Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Flaviana Gasparotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Silvana de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7188556350430630pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Adriana Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8878108728944572pt_BR
dc.creatorSilva, Fernanda Ramos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370031334660062pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-09T17:51:10Z-
dc.date.available2019-07-09T17:51:10Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Ramos da. O Ensino de geografia nos trabalhos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID). 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1241-
dc.description.abstractThe main objective of this work was to identify how Geography teaching has been characterized in the scope of the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID). The creation of PIBID in 2007 was intended to foster the initiation of teaching in order to better qualify it, through a specific project of work and granting scholarships, covering the different areas of knowledge that are part of the basic education curriculum. In order to develop the research, in addition to the bibliographical review, we carried out the survey, systematization and analysis of the works related to PIBID published in Annals of the main national events of Geography (National Meeting of Geographers, Brazilian Congress of Geographers, National Meeting of Geography Teaching PROFESSOR) and National Meeting of Geography Teaching Practice (ENPEG) from 2011 to 2015. From the analyzed works, we identify the interaction between the pibidianos and the supervising teachers of the schools that together propose actions to reflect on activities so that they can become more attractive and relaxed for the students of the school, so that the teaching of Geography does not Remain only as content transmission. We also identified that general reports, didactic resources and methodologies were the themes / issues that were most present in the published PIBID work. We realized that the main idea of a great part of the work is to add didactic knowledge to the scholarship holders and to the teachers of the municipal and state schools of basic education. We believe that the PIBID has presented satisfactory results and the program must remain in the universities to continue encouraging in the training of the future teachers and to bring knowledge to the teachers of the schools of the basic network.en
dc.description.resumoO objetivo central deste trabalho foi identificar como tem se caracterizado o ensino de Geografia no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A criação do PIBID em 2007 teve a intenção de fomentar a iniciação à docência com a finalidade de melhor qualificá-la, mediante projeto específico de trabalho e concessão de bolsas, abrangendo as diferentes áreas do conhecimento que fazem parte do currículo da educação básica. Para desenvolvermos a pesquisa, além da revisão bibliográfica, realizamos o levantamento, sistematização e análise dos trabalhos referentes ao PIBID publicados em Anais dos principais eventos nacionais de Geografia (Encontro Nacional de Geógrafos, Congresso Brasileiro de Geógrafos, Encontro Nacional de Ensino de Geografia (FALA PROFESSOR) e Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG) no período de 2011 a 2015. A partir dos trabalhos analisados, identificamos a interação entre os pibidianos e os professores supervisores das escolas que juntos propõem ações para refletir sobre atividades para que possam se tornar mais atrativas e descontraídas para os alunos da escola, para que assim, o ensino de Geografia não permaneça apenas como transmissão de conteúdos.Identificamos, também, que relatos gerais, recursos didáticos e metodologias foram os temas/questões que estiveram mais presentes nos trabalhos do PIBID publicados. Percebemos que a ideia principal de grande parte dos trabalhos é agregar conhecimento didático para os bolsistas e para os professores das escolas municipais e estaduais do ensino básico. Consideramos que o PIBID tem apresentado resultados satisfatórios e o programa deve permanecer nas universidades para continuar incentivando na formação dos futuros professores e levar conhecimento aos professores das escolas da rede básica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-09T17:51:10Z No. of bitstreams: 1 FernandaRamosdaSilva.pdf: 1932214 bytes, checksum: fe73cfa4c44f8f48954e689dde1e0b61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-09T17:51:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FernandaRamosdaSilva.pdf: 1932214 bytes, checksum: fe73cfa4c44f8f48954e689dde1e0b61 (MD5) Previous issue date: 2017-07-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingen
dc.subjectPolíticas públicas - educaçãopt_BR
dc.subjectPublic Policy - Educationen
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONALpt_BR
dc.titleO Ensino de geografia nos trabalhos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandaRamosdaSilva.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.