Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1262
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Grecco, Ana Maria Villela | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3311774542781249 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teodoro, João Vitor | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9933198615339867 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Biscaro, Adriana de Fátima Vilela | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8602195034393636 | pt_BR |
dc.creator | Yoshimura, Adriana Keiko | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1390101085923172 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-11T17:25:41Z | - |
dc.date.available | 2019-07-11T17:25:41Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-21 | - |
dc.identifier.citation | YOSHIMURA, Adriana Keiko. Círculo e circunferência: uma proposta de ensino utilizando software de geometria dinâmica. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1262 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho apresentamos uma proposta de ensino para os conteúdos de círculo e circunferência no Ensino Fundamental fazendo uso das tecnologias, em especial o uso do software de Geometria dinâmica Wingeom. Embora nosso trabalho esteja voltado para o uso do software Wingeom é possível realizar esta proposta de ensino utilizando outro software de geometria dinâmica, como por exemplo, o Geogebra. Esta proposta está baseada nas competências e habilidades que os alunos do Ensino Fundamental do 8º e 9º anos devem ter acerca destes conteúdos segundo o Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso do Sul. Na era tecnológica que se vive, não se pode deixar de aproveitar a tecnologia em favor da aprendizagem, e esse incentivo para o uso das tecnologias na prática pedagógica vem sendo muito propagado na rede estadual de ensino. Logo, o objetivo desta proposta não é abolir o método de ensino tradicional com livro, quadro, giz e contas no caderno, e sim enriquecer esse processo, buscando despertar o interesse do aluno, estimulá-lo e reforçar, com o uso do software Wingeom, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-11T17:25:41Z No. of bitstreams: 1 AdrianaKeikoYoshimura.pdf: 5695248 bytes, checksum: 813edddacbc73557e064bdd6713ae6a7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-11T17:25:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AdrianaKeikoYoshimura.pdf: 5695248 bytes, checksum: 813edddacbc73557e064bdd6713ae6a7 (MD5) Previous issue date: 2017-08-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Geometry | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educational Technology | en |
dc.subject | Matemática - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Math - Study and teaching | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Círculo e circunferência: uma proposta de ensino utilizando software de geometria dinâmica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AdrianaKeikoYoshimura.pdf | 5,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.