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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Perboni, Fábio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2492061344859342pt_BR
dc.contributor.referee1Militão, Andréia Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1380335871229923pt_BR
dc.contributor.referee2Scaff, Elisângela Alves da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5361997694984880pt_BR
dc.creatorAranda, Flávia Paula Nogueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511318789550956pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-19T18:24:45Z-
dc.date.available2019-06-19T18:24:45Z-
dc.date.issued2018-03-19-
dc.identifier.citationARANDA, Flávia Paula Nogueira. A Valorização docente na formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS (2015-2025). 2018. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1117-
dc.description.abstractThe present study has as general objective to analyze the process of formulation of the Municipal Plan of Education (2015-2025) of the municipality of Dourados-MS, focusing on the goals and strategies that deal with teacher valorization, namely: the goals 15,16 , 17 and 18. The research was developed to achieve the following specific objectives: Conceptualize teaching valorization in the Brazilian national context; Describe the context in which the teacher valorization policies derived from the regulations in the Municipal Education Plan were generated; and Analyze the perceptions of the subjects involved in the process of formulating the Municipal Plan of Education of Dourados. Bibliographical and documentary research was used, as well as semi-structured interviews with the subjects directly involved with the formulation process of the Dourados Municipal Education Plan. The results obtained indicate that at the time of the preparation of the Municipal Education Plan, the municipality of Dourados sought to adapt the regulations of the current National Education Plan (PNE 2014-2024), which determined municipalities and Brazilian states to prepare their respective 10-year education plans . The data collected show that, although the process of formulating the Dourados PME was carried out in a democratic and collective manner, its approval took place authoritatively with hundreds of changes made by the executive in the approved project, without any discussion with those involved in the elaboration of the initial proposal. The changes reveal that the desires expressed by the category during the formulation of the document were simply disregarded, causing damage not only for teachers but for the quality of municipal education. Regarding teacher valorization, we observed that, although the project, transformed into a law, has undergone changes, the PME- Dourados is currently configured as the north of educational planning in the city, in this sense, the category has as a challenge, articulate with the municipal government strategies that can guarantee the achievement of goals and strategies within the PME.en
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral analisar o processo de formulação do Plano Municipal de Educação (2015-2025) do município de Dourados-MS, tendo como foco as metas e estratégias que tratam da valorização docente, a saber: as metas 15,16,17 e 18. A pesquisa desdobrou-se no alcance dos seguintes objetivos específicos: Conceituar valorização docente no contexto nacional brasileiro; Descrever o contexto em que foram geradas as políticas de valorização docente decorrentes das normatizações presentes no Plano Municipal de Educação; e Analisar as percepções dos sujeitos envolvidos no processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, bem como de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos diretamente com o processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados. Os resultados obtidos preconizam que no momento de elaboração do Plano Municipal de Educação, o município de Dourados buscou adequarse as normativas do vigente Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) que determinava municípios e estados brasileiros elaborar seus respectivos planos decenais de educação. Os dados levantados, evidenciam que, embora o processo de formulação do PME Dourados tenha tramitado de forma democrática e coletiva, sua aprovação se deu de forma autoritária com centenas de alterações efetuadas pelo executivo, no projeto aprovado, sem nenhuma discussão com os envolvidos na elaboração da proposta inicial.As alterações revelam que os anseios expressados pela categoria durante a formulação do documento foram simplesmente desconsideradas, trazendo prejuízo não só para os docentes, mas para a qualidade da educação municipal. Em relação à valorização docente observamos que, embora o projeto, transformado em lei, tenha sido submetido às alterações, o PME-Dourados se configura atualmente como o norte do planejamento educacional no município, nesse sentido, a categoria tem como desafio, articular junto ao governo municipal estratégias que possam garantir a efetivação das metas e estratégias dentro da vigência do PME.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-06-19T18:24:45Z No. of bitstreams: 1 FlaviaPaulaNogueiraAranda.pdf: 10047607 bytes, checksum: b2d09900495352378909d2466d2bccb9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T18:24:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FlaviaPaulaNogueiraAranda.pdf: 10047607 bytes, checksum: b2d09900495352378909d2466d2bccb9 (MD5) Previous issue date: 2018-03-19en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEducational planningen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA Valorização docente na formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS (2015-2025)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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