Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1339
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Aranda, Maria Alice de Miranda | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2155809586937730 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brito, Vilma Miranda de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2908225109600372 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Scaff, Elisângela Alves da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5361997694984880 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Real, Giselle Cristina Martins | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1670419259749996 | pt_BR |
dc.creator | Lima, Franciele Ribeiro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8230612259586430 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-24T19:35:24Z | - |
dc.date.available | 2019-07-24T19:35:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-04 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Franciele Ribeiro. Política e gestão do processo alfabetizador na relação PAR/PNAIC em Dourados, MS: qual qualidade?. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1339 | - |
dc.description.abstract | This Master's Thesis is situated in the Research Line "Politic and Basic Education Management" from the Group of Studies and Research State Politic and Management Education (GEPGE), of the Graduate Program in Education of the Federal University of Grande Dourados. It aims to analyze the conception of educational quality evidenced for managing the literacy process in the local space, resulting of norms, theoretical proposals and present practices in two major actions of the Brazilian educational politic: action Plan Articulate (APA) and the National Pact Literacy in the Right Age (NPLRA). The historical time includes the period from 2012 to 2014, considering that in this process the PAR was process in its second cycle and concomitantly with it occurred implantation and implementation of PNAIC. So, the object of the research is the conception of educational quality present in the management of children's literacy process. The methodology adopted has its basis in the politic cycle in reference of the implementation stage and is through research guided by the literature search for understanding of concepts and definitions; documents in order to meet referrals, intentions, explicit and implicit propositions; and in the field research through interviews and questionnaire. Teachers Literacy, educational coordinators, Directors and Managers of PAR and PNAIC are the research subjects. It has been as a place the municipality of Dourados, in the state of Mato Grosso do Sul, in specifc the Municipal Education Network, whose sampling will be represented by schools that offer the early years of elementary school, especially in the first three years, characterized by Brazilian educational politic as the literacy cycle, and in the case of this study "literacy of the child process." The survey results indicate that the conception quality announced in the PAR / PNAIC relation to the management of the literacy process is not far from the proposition of All for Education Commitment / Decree Nº. 6.094 of 2007. The conception of quality identified from the speech of research subjects shows that there is a prioritization of the quantitative, if the results of the Education Development Index, the Provinha Brazil and the National avaluation of Literacy, However, progress towards prioritizing technological resources, educational and teaching resources, physical infrastructure, training beyond the teacher, these actions are present at the PAR and PNAIC. | en |
dc.description.resumo | A presente Dissertação de Mestrado situa-se na Linha de Pesquisa “Política e Gestão da Educação Básica” do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem como objetivo analisar a concepção de qualidade educacional evidenciada para a gestão do processo alfabetizador no espaço local, decorrente de normatizações, propostas teóricas e práticas presentes em duas grandes ações da política educacional brasileira: o Plano de ações Articuladas (PAR) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O tempo histórico inclui o periodo de 2012 a 2014, considerando que nesse decurso o PAR estava em processo no seu segundo ciclo e concomitante a ele ocorria a implantação e implementação do PNAIC. Assim, o objeto da pesquisa é a concepção de qualidade educacional presente na gestão do processo alfabetizador da criança. A metodologia adotada tem sua base no ciclo de políticas no que tange a etapa da implementação e se dá por meio da investigação pautada na pesquisa bibliográfica, para entendimento de conceitos e definições; documental, a fim de conhecer encaminhamentos, intenções, proposições explícitas e implícitas; e na pesquisa de campo, por meio de entrevistas e questionário. Professores Alfabetizadores, Coordenadores Pedagógicos, Diretores e Gestores do PAR e do PNAIC são os sujeitos da pesquisa. Tem-se como lócus o município de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, em específico a Rede Municipal de Ensino, cuja amostragem será representada por Escolas que oferecem os anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial os três primeiros anos, caracterizados pela política educacional brasileira como ciclo de alfabetização, e, no caso desse estudo de “processo alfabetizador da criança”. Os resultados da pesquisa apontam que a concepção de qualidade anunciada na relação PAR/PNAIC para a gestão do processo alfabetizador não se distancia da proposição do Compromisso Todos pela Educação/ Decreto n° 6.094 de 2007. A concepção de qualidade identificada a partir das falas dos sujeitos investigados evidencia que há uma priorização do quantitativo, no caso os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação, a Provinha Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização, entretanto, avança no sentido de priorizar os recursos tecnológicos, pedagógicos e didáticos, infraestrutura física, formação para além do professor, ações estas que estão presentes no PAR e no PNAIC. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-24T19:35:24Z No. of bitstreams: 1 FrancieleRibeiroLima.pdf: 2088196 bytes, checksum: 7c3144aeed667b9f54b3e4c98824c9c0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-24T19:35:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FrancieleRibeiroLima.pdf: 2088196 bytes, checksum: 7c3144aeed667b9f54b3e4c98824c9c0 (MD5) Previous issue date: 2016-03-04 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Plano de Ações Articuladas | pt_BR |
dc.subject | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa | pt_BR |
dc.subject | Educação - qualidade | pt_BR |
dc.subject | Educational quality | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Literacy education | en |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Educational policy | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Política e gestão do processo alfabetizador na relação PAR/PNAIC em Dourados, MS: qual qualidade? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FrancieleRibeiroLima.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.