Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Calixto, Alexandre Pitangui-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0846151938852422pt_BR
dc.creatorFerreira, Edvair Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5690610330181458pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-10T20:39:53Z-
dc.date.available2019-07-10T20:39:53Z-
dc.date.issued2018-06-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, Edvair Alves. Teoria de Resposta ao Item - TRI: análise de algumas questões do ENEM: habilidades 24 a 30. 2018. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1258-
dc.description.abstractThis study aimed to analise the items from the Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, that belong to the number six and seven areas and involve the skills from twenty-four to thirty (the Mathematics Exam is organized into seven habilities that are subdivided into thirty), comparing the result of a seven-item test applied in some schools in Mato Grosso do Sul to the results obtained in previous ENEM exams, with the objective of verifying how the reading and the analisys of the statistics representations were developed. The analyses were done using the classical test theory – CTT and the item response theory – IRT. The test was applied to 206 (two hundred and six) students of public schools in the cities of Campo Grande – MS, Bonito – MS and Dourados – MS and compared to the result of 12.347 (twelve thousand three hundred and forty-seven) ENEM participants obtained from the Exam microdata. By the classical test theory, the proportions of right answers in the test were computed. By the item response theory, the three parameter logistic model, the Bayesian estimate and the a-priori estimate, the discrimination paremeters, the difficulty, the casual right anwers, bisserial correlatio, and the item characteristic curve and item information curve graphycs were calculated. The test of the applied sample presented the acceptable values whereas the ones from ENEM didn’t. The test showed that the students from the applied samplle in schools obtained better results than the students in ENEM, but it revealed that an important change is necessary in the teaching of probablility and statisics so that the public school students can have good literacy and statistics and probablility thinking.en
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar questões aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio ENEM, referente as áreas de competência seis e sete que contemplam as habilidades de vinte e quatro a trinta, (a avaliação de matemática é dividida em sete competências que são subdivididas em trinta habilidades) comparando o resultado de um teste aplicado com sete itens a alunos de algumas escolas de Mato Grosso do Sul, com os resultados obtidos de examinados que responderam esses mesmos itens no ENEM em anos anteriores, com o intuito de verificar como se desenvolveu a leitura e análise de representações estatísticas. As análises foram realizadas utilizando as teorias clássicas dos testes - TCT e a teoria de resposta ao item - TRI. Foi aplicado o teste a 206 (duzentos e seis) alunos de escolas públicas das cidades de Campo Grande - MS, Bonito - MS e Dourados - MS e comparados com o resultado de 12.347 (doze mil trezentos e quarenta e sete) examinados retirados do relatório microdados do ENEM. Com a teoria clássica do teste foi computada a proporção dos acertos no teste e com a teoria de resposta ao item, modelo logístico unidimensional de três parâmetros, estimativa bayesiana e estimativa a priori calcularam-se os parâmetros de discriminação, dificuldade e acerto casual, correlação bisserial e os gráficos curva característica do item e curva de informação do item. O teste da amostra aplicada apresentou valores aceitáveis enquanto que os do ENEM não. O teste mostrou que os alunos da amostra aplicada nas escolas tiveram melhores resultados do que aqueles obtidos no ENEM, porém revelou que é necessário um ajuste importante no ensino de probabilidade e estatística para que os alunos das escolas públicas tenham um bom letramento e raciocínio estatístico e probabilístico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-10T20:39:53Z No. of bitstreams: 1 EdvairAlvesFerreira.pdf: 1818219 bytes, checksum: bcab7d6a302009db130fbcf5345d5c8b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-10T20:39:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EdvairAlvesFerreira.pdf: 1818219 bytes, checksum: bcab7d6a302009db130fbcf5345d5c8b (MD5) Previous issue date: 2018-06-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da Resposta ao Itempt_BR
dc.subjectItem response theoryen
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectStatisticsen
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectProbabilityen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleTeoria de Resposta ao Item – TRI: análise de algumas questões do ENEM: habilidades 24 a 30pt_BR
dc.title.alternativeItem Response Theory: analysis of some itens: skills 24 to 30en
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdvairAlvesFerreira.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.