Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Flaviana Gasparotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.contributor.referee1Goettert, Jones Dari-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0319502811622693pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira Junior, Wenceslao de Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8393924363511719pt_BR
dc.creatorEuzébio, Ana Letícia Peixe-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2767187083219948pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-02T17:36:09Z-
dc.date.available2019-07-02T17:36:09Z-
dc.date.issued2019-04-01-
dc.identifier.citationEUZEBIO, Ana Leticia Peixe. Geografias do nada e o cinema de Chantal Akerman. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1175-
dc.description.abstractThe present work presents a discussion about the encounters between cinema, life and geography. From Chantal Akerman's film D’est (1993) and video installation Expanded time (2018-2019), we seek to experiment the space-time senses that the work express with the imagined geographies of academic and everyday experience. We believe that the production of spaces and times is the happening of life that creates and recreates images of places, things and their interrelationships. The daily life is an element pertinent to the work of the filmmaker and in D’est the details of existence provoke the exercise of updating the space-time imaginations, just as the video installation provokes the coexistence of trajectories, the multiplicity of worlds, as proposed by Doreen Massey (2008). The experimentation of cinema is plunged into possibilities of work by the geographic plane, since the activity of thinking and producing geography (ies) is not strange to the daily life, but is entangled and produced from it. We aim to investigate the images of the film and the encounter-body-video-work experience that overflow, flee from its representational role and cause in us, spectators, people of all kinds and ways, timespacial problems. Within this work we propose, then, to think beyond the contents presented by the works but the encounter, the senses, what happens between these worlds, ours and the worlds opened by the cinema. It is in this process that these geographies pre-constructed by everyday images go into a trance, ravishing what was known and thought to know until then. Time, space, mental sensations, corporeal imaginations.en
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma discussão sobre os encontros entre cinema, vida e geografia. A partir do filme Do leste (1993) e da videoinstalação Tempo expandido (2018-2019) de Chantal Akerman, procuramos experimentar os sentidos espaço-temporais que as obras expressam com as geografias imaginadas da experiência acadêmica e cotidiana. Acreditamos que a produção dos espaços e tempos é o acontecer da vida que cria e recria imagens dos lugares, das coisas e suas inter-relações. O cotidiano é elemento pertinente ao trabalho da cineasta e em Do leste, os pormenores da existência provocam em que assiste o exercício de atualização das imaginações espaço-temporais, assim como a videoinstalação provoca a pensar a coexistência de trajetórias, a multiplicidade de mundos, tal como propôs Doreen Massey (2008). A experimentação do cinema está mergulhada em possibilidades de trabalho pelo plano geográfico, pois a atividade de pensar e produzir geografia(s) não está alheia ao cotidiano, mas se emaranha e se produz a partir dele. Objetivamos investigar as imagens do filme e da experiência encontro-corpo-vídeo-obra que transbordam, fogem do seu papel representacional e causam em nós, espectadoras, espectadores, gentes de todos os tipos e jeitos problemas tempoespaciais. Com esse trabalho propomos, então, pensar além dos conteúdos apresentados pelas obras, mas o encontro, os sentidos, o que se passa entre esses mundos, nossos e os mundos abertos pelo cinema. É nesse processo que essas geografias pré-construídas pelas imagens cotidianas entram em transe, rasurando o que se sabia e se pensava saber até então. Tempo, espaço, sensações mentais, imaginações corpóreas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-02T17:36:09Z No. of bitstreams: 1 AnaLeticiaPeixeEuzebio.pdf: 3034624 bytes, checksum: f282a726802e0eef1ce76da6d78dacfa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-02T17:36:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnaLeticiaPeixeEuzebio.pdf: 3034624 bytes, checksum: f282a726802e0eef1ce76da6d78dacfa (MD5) Previous issue date: 2019-04-01en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAkerman, Chantal Anne, 1950-2015pt_BR
dc.subjectEspaço-tempopt_BR
dc.subjectSpacetimeen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleGeografias do nada e o cinema de Chantal Akermanpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaLeticiaPeixeEuzebio.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.