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Tipo: Dissertação
Título: Imprensa e educação: o ensino primário rural nas páginas de jornais do município de Dourados - MT (1948-1974)
Autor(es): Cavalcante, Aline do Nascimento
Primeiro Orientador: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Schelbauer, Analete Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Adriana Aparecida
metadata.dc.contributor.referee3: Moreira, Kênia Hilda
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar como a imprensa de circulação geral, mais especificamente, os jornais “O Douradense” e “O Progresso” do município de Dourados, localidade situada no Sul de Mato Grosso, representou o ensino primário rural em suas páginas, entre os anos de 1948 a 1974. O recorte temporal justifica-se, inicialmente, por 1948 corresponder ao período de instalação da Colônia Agrícola de Dourados, devido ao projeto colonizador de Getúlio Vargas, conhecido como a Marcha para o Oeste, que acabou por intensificar o desenvolvimento demográfico e também favoreceu a expansão do ensino primário nessa localidade. O ano de 1974 por sinalizar um período de mudanças nas condições de funcionamento das escolas primárias rurais do município de Dourados, devido à implantação de cursos de magistério rural na localidade, em uma parceria entre o estado de Mato Grosso e o Município. A pesquisa orienta-se na perspectiva da Nova História Cultural, aliada a um referencial teórico voltado para a História, História da Educação, entre outros. A investigação foi realizada por meio da pesquisa documental, mediante a coleta de dados no Centro de Documentação Regional da Universidade Federal da Grande Dourados, das edições dos jornais “O Douradense” e “O Progresso”, que circularam no período pesquisado. As análises das edições dos dois jornais do município de Dourados permitiram constatar que o ensino primário rural não foi uma temática muito presente nos noticiários. Evidenciaram, ainda que, essa temática, quando aparecia nos noticiários, estava representada tanto pelas dificuldades vivenciadas pela escola primária no meio rural quanto por benefícios recebidos, com a construção de novas escolas, recebimento de verbas para melhoria de suas condições de funcionamento e cursos para a formação dos professores dessas escolas. Espera-se que este trabalho, que utiliza a imprensa de circulação geral como fonte de pesquisa, contribua para a escrita de uma história da educação do ensino rural no Sul de Mato Grosso.
Abstract: This dissertation aims to analyze how the press of general circulation, more specifically, the newspapers "O Douradense" and "O Progresso" from Dourados, a town in the South of Mato Grosso, represented the rural primary school in their pages from 1948 to1974. The time frame is justified initially because 1948 matches with the period of the installation of the Agricultural Colony of Dourados, due to Getulio Vargas’ colonizing project, known as the Marcha para o Oeste, which eventually enhanced the demographic development and also favored the expansion of the primary education in this locality. The year of 1974 is justified for signaling a period of changes in the operating conditions of rural primary schools in the municipality of Dourados due to the implementation of rural teaching courses in the locality, in a partnership between the State of Mato Grosso and the municipality. The research is driven by a perspective from the New Cultural History combined with a theoretical framework focused on History, History of Education, among others. The research was conducted through a documental research by collecting data from the Regional Documentation Centre of the Federal University of the Grande Dourados, from editions of the newspapers "O Douradense" and from the "O Progresso", which circulated in the surveyed period. The analyses from the editions of the two newspapers from Dourados allowed us to verify that the rural primary teaching was not a subject really present in the news. They also showed that this issue, when present in the news, was represented both by the difficulties experienced by the primary school in rural areas and by the benefits received from the construction of new schools, from the funds to improve their working conditions and from the training courses for the teachers of those schools. We hope that this work, which uses the press of general circulation as a source of research, will contribute to the writing of an education history of rural teaching in the Southern of Mato Grosso.
Palavras-chave: Mídia impressa
Printed materials
Educação básica
Elementary education
Educação rural
Rural education
Mato Grosso (Brasil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: CAVALCANTE, Aline do Nascimento. Imprensa e educação: o ensino primário rural nas páginas de jornais do município de Dourados - MT (1948-1974). 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1336
Data do documento: 16-Mai-2016
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