure
Povos indígenas - Brasil
Indigenous peoples - Brazil
Análise do discurso
Discourse analysis
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: GÓIS, Marcos Lúcio de S. Discursos sobre a demarcação de terras indígenas… ou de como a raposa encontrou a Serra do Sol. Dourados, MS: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2013. 254 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1100
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Livros



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.