Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/119
Tipo: Dissertação
Título: Distâncias astronômicas e geometria
Autor(es): Lin, Ming Feng
Primeiro Orientador: Oliveira, Rogério de
metadata.dc.contributor.referee1: Craveiro, Irene Magalhães
metadata.dc.contributor.referee2: Narciso, Vando
Resumo: A cada instante nos deparamos com situações que nos levam a refletir sobre conceitos, cálculos e processos referentes ao conhecimento matemático. Assim, o tema para a realização deste trabalho surgiu após a Olimpíada de Astronomia realizada na escola. A professora de Geografia mostrou-se preocupada com as dificuldades encontradas pelos alunos na resolução de problemas que exigem o conhecimento de matemática básica. Partindo da ideia de que o estudo de trigonometria está relacionado às aplicações, isto permite explorar a interdisciplinaridade deste conteúdo integrando com a Astronomia, área que desperta muita curiosidade entre os alunos. Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica realizada em sala de aula com alunos da educação técnica, o qual foi desenvolvido de maneira reflexiva sobre a necessidade de interpretar e resolver matematicamente problemas que envolvem distâncias inacessíveis. Para isso foi necessário trabalhar inicialmente uma sequência de conteúdos: teorema de Tales, razões trigonométricas, geometria plana e geometria espacial, para então apresentar o problema do cálculo do diâmetro da Terra, da distância entre a Terra e Lua e da distância entre a Terra e Sol. Com esta proposta os alunos tiveram a oportunidade de superar algumas dificuldades que estavam enfrentando com a geometria e matemática básica utilizadas na Astronomia. Durante o processo os alunos apresentaram soluções diferentes para o problema da ilustração comparativa entre as distâncias astronômicas mencionadas acima. Para ilustrar os tamanhos da Terra, Lua e Sol e suas respectivas distâncias em escala, criou-se situações em que os alunos foram capazes de mostrar criatividade e capacidade de raciocínio. Como instrumento avaliativo foram aplicadas atividades com questões da Olimpíada de Astronomia em sala de aula após a experiência pedagógica. O resultado dos alunos foi bastante satisfatório, pois mostraram melhoria na interpretação e na resolução de problemas que haviam sido apontados pela professora de Geografia.
Abstract: At every moment we have to front ourselves with some situations which make us to react about concepts, calculations and processes related to mathematical knowledge. Therefore, the theme for this work came after the Astronomy Olympic Contest, held at school, where the geography teacher expressed concern about the diculties found out by the students to solve problems which require basic knowledge in mathematics. Considering the idea that the trigonometry studies are related to applications, it is possible to explore the interdisciplinarity of this content integrating it to Astronomy, which is an area that arouses much curiosity on students. This work presents a pedagogical experience carried out in a classroom with students of a technical school, and it was developed in a reflexive way about the needs of interpreting and solving mathematically problems which involve inaccessible distances. For that it was necessary to work initially with sequenced contents: Thales Theoreme, trigonometric equations, plane geometry and spatial geometry and then present the problem with the calculation of the Earth diameter, the distance between the Earth and the Moon as well as the distance between the Earth and the Sun. Starting from this point, the students had the opportunity of overcoming some diculties they had been facing with basic mathematics and geometry used in Astronomy. Along the process, the students have presented different solutions for the comparative illustration between the astronomic distances indicated above. For illustrating the sizes of the Earth, the Moon and the Sun and their respective distances in scales, we created situations which made the students able to show creativity and reasoning capacity. For evaluating, activities with questions of the Astronomy Olympic Contest were applied in the classroom after the pedagogical experience. The results of the students were very satisfactory, once they showed a better performance in interpreting and solving problems which had been pointed out initially.
Palavras-chave: Matemática - ensino e aprendizagem
Math - Study and teaching
Trigonometria
Trigonometry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: LIN, Ming Feng. Distâncias astronômicas e geometria. 2013. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/119
Data do documento: 20-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LinMingFeng.pdf8,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.