Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Grecco, Ana Maria Villela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3311774542781249pt_BR
dc.contributor.referee1Teodoro, João Vitor-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9933198615339867pt_BR
dc.contributor.referee2Biscaro, Adriana de Fátima Vilela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8602195034393636pt_BR
dc.creatorYoshimura, Adriana Keiko-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1390101085923172pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-11T17:25:41Z-
dc.date.available2019-07-11T17:25:41Z-
dc.date.issued2017-08-21-
dc.identifier.citationYOSHIMURA, Adriana Keiko. Círculo e circunferência: uma proposta de ensino utilizando software de geometria dinâmica. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1262-
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma proposta de ensino para os conteúdos de círculo e circunferência no Ensino Fundamental fazendo uso das tecnologias, em especial o uso do software de Geometria dinâmica Wingeom. Embora nosso trabalho esteja voltado para o uso do software Wingeom é possível realizar esta proposta de ensino utilizando outro software de geometria dinâmica, como por exemplo, o Geogebra. Esta proposta está baseada nas competências e habilidades que os alunos do Ensino Fundamental do 8º e 9º anos devem ter acerca destes conteúdos segundo o Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso do Sul. Na era tecnológica que se vive, não se pode deixar de aproveitar a tecnologia em favor da aprendizagem, e esse incentivo para o uso das tecnologias na prática pedagógica vem sendo muito propagado na rede estadual de ensino. Logo, o objetivo desta proposta não é abolir o método de ensino tradicional com livro, quadro, giz e contas no caderno, e sim enriquecer esse processo, buscando despertar o interesse do aluno, estimulá-lo e reforçar, com o uso do software Wingeom, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-11T17:25:41Z No. of bitstreams: 1 AdrianaKeikoYoshimura.pdf: 5695248 bytes, checksum: 813edddacbc73557e064bdd6713ae6a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-11T17:25:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AdrianaKeikoYoshimura.pdf: 5695248 bytes, checksum: 813edddacbc73557e064bdd6713ae6a7 (MD5) Previous issue date: 2017-08-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGeometryen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Technologyen
dc.subjectMatemática - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMath - Study and teachingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleCírculo e circunferência: uma proposta de ensino utilizando software de geometria dinâmicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianaKeikoYoshimura.pdf5,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.