Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Real, Giselle Cristina Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670419259749996pt_BR
dc.contributor.referee1Alavarse, Ocimar Munhoz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9343561539084695pt_BR
dc.contributor.referee2Scaff, Elisângela Alves da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5361997694984880pt_BR
dc.creatorSantos Junior, José da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8908613299117398pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-24T19:48:11Z-
dc.date.available2019-07-24T19:48:11Z-
dc.date.issued2016-02-11-
dc.identifier.citationSANTOS JUNIOR, José da Silva Santos Junior. Trajetória acadêmica de estudantes de graduação: evasão, permanência e conclusão de cursos na Universidade Federal da Grande Dourados. 2016. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1342-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the trajectory of undergraduate students of UFGD, entrants between 2006 and 2009, in order to explain features of their entry and their stay, given the proceedings of dropout, prolonged stay and course completion. The discussion starts from the context of the movement of expansion of higher education in Brazil from the 1990s, focusing, then, on the institutional scope. The issue prompted with the explicit up research with the question: From the movement of expansion of Brazilian higher education, how are characterized the dropout, retention and completion in undergraduate courses of UFGD? In its methodological aspects, besides being a research of cohort trajectory, this work was based on quali and quantitative data, since there was collection and treatment of data using descriptive statistics for interpretation of numbers along the chapters. . The data revealed that the dropout process is more intense for the courses included in the College of Exact Sciences, Technology and Multidisciplinary; those offered in the morning and night shifts, being more expressive in the first periods of the course; and in lower-candidate-vacancy ratio in the college entrance courses. The loitering is more significant in college courses of Exact Sciences, Technology and Multidisciplinary; the bachelor; and full-time graduations. In relation to the conclusion of the course UFGD among the new students in the 2006-2009 period, the process was more significant for the listed courses in the College of Life Sciences and those offered full-time, with the highlight of the found overall average for all courses has been in decline over the years studied. Analyzing the context of the undergraduate course of UFGD, it was found that there was an increase in retention rates over the years. This was considered as an aggravating factor, in that it was noticed the existence of relationship between retention and avoidance. It is understandable, therefore, that the occurrence of these phenomena corresponds to a process that marks losses in the academic life of graduate students. It is considered that the institutional monitoring of academic trajectory could contribute to the improvement of broader policies implemented since closer looks can corroborate a better understanding of the combinations of factors that contribute to the occurrence of the dropout process.en
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de analisar a trajetória de alunos de graduação da UFGD, ingressantes entre 2006 e 2009, com vistas a explicitar características de seu ingresso e de sua permanência, face aos processos de evasão, permanência prolongada e conclusão de curso. A discussão parte de contextualização do movimento de expansão da educação superior no Brasil a partir da década de 1990, com o posterior enfoque para os meandros repercutidos no âmbito institucional. A problemática incitada com a pesquisa explicita-se com a seguinte questão: A partir do movimento de expansão da educação superior brasileira, como se caracterizam a evasão, a permanência e a conclusão nos cursos de graduação da UFGD? Em seus aspectos metodológicos, além de se tratar de um estudo de trajetória de coorte, o trabalho é de natureza quali-quantitativa, visto que houve a realização de coleta e tratamento de dados, fazendo-se uso de estatística descritiva para a interpretação e disposição de números ao longo dos capítulos. Os dados obtidos revelaram que o processo de evasão é mais intenso para os cursos incluídos no Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar; naqueles ofertados em períodos matutino e noturno, sendo mais expressivo nos primeiros períodos do curso; e em cursos de menor relação candidato-vaga no vestibular. A permanência prolongada é mais expressiva em cursos do Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar; nos bacharelados; e em graduações de período integral. No que se refere à conclusão de curso na UFGD, dentre os alunos ingressantes no período de 2006-2009, o processo foi mais expressivo para os cursos constantes no Colégio de Ciências da Vida e naqueles ofertados em período integral, com o destaque de que a média geral encontrada para o conjunto de cursos esteve em decréscimo com o passar dos anos pesquisados. Analisando o contexto do curso de graduação da UFGD, verificou-se que houve ampliação nas taxas de retenção com o passar dos anos. Esta situação foi considerada como um agravante, na medida em que se percebeu a existência de articulação entre retenção e evasão. Compreende-se, desse modo, que a ocorrência destes fenômenos corresponde a um processo que marca perdas na trajetória acadêmica dos estudantes de graduação. Considera-se que o monitoramento institucional da trajetória acadêmica poderia contribuir para o aprimoramento das políticas mais amplas implementadas, visto que olhares mais próximos podem corroborar com o melhor entendimento das combinações de fatores que contribuem para a ocorrência do processo de evasão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-24T19:48:11Z No. of bitstreams: 1 JosedaSilvaSantosJunior.pdf: 3305249 bytes, checksum: 23f33ee71877e86bbd21166fdd8f3352 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-24T19:48:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JosedaSilvaSantosJunior.pdf: 3305249 bytes, checksum: 23f33ee71877e86bbd21166fdd8f3352 (MD5) Previous issue date: 2016-02-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectCollege dropoutsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTrajetória acadêmica de estudantes de graduação: evasão, permanência e conclusão de cursos na Universidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosedaSilvaSantosJunior.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.