Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1160
Tipo: Dissertação
Título: A Disciplina educação física nas reformas educacionais: discursos e relações de saber-poder (1971 - 2017)
Título(s) alternativo(s): The Physical education discipline in education reform: speeches and relationships of knowing power (1971-2017)
Autor(es): França, Victor de Souza
Primeiro Orientador: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
metadata.dc.contributor.referee1: Honorato, Tony
metadata.dc.contributor.referee2: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee3: Moreira, Kênia Hilda
Resumo: Esta dissertação, apresenta resultados de pesquisa vincula ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPGEdu/FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), cujo objetivo foi o de descrever e analisar como a disciplina de educação física dirigida ao nível médio da educação, se constituiu enquanto conhecimento nos discursos oficiais e científicos, com recorte temporal entre 1971 e 2017. Os documentos utilizados como fonte para principal análise foi a reforma em Lei nº 5.692/71 (BRASIL, 1971) a última promulgação da Lei de Diretrizes e Bases na tangente do Ensino Médio. A data inicial refere-se ao momento em que se implanta o chamado ensino de 2º Grau, no cerne da ditadura militar no país, até a promulgação da ultima Reforma do ensino médio, no início de 2017. Em outros termos interessou o processo de inclusão da disciplina nos currículos do nível médio da educação nacional. Para uma aproximação do objetivo foram organizados três capítulos. No primeiro Capítulo buscou-se delimitar as noções de currículo e de disciplina escolar e os tipos de conhecimentos científicos que vem sendo produzidos sobre/pela disciplina e que constituíram e produziram o que se passou a denominar “Educação Física Escolar” (EFE). O segundo Capítulo objetivou uma aproximação da história da Educação Física Escolar enquanto conteúdo curricular na história da educação no Brasil, considerando o aspecto legal, mais especificamente referente ao período de 1971 a 1996. A ênfase foi dada ao que se produziu e circulou em especial a partir da Lei nº 5.692/71 (BRASIL, 1971) até a promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.694/96 (BRASIL, 1996), momento em que se afirmou certa “renovação” na área, devido à amplitude que a disciplina adquiriu. Pôde-se concluir, segundo o mapeamento das produções sobre a temática, que a EFE no Ensino Médio não tem sido objeto de interesse, evidenciando certa rarefação apontada nas produções e estados do conhecimento consultados. O terceiro capítulo levou em consideração a recente Reforma do ensino médio, por meio da legislação educacional - Medida Provisória (MP) nº 746/16 (BRASIL/MP, 2017) - e os debates que a envolveram presentes, como na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os discursos científicos em circulação, identificando os conhecimentos e os saberes que lhe são imputados e que contribuem para constituir a Educação Física como uma área de conhecimentos dirigidos à constituição de tipos específicos de sujeitos/subjetividades no período em questão. Com a pesquisa concluiu-se que os discursos encontrados no estado da arte, evidenciam a baixa produção de estudos relativos à disciplina de educação física no ensino médio. Além de que a mesma educação física mantém-se hegemônica nas suas práticas desde o período da reforma de 1971 até a promulgação da nova LDB. Os discursos oficiais que identificam as alterações por meio da BNCC e da MP de 2017 acabam por gerar um futuro incerto para a disciplina devido ao discurso de incerteza da obrigatoriedade da mesma, na escola, há décadas. Discursos estabelecidos por um governo com raízes ideológicas conservadoras.
Abstract: This work displays the research results produced at the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Grande Dourados (UFGD), School of Education (PPGEdu / FAED), whose the objective was to describe and analyze how the discipline of Physical Education, at the High School, was constituted as a knowledge in the official and scientific discourses, with a time frame between 1971 and 2017. The documents used as a source for the main analysis was the reform in Law No. 5.692/71 (BRASIL, 1971), the last enactment of the Law on Diretrizes de Diretrizes e Bases on the Tangent of Secondary Education. The initial date refers to the moment in which the so-called Second Degree teaching was implanted, at the core of the military dictatorship, until the last reform of Secondary Education, at the beginning of 2017. In other words, the process of including this discipline in the secondary level curriculum of the national education was the interest of this work. Three chapters were organized to approximate the objective. In the first chapter it sought to delimit the notions of curriculum and school discipline and the types of scientific knowledge that have been produced about/by the discipline and which constituted and produced what has been termed "Physical School Education" (PSE). The second one aimed an approximation of the history of Physical School Education as curricular content in the history of education in Brazil, considering the legal aspect, more specifically referring to the period from 1971 to 1996. The emphasis was given to what was produced and circulated in particular the from Law No. 5.692 / 71 (BRAZIL, 1971) until the enactment of the current Law on the Guidelines and Bases of Education, Law No. 9.694 / 96 (BRAZIL, 1996), time of a certain "renewal" in the area, due the amplitude that the discipline has acquired. It was concluded, according to the mapping of the productions on the subject, that the PSE in the High School has not been object of interest, what evidence a certain rarefaction that was pointed out in the productions and states of the knowledge consulted. The third chapter took into consideration the recent High School Reform, through the educational legislation - Provisional Measure (MP) No. 746/16 (BRAZIL / MP, 2017) - and the debates that involved it, such as in the National Curricular Common Base (BNCC) and the scientific discourses in circulation, identifying the knowledge that are imputed to it and that contribute to constitute Physical Education as an area of knowledge directed to the constitution of specific types of subjects/subjectivities in this period. This research concluded that the discourses found in the state of the art, evidence the low production of studies related to the discipline of Physical Education in High School. In addition, the same discipline has remained hegemonic in its practices since the reform period of the 1971 until the enactment of the new LDB. The official discourses that identify the changes through the BNCC and MP of 2017 end up generating an uncertain future for the discipline due to the discourse of uncertainty of its obligatoriness, in the school, for decades. Discourses established by a government with conservative ideological roots.
Palavras-chave: Educação física
Physical education
Educação básica - Ensino médio
High education
Política educacional
Educational policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: FRANÇA, Victor de Souza. A Disciplina educação física nas reformas educacionais: discursos e relações de saber-poder (1971 - 2017). 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1160
Data do documento: 12-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VitordeSouzaFranca.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.