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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Flaviana Gasparotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.contributor.referee1Mondardo, Marcos Leandro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1205745448514695pt_BR
dc.contributor.referee2Girardi, Gisele-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6401645083624025pt_BR
dc.creatorFreitas, Laio Guimarães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7823186702664350pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-02T17:16:01Z-
dc.date.available2019-07-02T17:16:01Z-
dc.date.issued2018-05-18-
dc.identifier.citationFREITAS, Laio Guimarães. Lugar, movimento e conhecimento: cartografias de Dourados (MS) por estudantes do ensino médio. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1172-
dc.description.abstractThis work proposes to discuss experiences involving the use of imaging languages, especially cartographic and digital in the academic and scholastic scope, starting from the idea that the technological resources can approach the subjects involved in the research and the use of these tools allows the elaboration of materials by the protagonists of the same: high school students from two schools in the city of Dourados (MS): School Floriano Viegas Machado and the Federal Institute of Mato Grosso do Sul (IFMS) - Dourados Campus. The work sought to deterritorialize the official cartographic language through experiences, with the aim of "shaving" it by the expressions and ideas of the students of the schools surveyed, revealing a multiplicity of stories-up to now, exposing high school students' voices about town, making voices heard that had not been heard before. The work developed allowed to identify what are the ideas that the students have about the city of Dourados (MS); what are their referentials of location, what are the streets, roads that make and know more; which places they like and dislike, which places they go to, in order to elaborate a cartography that expresses the student's geography, his knowledge, his perceptions, his ideas about the territory that he lives and shares. We believe that this research is important, since it will allow us to observe a cartography elaborated from the experiences of the students themselves.en
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a discutir experiências envolvendo o uso de linguagens imagéticas, sobretudo cartográficas e digitais no âmbito acadêmico e escolar, partindo da ideia de que os recursos tecnológicos podem aproximar os sujeitos envolvidos na pesquisa e o uso dessas ferramentas possibilita a elaboração de materiais pelos protagonistas da mesma: estudantes do Ensino Médio de duas escolas da cidade de Dourados (MS): Escola Estadual Floriano Viegas Machado e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus de Dourados. O trabalho buscou desterritorializar a linguagem cartográfica oficial através de experiências, com o intuíto de “rasurá-la” pelas expressões e ideias dos estudantes das escolas pesquisadas, revelando uma multiplicidade de estórias-até-agora, expondo vozes dos estudantes do Ensino Médio sobre a cidade, fazendo ouvir vozes que até então não se ouvia. O trabalho desenvolvido possibilitou identificar quais são as ideias que os estudantes têm sobre a cidade de Dourados (MS); quais são seus referenciais de localização, quais são as ruas, caminhos que mais fazem e conhecem; quais são os locais que gostam e que não gostam, quais os locais que frequentam, a fim de elaborar uma cartografia que expresse a geograficidade do aluno, seu conhecimento, suas percepções, suas ideias sobre o território que vivem e compartilham. Acreditamos que esta pesquisa seja importante, pois possibilitará observar uma cartografia elaborada a partir das vivências dos próprios alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-02T17:16:01Z No. of bitstreams: 1 LaioGuimaraesFreitas.pdf: 3862224 bytes, checksum: c3cb02330d7325b73774dd20e257448d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-02T17:16:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LaioGuimaraesFreitas.pdf: 3862224 bytes, checksum: c3cb02330d7325b73774dd20e257448d (MD5) Previous issue date: 2018-05-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectCartographyen
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Technologyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONALpt_BR
dc.titleLugar, movimento e conhecimento: cartografias de Dourados (MS) por estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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