Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee1Bruno, Marilda Moraes Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5161935888982986pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Eliana Lucia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7220418694683125pt_BR
dc.creatorCarvalho, Marielle Duarte-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5195950017683029pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-26T19:06:09Z-
dc.date.available2019-06-26T19:06:09Z-
dc.date.issued2017-06-06-
dc.identifier.citationCARVALHO, Marielle Duarte. Educação, arte e inclusão: audiodescrição como recurso artístico e pedagógico para a inclusão das pessoas com deficiência. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1159-
dc.description.abstractSchools have a significant demand for students with some type of disability and audiodescription can contribute significantly to the learning process of these students as a communication and accessibility resource. The research aimed to propose social technology through technical-pedagogical products to contribute to the preparation of subjects in the reception of didactic and artistic events mediated by audiodescription, seeking to promote the communication autonomy of people with disabilities. In the execution of the research, we apply the qualitative and quantitative approach in an interdisciplinary perspective between Education and Art, with theoretical approaches based on authors who talk about the importance of communication and technologies for guaranteeing the rights of people with disabilities, such as Bobbio with the concept of communication and Claus Mueller with the concept of blocked communication, besides other thematic authors that approach the audio description. The methodological procedures involve: bibliographical research, with readings and systematization of theoretical, methodological and thematic works on education, inclusion, art, visual impairment and audiodescription; documentary research, pedagogical guidelines and legislation on the relationship education, art and disability, as well as audiodescription; and pedagogical action, with diagnosis, elaboration, development and evaluation of a Pedagogical Intervention Plan. The results indicate that teachers in the common classroom are unaware of the resource of the audio description and the teachers of the resource room, some have already heard, but they do not know what it is, which shows a distance between teachers of the common classroom and the teachers of specialized educational service. Thus, the research hopes to contribute significantly to the sociocultural transformations of pedagogical thinking, both in relation to the imaginary, artistic and cultural universe, as well as in the understanding of the specific needs of people who learn the world through paths different from the others.en
dc.description.resumoAs escolas possuem uma demanda significativa de alunos com algum tipo de deficiência e a audiodescrição pode contribuir de forma significativa no processo de ensino aprendizagem desses alunos, como recurso comunicacional e de acessibilidade. A pesquisa teve como objetivo propor tecnologia social por meio de produtos técnico-pedagógicos para contribuir com a preparação dos sujeitos na recepção de eventos didáticos e artísticos mediados pela audiodescrição, buscando promover a autonomia comunicacional das pessoas com deficiência. Na execução da pesquisa, aplicamos a abordagem qualitativa e quantitativa numa perspectiva interdisciplinar entre Educação e Arte, com abordagens teóricas fundamentadas em autores que dialogam sobre a importância da comunicação e das tecnologias para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, como Bobbio com o conceito de comunicação e Claus Mueller com o conceito de comunicação bloqueada, além de outros autores temáticos que abordam a audiodescrição. Os procedimentos metodológicos envolvem: pesquisa bibliográfica, com leituras e sistematização de obras teóricas, metodológicas e temáticas sobre educação, inclusão, arte, deficiência visual e audiodescrição; pesquisa documental, sobre diretrizes pedagógicas e legislação sobre a relação educação, arte e deficiência, bem como audiodescrição; e ação pedagógica, com diagnóstico, elaboração, desenvolvimento e avaliação de um Plano de Intervenção Pedagógica. Os resultados indicam que os professores da sala de aula comum desconhecem o recurso da audiodescrição e os professores da sala de recurso, alguns já ouviram falar, mas não sabem do que se trata, o que evidencia um distanciamento entre professores da sala de aula comum e os professores de atendimento educacional especializado. Assim, a pesquisa espera contribuir de forma significativa nas transformações socioculturais do pensamento pedagógico, tanto em relação ao universo imagético, artístico e cultural quanto na compreensão das necessidades especificas de pessoas que aprendem o mundo por caminhos distintos dos demais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-06-26T19:06:09Z No. of bitstreams: 1 MarielleDuarteCarvalho.pdf: 3335201 bytes, checksum: 2b90eb7403e9df7e9bcdc81f30eb07a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-26T19:06:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarielleDuarteCarvalho.pdf: 3335201 bytes, checksum: 2b90eb7403e9df7e9bcdc81f30eb07a1 (MD5) Previous issue date: 2017-06-06en
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectArtes - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectArt - Study and teachingen
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectVisual impairmentsen
dc.subjectAudiodescriçãopt_BR
dc.subjectAudio descriptionen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação, arte e inclusão: audiodescrição como recurso artístico e pedagógico para a inclusão das pessoas com deficiênciapt_BR
dc.title.alternativeEducation, art and inclusion: audiodescription as an artistic and pedagogical resource for the inclusion of people with disabilitiesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarielleDuarteCarvalho.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.