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Tipo: Dissertação
Título: Relação entre sofrimento psíquico e organização do trabalho em professores de uma escola estadual
Autor(es): Araújo, Renisson Costa
Primeiro Orientador: Ribeiro, Sandra Fogaça Rosa
metadata.dc.contributor.referee1: Liboni, Maria Therezinha Loddi
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Jaqueline Batista de Oliveira
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo investigar a relação entre o sofrimento psíquico de professores e a organização do trabalho numa escola da rede pública estadual da cidade de Dourados-MS. Utilizou-se o referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho e alguns aportes das ciências sociais. Justifica-se esta proposta, em razão do agravamento do problema da pesquisa, verificado na literatura, principalmente no que diz respeito à relação entre sofrimento psíquico e organização do trabalho no sistema público estadual. A natureza da pesquisa foi qualitativa. A metodologia dividiu-se em dois momentos, sendo o primeiro, a observação participante e o segundo, entrevistas semiestruturadas com os professores selecionados, que ao todo foram nove. As análises foram divididas em onze temas que emergiram das entrevistas e das anotações do diário de campo. Pode-se concluir que a principal fonte de prazer no trabalho do professor, estava ligado ao reconhecimento vindo do aluno. Por outro lado, os causadores de sofrimento eram multifatoriais, destacando-se dificuldades no convívio com outros professores. O atual cenário de instabilidade política e significativas mudanças no sistema de previdência social também foram fatores desfavoráveis na saúde mental destes professores. A expectativa é que espaços públicos de discussão possam colaborar para a superação de tais dificuldades.
Abstract: This dissertation aimed to investigate the relationship between the psychic suffering of teachers and the organization of work in a public school in the city of Dourados-MS. The theoretical reference of the Psychodynamics Theory of Work and some contributions of the social sciences were used. This proposal is justified because of aggravation of the research issue, verified in literature, especially with regard to the relationship between psychological suffering and work organization in the public state system. It was a qualitative research. The methodology was divided in two moments, the first being the participant observation and the second the semi-structured interviews with the selected teachers, in number of nine. The analyses were divided into eleven topics that emerged from interviews and field journal. It can be concluded that the main source of pleasure in the teacher’s work was related to student’s recognition. On the other hand, there were multiple reasons for suffering, highlighting difficulties in co-working relationship with other teachers. The current scenario of political instability and significant changes in the social security system were also adverse factors in the mental health of these teachers. The expectation is that public spaces of discussion can cooperate to overcome such difficulties.
Palavras-chave: Dor psíquica
Psychological suffering
Trabalho
Labour
Professores
Teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Psicologia
Citação: ARAÚJO, Renisson Costa. Relação entre sofrimento psíquico e organização do trabalho em professores de uma escola estadual. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1123
Data do documento: 11-Dez-2017
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