Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1133
Tipo: Tese
Título: Práticas pedagógicas e diálogos interculturais no cotidiano da educação escolar indígena dos Guarani e Kaiowá em Dourados/MS
Autor(es): Souza, Ilma Regina Castro Saramago de
Primeiro Orientador: Bruno, Marilda Moraes Garcia
metadata.dc.contributor.referee1: Backes, José Licínio
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Levi Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Thaise da
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral evidenciar o discurso de professores indígenas Guarani e Kaiowá referentes as suas práticas pedagógicas, a partir da educação diferenciada e intercultural, bem como analisar de que forma são articulados os diferentes conhecimentos tradicionais que circulam no cotidiano da escola. Os objetivos específicos desdobraram-se em: a) Compreender a constituição do sujeito Guarani e Kaiowá, a partir dos seus aspectos históricos, culturais e as relações de poder vivenciadas; b) Evidenciar a inter-relação entre os diferentes saberes, conhecimentos e culturas que circulam na educação escolar indígena, em especial nas escolas da Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa em Dourados/MS; c) Analisar os discursos dos professores indígenas, quanto aos conceitos, sentidos e possíveis impactos sobre as práticas pedagógicas e a promoção dos diálogos interculturais na escola. Em virtude da complexidade do nosso objeto de pesquisa, buscamos articular referenciais teóricos-metodológicos pós-críticos como os Estudos Culturais, a etnografia educacional, bem como a análise do discurso na perspectiva foucaultiana. O lócus da pesquisa foram duas escolas indígenas: uma localizada na Aldeia Bororo e a outra escola está localizada na Aldeia Jaguapiru, ambas na Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa. Os sujeitos participantes foram seis professores indígenas sendo quatro da etnia Guarani e dois da etnia Kaiowá, dentre os professores quatro são do sexo feminino e dois do sexo masculino. Para a coleta de dados, foram utilizadas estratégias descritivos-analíticas registradas no caderno de campo, a partir do que observamos, ouvimos e questionamos, especialmente nos espaços das salas de aulas, onde os professores atuam. Para tanto, usamos procedimentos da etnografia pós-moderna como: narrativas, entrevistas com os professores, análise de documentos, textos, livros, projetos. Coletamos cartazes, figuras, desenhos e fotografias do ambiente e do fazer pedagógico dos professores indígenas. Nas análises dos ditos e escritos, buscamos evidenciar os saberes locais, os pensamentos, as produções, os conflitos, as relações de poder, as condições de possibilidades e situações de exclusão. Assim, destacamos que os professores indígenas sentem-se orgulhosos de sua profissão, bem como a sua família e a comunidade; eles acreditam que ser professor nas escolas indígenas é um privilégio, pois são responsáveis pela formação escolar da comunidade. Os discursos dos professores apontam algumas dificuldades para a ação pedagógica, dentre elas a falta de contextualização específica quanto aos livros didáticos, pois nenhum deles traz referências sobre a sua língua ou a sua cultura, a escassez de material didático para a preparação das aulas e a indiferença governamental para com a escola indígena. Quanto à formação dos professores, verificamos que dois deles são formados em instituição pública, sendo os demais formados em instituição privada. As narrativas indicam que as formações continuadas oferecidas para os docentes precisam ser repensadas, a fim de que atendam às necessidades, as demandas e a complexidade que atravessam a educação escolar indígena. Para além das dificuldades encontradas, os professores têm buscado ressignificar as práticas pedagógicas, articulando-as com os conhecimentos culturais do seu povo, a partir de uma perspectiva intercultural. Esperamos que esta pesquisa contribua para que os professores continuem a ressignificar o que já foi pensado para a educação escolar indígena, e que sejam protagonistas da sua educação a partir de reflexões, ações críticas, produção de novos sentidos e posições que lhes permitam ser os escritores das suas futuras histórias educacionais.
Abstract: The general objective of this work was to highlight the discourse of indigenous Guarani and Kaiowá teachers regarding their pedagogical practices based on differentiated and intercultural education, as well as to analyze how the different traditional knowledge circulating in the daily life of the school are articulated. The specific objectives were: a) To understand the constitution of the Guarani and Kaiowá subject, from their historical, cultural aspects and the relations of power experienced; b) To emphasize the interrelation between the different knowledge, knowledge and cultures that circulate indigenous school education, especially in the schools of the Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa in Dourados/MS; c) To analyze the discourses of indigenous teachers about concepts, meanings and possible impacts on pedagogical practices and the promotion of intercultural dialogues in school. Due to the complexity of our research object, we tried to articulate post-critical theoretical-methodological references such as Cultural Studies, educational ethnography, some concepts and discourse analysis in the Foucault’s perspective. The locus of the research were two indigenous schools: one located in Aldeia Bororo and the other school located in Aldeia Jaguapiru, both in the Francisco Horta Barbosa Indigenous Reserve. The subjects were six indigenous teachers, four from the Guarani ethnic group and two from the Kaiowá ethnic group, four of whom were female and two were male. For the collection of data, descriptive-analytic strategies were used being registered in the field notebook, from what we observed, heard and questioned, especially in classrooms where teachers work. For this task, we use procedures of postmodern ethnography such as: narratives, interviews with teachers, analysis of documents, texts, books, and projects. We collect posters, figures, drawings and photographs of the environment and the pedagogical work of indigenous teachers. In the analyzes of sayings and writings, we seek to highlight local knowledge, thoughts, productions, conflicts, power relations, conditions of possibilities and situations of exclusion. Thus, we emphasize that indigenous teachers feel proud of their profession, as well as their family and community; they believe that being a teacher in indigenous schools is a privilege because they are responsible for the community's school education. The teachers' discourses point out some difficulties for the pedagogical action, among them the lack of specific contextualization regarding textbooks, since none of them have references about their language or their culture, the shortage of didactic material for the preparation of classes and the government indifference to the indigenous school. Regarding teacher training, we found that two of them are trained in a public institution, the others being trained in a private institution. The narratives indicate that the continuing education offered to teachers needs to be rethought in order to meet the needs, demands and complexity of indigenous school education. In addition to the difficulties encountered, teachers have sought to re-signify pedagogical practices, articulating them with the cultural knowledge of their people, from an intercultural perspective. We hope that this research contributes to teachers' ability to re-signify what has already been thought for indigenous school education, and to be protagonists of their education based on reflections, critical actions, production of new meanings and positions that allow them to be the writers of the future educational histories.
Palavras-chave: Povos indígenas - professores
Indigenous peoples - Teacher
Práticas pedagógicas
Educational practices
Relações culturais
Cultural relations
Povos indígenas - Kaiowá
Indigenous peoples - Kaiowá
Povos indígenas - Guarani
Indigenous peoples - Guarani
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SOUZA, Ilma Regina Castro Saramago de. Práticas pedagógicas e diálogos interculturais no cotidiano da educação escolar indígena dos Guarani e Kaiowá em Dourados/MS. 2019. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1133
Data do documento: 8-Mar-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IlmaReginaCastroSaramagodeSouza.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.