Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1348
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação primária no sul de Mato Grosso: o grupo escolar de Bataiporã - MT (1955-1974)
metadata.dc.creator: Bobadilha, Thierry Rojas
metadata.dc.contributor.advisor1: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
metadata.dc.contributor.referee1: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Adriana Aparecida
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma investigação referente à educação primária oferecida no Grupo Escolar de Bataiporã, sul do antigo Mato Grosso (SMT) e analisa quais elementos permitiram seu aparecimento e funcionamento em um lugar específico e momento histórico circunscrito. O recorte temporal desta pesquisa é de 1955 a 1974. A primeira data marcou o início do funcionamento da instituição escolar, com sua criação oficial como Escola Rural Mista de Bataiporã, em seguida transformada em Grupo Escolar de Bataiporã. Em 1974 o Grupo Escolar foi integrado ao Ginásio Estadual de Bataiporã (criado em 1969), passando as duas instituições a funcionar com nova estrutura e denominação: Escola Estadual de 1º Grau “Jan Antonin Bata”. Este trabalho orienta-se na perspectiva pós-critica, aliada ao referencial teórico foucaultiano. Foram realizados estudos e pesquisas sobre o ensino primário no Brasil e em Mato Grosso, e sobre a colonização e povoamento da cidade de Batayporã. A pesquisa documental pautou-se nos diversos documentos coletados no Centro de Memória Jindrich Trachta e no arquivo da Escola Estadual “Jan Antonin Bata”, além de entrevistas e depoimentos com sujeitos que participaram e formaram o Grupo Escolar de Bataiporã, enquanto professores e alunos. A descrição e análise das fontes. Uma das características sobre a criação da escola é o funcionamento dela antes da criação oficial pelo Estado e, além disso, a criação do Grupo Escolar antes mesmo da emancipação Municipal de Batayporã. E os professores trabalhavam com uma metodologia tradicional, que consistia em ensinar do mais fácil para o mais difícil, aula expositiva, utilizando o quadro negro e a cartilha “Caminho Suave” para ministrar os conteúdos e ensinar os alunos. Os professores também realizavam aulas de canto e outras atividades que incluíam os sábados.
Abstract: This work presents when they resulted from a reseacrh relating to primary education offered in the South of the old Mato Grosso (SMT) and sought to investigate and to analyse which elements allowed his appearance and functioning at a specific place and in a circumscribed historical moment. The chronological time-frame is from 1955 to 1974. The first date is justified because of having begun the functioning of the school institution, with his official creation like Coeducational Rural School of Bataiporã, then transformed into School Group of Bataiporã. In 1974 the School Group was integrated to the State Secondary school of Bataiporã (created in 1969), passing two institutions to work with new structure and denomination: State school of 1st Degree “Jan Antonin Bata“. The research orientates in the perspective post-critical, combined with the theoretical foucaultiano. Studies and research on primary education in Brazil, Mato Grosso and south of this state and on the colonization and populating the city of Batayporã. The documentary research was guided in the various documents collected in the Center of Memory Jindrich Trachta and in the archive of the State School Jan Antonin Bata, in addition to interviews and testimonies with subjects participated and formed the School Group of Batayporã, while teachers and students. The analysis of the documents has check the first few years of operation of the school institution in the city. One of the characteristics on the creation of the school is the operation of it before the official creation by the state and, furthermore, the creation of the School Group even before the Municipal Batayporã emancipation. And the teachers worked with a traditional methodology, which consisted in teaching of more easy to the more difficult, expositive classes, using the blackboard and booklet “Caminho Suave” to teach the content and teach students. Teachers also perfomed singing lessons and other activities that included Saturdays.
Keywords: Gestão escolar
School administration
Educação infantil
Early childhood education
Educação - história
Educational history
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citation: BOBADILHA, Thierry Rojas. Educação primária no sul de Mato Grosso: o grupo escolar de Bataiporã - MT (1955-1974). 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1348
Issue Date: 13-May-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ThierryRojasBobadilha.pdf3,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.