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Tipo: Dissertação
Título: A Implementação do Programa Mais Educação no município de Dourados-MS: concepções e práticas
Autor(es): Monteiro, Espedito Saraiva
Primeiro Orientador: Scaff, Elisângela Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Cordeiro, Maria José de Jesus Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Aranda, Maria Alice de Miranda
metadata.dc.contributor.referee3: Fonseca, Marília
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de implementação do Programa Mais Educação na rede municipal pública de Dourados-MS, no período compreendido entre 2009 e 2015, com vistas a identificar e discutir a concepção de educação de tempo integral explicitada nesse processo. Para tanto, realiza-se pesquisa de natureza qualitativa, tendo como campo empírico as 45 escolas públicas municipais de Dourados – MS. Como instrumento de coleta de dados a aplica-se questionário junto aos integrantes do Programa Mais Educação no âmbito escolar (professores comunitários e monitores), que são responsáveis pelo acompanhamento das ações do referido programa. Inicialmente, realiza-se estudos documentais a partir do levantamento e análises da legislação vigente - leis, resoluções, decretos, portarias - e da literatura atual que trata da educação integral. Num segundo momento, analisa-se o processo de implementação do Programa no Brasil e no município de Dourados – MS e, por conseguinte, confrontam-se os direcionamentos político-normativo com os dados apontados na presente pesquisa. Em relação aos aspectos positivos do Programa, a análise indica que houve aumento no número de alunos aprovados, redução no número de evasão/abandono dos estudantes, diminuição da indisciplina e melhoria nos relacionamentos interpessoais no ambiente escolar; em relação aos aspectos negativos, são apontados como desafios a questão da infraestrutura escolar, isto é, a falta de espaço físico para desenvolvimento das atividades e a desistência de monitores devido ao baixo retorno financeiro recebido na atuação junto ao Programa. Os dados indicam que apesar dos desafios enfrentados pelas escolas, o Programa Mais Educação tem contribuído para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos nas escolas municipais púbicas de Dourados – MS. Por fim, no tocante à concepção de educação integral dos sujeitos participantes da pesquisa, os resultados apontam três diferentes vertentes, a saber: ampliação da jornada escolar, concepção assistencialista e de formação integral do ser humano. Constata-se que, para a maioria dos sujeitos a concepção de educação integral presente no Programa Mais Educação está relacionada à questão da ampliação da jornada escolar; consequentemente, tal concepção está em consonância com a proposta preconizada pelo Programa que considera como educação integral, além de outros fatores, a jornada escolar com duração igual ou superior a sete horas diárias.
Abstract: This research aims to analyze the implementation process of the More Education Program in the public municipal schools in Dourados-MS, in the period between 2009 and 2015, in order to identify and discuss the conception of integral education spelled out in this process. Therefore, we conducted a qualitative research, with the empirical field composed by 45 public schools in Dourados-MS. We used, as data collection tool, a questionnaire applied to those people responsible for More Education Program, in schools (community teachers and monitors), that are responsible for monitoring the actions of the program. Initially, we conducted documentary studies from the survey and analysis of the current legislation - laws, resolutions, decrees, orders and current literature on the integral education. Secondly, we analyzed the program implementation process in Brazil and in the city of Dourados-MS and, therefore, we confronted the political and regulatory directions with the data indicated in this research. Regarding the positive aspects of the program, the analysis indicates that there was an increase in the number of successful students, reduction in dropout of students, decreased of indiscipline and improvement of interpersonal relationships in the school environment; about the negative aspects, the issue of school infrastructure is mentioned as challenge, that is, the lack of physical space for development of activities and the withdrawal of monitors due to low financial returns received in the performance in the Program. The data indicate that, despite the challenges faced by schools, More Education Program has contributed to the teaching and learning process of students in the pubic municipal schools of Dourados-MS. Finally, regarding the conception of integral education of the people participating in the research, the results show three different aspects, namely: expansion of the school day, welfare conception and integral formation of the human being. We note that, for most part of people, the conception of integral education present in the More Education Program is related to the issue of expansion of the school day; consequently, such conception is in line with the proposal put forward by the Program that considers as integral education, and other factors, the school day lasting at least seven hours daily.
Palavras-chave: Programa Mais Educação
Política educacional
Educational policy
Educação em tempo integral
Full time education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: MONTEIRO, Espedito Saraiva. A Implementação do Programa Mais Educação no município de Dourados-MS: concepções e práticas. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1338
Data do documento: 16-Mai-2016
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