Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Landa, Beatriz dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8837968624971224pt_BR
dc.contributor.referee1Kashimoto, Emília Mariko-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8844394134946061pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Andre Luis Ramos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984779171371127pt_BR
dc.creatorDuarte, Laura Roseli Pael-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781826125609715pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-25T19:12:31Z-
dc.date.available2019-06-25T19:12:31Z-
dc.date.issued2018-08-06-
dc.identifier.citationDUARTE, Laura Roseli Pael. Arqueologia e a preservação do patrimônio cultural: educação patrimonial em Acinópolis/MS. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1140-
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation was to understand the local perception, as well as the actions developed by the Secretariat of Education with the schools and educators of the formal education and public agencies about heritage education as an instrument of cultural literacy, in the preservation of the patrimony archaeological site of Alcinópolis, entitled "The State Capital of the Rupestrian Art" and to support reflections on the representations of rock art, on the cultural processes of local prehistoric societies, and on the relationship between man and the environment, in the past and present, with a view to the process of local identification with archaeological patrimony. The methodology used was to perform a bibliographical and documentary survey, workshops and questionnaires. The questionnaires were applied to several segments of society in Alcinópolis, such as: municipal and state public administration officials, teachers and school principals, primary and secondary school students in public, municipal, and state schools. The present study aimed to contribute to the survey of patrimonial education actions carried out in the city of Alcinópolis/MS, seeking to identify the perception of cultural agents about cultural heritage in order to subsidize reflections about the local relation with their cultural heritage.en
dc.description.resumoA presente dissertação teve como objetivo compreender a percepção local, assim como as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação em conjunto com as escolas e educadores/as do ensino formal, órgãos públicos, acerca da educação patrimonial como instrumento de alfabetização cultural, na preservação do patrimônio arqueológico do município Alcinópolis, intitulada “A Capital Estadual da Arte Rupestre”. A metodologia utilizada foi à realização de levantamento bibliográfico e documental, oficinas e aplicação de questionários. Os questionários foram aplicados junto a diversos segmentos da sociedade de Alcinópolis, tais como: funcionários/as da administração pública municipal e estadual, professores/as e diretores/as de escolas. O estudo apresentado objetivou contribuir no levantamento das ações de educação patrimonial realizadas no município de Alcinópolis/MS, buscando identificar a percepção de agentes culturais sobre patrimônio cultural visando subsidiar reflexões acerca da relação local com o seu patrimônio cultural.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-06-25T19:12:31Z No. of bitstreams: 1 LauraRoseliPaelDuarte.pdf: 7404572 bytes, checksum: b5c6181d9e2cf1899b8e9c6ed031ab23 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-25T19:12:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LauraRoseliPaelDuarte.pdf: 7404572 bytes, checksum: b5c6181d9e2cf1899b8e9c6ed031ab23 (MD5) Previous issue date: 2018-08-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectArchaeologyen
dc.subjectArte rupestrept_BR
dc.subjectRock arten
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIApt_BR
dc.titleArqueologia e a preservação do patrimônio cultural: educação patrimonial em Acinópolis/MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LauraRoseliPaelDuarte.pdf7,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.