Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1233
Tipo: | Dissertação |
Título: | Era uma vez e ainda é: a recontextualização na produção textual de estudantes do primeiro ano do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Once upon a time, and still is: the recontextualization of students textual production in the first year of high school |
Autor(es): | Antunes, Tailane Flores |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Edilaine Buin |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinheiro, Alexandra Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Neves, Cynthia Agra de Brito |
metadata.dc.contributor.referee3: | Melo, Silvia Mara de |
Resumo: | A presente dissertação, inserida no campo aplicado dos estudos da linguagem, focaliza o trabalho de leitura literária, análise linguística e (re) escrita do conto Chapeuzinho vermelho, a fim de defender a pertinência do ensino por meio do gênero literário conto de fadas no Ensino Médio. Especificamente, objetivamos entender como os alunos recontextualizam, em suas produções textuais, os elementos, tanto temáticos quanto estruturais identificados nas três diferentes versões de um mesmo conto de fadas. As produções textuais e as videogravações aqui selecionadas e analisadas, a partir de um olhar qualitativo interpretativista, foram geradas por meio de uma pesquisa-ação em uma escola pública estadual, com dois primeiros anos do Ensino Médio, nas aulas de Língua Portuguesa. Este trabalho ancora-se na perspectiva bakhtiniana de linguagem como manifestação viva, histórica e social, que nos permitiu sinalizar o diálogo que os textos dos estudantes mantém com as leituras de mundo que fazem. A tessitura da prática com a teoria nos levou a verificar que a produção textual dos estudantes confirmou-se como lugar em que as experiências, saberes, crenças, ideologias e identidades se materializam e que o trabalho com o texto literário conto de fadas auxiliou os alunos, via ficção, a construírem essas representações sobre o contexto real de vida e do mundo subjetivo deles. Isso nos alerta, enquanto professores, sobre a importância do letramento literário, e sobre o olhar social e interacional que deve ser dado às transferências de vivências, empíricas e simbólicas, que os alunos fazem para o texto. |
Abstract: | The present dissertation, inserted in the applied field of language studies, focuses the work of literary reading, linguistic analysis and (re) writing of the Little Red Riding Hood, in order to defend the pertinence of the teaching through the literary genre fairy tale in the high school. Specifically, we aim to understand how students recontextualize, in their textual productions, the elements, both thematic and structural, identified in the three different versions of a same fairy tale. The textual productions along with the videos recording selected and analyzed in here, from a qualitative interpretative perspective, has been generated through an action-research in a state public school, with two first years of high school, in Portuguese Language classes. This dissertation work is moored in the bakhtinian perspective of language as a living expression and also historical and social, which allowed us to point the dialogue that the students texts maintains with the world readings they make. The practice structure along with the theory has led us to verify that the students textual production has been confirmed as a place where experiences, knowledges, beliefs, ideologies and identities has materialize and that the work with the literary text fairy tale helped students, by fiction, to construct these representations about the real context of life and their subjective world. This make us realize, as teachers, about the importance of literary formation, and about the social and interactional look that must be given to the transferences of empirical and symbolic experiences that students make for the text. |
Palavras-chave: | Conto de fadas Fairy tales Escrita Writing |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação, Artes e Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Letras |
Citação: | ANTUNES, Tailane Flores. Era uma vez e ainda é: a recontextualização na produção textual de estudantes do primeiro ano do ensino médio. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1233 |
Data do documento: | 2-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TailaneFloresAntunes.pdf | 5,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.