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Tipo: Tese
Título: Da assistência à educação infantil: a transição do atendimento à infância no município de Naviraí - MS (1995-2005)
Autor(es): Montiel, Larissa Wayhs Trein
Primeiro Orientador: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.contributor.referee1: Kuhlmann Júnior, Moysés
metadata.dc.contributor.referee2: Ciríaco, Klinger Teodoro
metadata.dc.contributor.referee3: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee4: Aranda, Maria Alice de Miranda
Resumo: Apresenta-se, nesta tese de doutoramento, como resultados de pesquisa vinculada à linha de pesquisa “História da Educação, Memória e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Com o objetivo geral de investigar o processo de transição do atendimento e as figurações que se estabeleceram entre os profissionais que atuavam na Gerência de Assistência Social e, passaram por um novo enquadramento profissional para a Gerência de Educação, no município de Naviraí - Mato Grosso do Sul, no período de 1995-2005, de modo mais específico identificamos o percurso das pesquisas na área de Educação Infantil, apontando o processo histórico do atendimento à criança pequena buscando compreender a profissionalização docente nas Políticas Nacionais da Educação Infantil, assim como, identificamos a trajetória do atendimento à criança pequena no município verificando o processo de transição do atendimento. Como referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados textos de autores da área, nacionais e internacionais. Foi realizada uma pesquisa na perspectiva histórica documental tendo como corpus as publicações do MEC/COEDI, documentos em arquivos públicos, institucionais e fotos de acervos privados, como também entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio do uso da análise histórica e sociológica do processo. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que as produções existentes na área serviram para sinalizar que há lacunas na pesquisa, como serviram de fonte de consulta para os debates teóricos dialogando com a empiria. Percebemos que o Estado demonstrou uma preocupação com relação ao atendimento a criança pequena quando propôs discussões e debates sobre a integração da Educação Infantil aos sistemas de ensino municipais. Foi possível perceber que a educação da criança em Naviraí esteve vinculada a um atendimento centrado em atividades básicas de cuidado com uma proposta pedagógica para a submissão e aceitação da condição de atendimento às crianças pobres e necessitadas de assistência, ou por uma perspectiva de atendimento compensatório de uma educação pela falta de condições. O atendimento ficou caracterizado em um primeiro momento pelo atendimento filantrópico e com salas comunitárias e/ou filantrópicas. Na instituição Mamãe Zezé as relações estabelecidas entre as monitoras de Creche e educadoras de Creche indicaram que a gênese da profissão de professor de Educação Infantil estava se constituindo e diante do processo de profissionalização docente as disputas de poder nas teias de interdependência dos dois grupos refletiram o equilíbrio na balança de poder que ora pendeu mais para um grupo ora para outro em um processo de ajustamento. Nesse quadro identificarmos uma ambiguidade entre a tradição e a técnica nas relações profissionais entre o conhecimento e a prática realizada de forma empírica e instintiva, no entanto prevaleceu o lugar da “técnica” credenciada legalmente por um diploma do curso de magistério. Consideramos que a alteração da legislação contribuiu para estabelecer relações de interdependência entre os indivíduos e a trajetória dos profissionais foi permeada de conquistas e perdas e de avanços e retrocessos.
Abstract: This doctoral research presents results of a study linked to the “History of Education, Memory and Society” line of research within the Graduate Program in Education in the Department of Education at Grande Dourados Federal University. With the main purpose of investigating the service transition process, the figurations were stablished among the professionals who worked in the Social Care Management and went through a new professional placement - to the Education Management- in the city of Naviraí (Mato Grosso do Sul State) from 1995 to 2005. In a more specific way, we identified the research path in the field of Childhood Education, pointing out the historical process of child care services in order to understand the teachers’ professionalization in the National Policies for Childhood Education. Thus, we identified the path of child care services in the city of Naviraí, verifying its transition process. As a theoretical framework, we used texts from national and international authors who have researched this field. We carried out research based on the historical-documental perspective whose corpus was the MEC/COEDI publications, documents in public and institutional archives, private collection pictures, and also semi-structured interviews. The data was examined using the historical and sociological analysis of the process. From the obtained results, we got to the conclusion that the existent productions in this field served as a consultancy source for the theoretical debates, dialoguing with the empiricism. We also concluded that there are research gaps in this field. We noticed that the City’s Government showed a concern to child care services when they proposed discussions and debates about the integration of Childhood Education and the municipal teaching systems. It was possible to perceive the childhood education in Naviraí was allied to a service based on essential care activities, with a pedagogical proposal for the submission and acceptance of the condition of the services to poor children and also to children in need of assistance. This project also had a perspective of a compensatory service of the education for those who did not have favorable financial conditionsThe service was initially characterized by philanthropic service and community and / or philanthropic rooms. In Mamãe Zezé Institution, the relationship between the daycare monitors and the daycare educators showed that the genesis of the preschool teacher’s job was in the process of constituting itself. In the teacher’s job professionalization, power that now hung more for one group now for another, reflected a balance in the scale of power, sometimes leaning to one group, sometimes to the other, showing an adjusting process. In this context, we identified an ambiguity between the tradition and the technique in the professional relationships; between the knowledge and the practice, made both in an empirical and instinctive way. However, the “technique’s place” prevailed, since it was certified by a teaching diploma. We consider that the legislation’s change contributed to stablish some interdependent relationships among the individuals, and the path of these professionals was permeated by accomplishments and losses, progresses and setbacks.
Palavras-chave: Educação infantil
Early childhood education
Educação - história
Educational history
Educação (Mato Grosso do Sul)
Education (Mato Grosso do Sul, Brazil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: MONTIEL, Larissa Wayhs Trein. Da assistência à educação infantil: a transição do atendimento à infância no município de Naviraí - MS (1995-2005) . 2019. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1135
Data do documento: 11-Mar-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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