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Tipo: Dissertação
Título: Investigando o efeito das regras sobre a formação de classes de equivalência
Autor(es): Daleaste, Daiane Cristina
Primeiro Orientador: Ferreira, Paulo Roberto dos Santos
Resumo: Investigou-se a interação entre duas importantes variáveis comportamentais, as regras e o treino em tarefas de discriminação condicional (MTS) que promovem a emergência simbólica conhecida como equivalência de estímulos. Desse modo, foram realizados três experimentos que consistiram na execução de tarefas de discriminação envolvendo estímulos abstratos com universitários como participantes. O Experimento I consistiu no treino de regras que promovessem a reversão de classes previamente estabelecidas em MTS. Os resultados do Experimento I sugerem que as regras foram pouco efetivas. O Experimento II consistiu no treino apenas com regras e teste em tarefas de MTS envolvendo as relações emergentes. Os resultados do Experimento II sugerem que o treino com regras foi efetivo para o estabelecimento das classes equivalente. O Experimento III envolveu o treino de MTS, tal como no Experimento I, e o treino de reversão com regras, empregando o procedimento do Experimento II. Os resultados do Experimento III sugerem que apenas dois dos dez participantes responderam conforme as regras. Em suma, os resultados dos três experimentos fortalecem a conclusão de que as classes de equivalência são resistentes ao treino de reversão com regras. Contudo, outro resultado interessante foi a efetividade do treino com regras no estabelecimento de classes de equivalência.
Abstract: The interaction between two important behavioral variables was investigated, as well as the rules and training in conditional discrimination tasks (MTS) that promote the symbolic emergence known as stimulus equivalence. Therefore, three experiments were carried out, which consisted in the execution of discrimination tasks involving abstract stimuli with university students as participants. Experiment I consisted in the training of rules that could promote the reversal of previously established classes in MTS. The results of Experiment I suggest that the rules were ineffective. Experiment II consisted in the training only with rules and testing in MTS tasks involving emerging relationships. The results of Experiment II suggest that the training with rules was effective for the establishment of equivalent classes. Experiment III involved the MTS training, as in Experiment I, and the reversion training with rules, using the procedure of Experiment II. The results of Experiment III suggest that only two of the ten participants responded according to the rules. In short, the results of the three experiments reinforce the conclusion that equivalence classes are resistant to reversal training with rules. However, another interesting result was the effectiveness of training with rules in establishing equivalence classes.
Palavras-chave: Equivalência de estímulos
Stimulus equivalence
Comportamento
Behavior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Psicologia
Citação: DALEASTE, Daiane Cristina. Investigando o efeito das regras sobre a formação de classes de equivalência. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1120
Data do documento: 10-Nov-2017
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