Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1340
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação e encaminhamento de crianças com deficiência para o Atendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Dourados/MS
Autor(es): Pietrobom, Franciely Oliani
Primeiro Orientador: Martins, Morgana de Fátima Agostini
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee2: Célio Sobrinho, Reginaldo
metadata.dc.contributor.referee3: Rocha, Elizabeth Matos
Resumo: O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é realizado prioritariamente no ambiente escolar, dentro das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), cujo trabalho é de fundamental importância para a promoção da inclusão escolar dos alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE). Para que esse trabalho garanta a qualidade de todo o processo de permanência desse indivíduo, e sua aprendizagem, é preciso que se conheça todo o processo de entrada e permanência e que se tenha uma previsão de sua saída desse atendimento, bem como de sua presença nessas salas. Para isso, é importante conhecer como se dá o processo de avaliação e encaminhamento dessa população, como, por exemplo, quem os encaminha? Quem faz a avaliação? Como é esse processo de avaliação? Com essas indagações, a presente dissertação teve como objetivo geral conhecer e analisar o processo de avaliação e os processos de encaminhamento dos alunos público alvo da educação especial para o atendimento educacional especializado na rede Municipal de ensino de Dourados/MS. O estudo contou com a colaboração de dezoito professoras em atuação nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) do município estudado. A pesquisa se caracterizou como qualitativa e quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de aplicação de questionário adaptado para este estudo. Para a ilustração dos resultados, foram utilizados recortes de falas de um grupo focal conduzido em pesquisa sobre o Atendimento Educacional Especializado. Os dados obtidos com os questionários foram organizados para o levantamento dos processos avaliativos realizados com os alunos para a entrada nas SRM. Foi realizada a organização, a tabulação e a descrição destes. Como iniciativa de aprofundamento teórico da problemática avaliação e encaminhamento de crianças para o AEE, fez-se uma aproximação dos conceitos do sociólogo Norbert Elias com as discussões geradas nesta pesquisa. Os principais resultados mostraram que cada professora, de acordo com suas concepções e sua formação, realizam um modelo diferente de avaliação, que as avaliações têm sido usadas prioritariamente para definir a elegibilidade do aluno para o serviço e que não há previsão de término nessas propostas de avaliação. Esses resultados apontam ainda para a restrita participação da família, que se comporta como mera informante no processo. Emerge daí a necessidade de se pensar em procedimentos de avaliação que sejam mais amplos e menos determinados pelos laudos médicos, que em pouco ajudam a pensar em estratégias e práticas inclusivas.
Abstract: The Specialized Education Services (SEE) are carried out primarily in the school environment, in the Multifunction Resource Rooms (MRR) and such work is of paramount importance for the promotion of the scholar inclusion of the Special Education Target Public students. Being familiar with the process of admission, permanence and dismissal prediction of these individuals, as well as their presence in the classrooms, is necessary in order to ensure the quality of the work throughout the whole permanence and learning process. Therefore, it is important to familiarize with the evaluation and conduction process of the population by asking questions such as: “Who redirects them?”; “Who carries out the evaluation?”; “How is the evaluation process done?” Based on these questions, the general objective of this dissertation was to learn and analyze the evaluation process and the conduction process of the Special Education Target Public students to the specialized education services in the public schools managed by the municipality of Dourados/MS. Eighteen teachers who work in the Multifunction Resource Rooms of the municipality helped through the study, and the survey was categorized as both qualitative and quantitative. The information was collected through questionnaires adapted to this kind of survey. Quotes of a focus group conducted by the survey about the Specialized Education Services were used to illustrate the results. The data obtained by using the questionnaires was organized taking into consideration the collection of evaluative processes done with the students for the entrance in the Multifunction Resource Room and such information was properly organized, tabulated and described. As an initiative to achieve the theoretical deepening of the problematic evaluation and the referral of the children to the Specialized Education Services, there was an approximation to the concepts of the sociologist Norbert Elias and the discussions raised in this study. The main results showed that each teacher, according to their own standpoint and educational background, conducts a different kind of evaluation. The evaluations were used to define the student’s eligibility to the service and the end of such evaluation proposals is unpredictable. There is also the restricted participation of the family as a mere informant throughout the process. It is necessary to think about evaluation procedures that are broader and less determined by incapacity clinical reports, which hardly help to think about new strategies and inclusive practices.
Palavras-chave: Educação especial
Special education
Avaliação educacional
Educational assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: PIETROBOM, Franciely Oliani. Avaliação e encaminhamento de crianças com deficiência para o Atendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Dourados/MS. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1340
Data do documento: 13-Mai-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FrancielyOlianiPietrobom.pdf555,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.