Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/141
Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores dos cursos de Educação Física e Pedagogia: um vir a ser inclusivo?
Título(s) alternativo(s): Teacher training courses in Physical Education and Pedagogy: a come to be inclusive?
Autor(es): Souza, Calixto Júnior de
Primeiro Orientador: Martins, Morgana de Fátima Agostini
metadata.dc.contributor.referee1: Suttana, Renato Nésio
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Gilmar de Carvalho
Resumo: Partindo do pressuposto de que o processo de inclusão escolar é uma constante busca por disseminar práticas que sejam inclusivas, faz-se necessário estudar como se constitui a formação inicial de professores em prol desse processo. Para tanto, urge a estruturação de uma formação pautada na construção de um professor com caráter inclusivo e reflexivo como forma de reconstruir a sua própria prática pedagógica perante a realidade dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Nesse sentido, este estudo tem a intencionalidade de analisar como se estrutura a disciplina de Educação Especial nos cursos de Educação Física e de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD). Tendo como cerne uma análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e como protagonistas os discentes que fizeram essa disciplina nos respectivos cursos. Trata-se de um estudo com natureza epistemológica fenomenológica (GAMBOA, 2008), com uma pesquisa com caráter descritivo (GIL, 2002) e com uso de pesquisa documental (CERLLARD, 2008). No tocante à coleta de dados, o questionário foi aplicado em três turmas: uma turma piloto e as duas turmas supracitadas com um total de dezessete questões, dentre elas treze questões fechadas com respostas SIM e NÃO, a catorze com opção obrigatória e optativa, duas questões de múltipla escolha e a dezessete aberta. Em relação à pesquisa documental, o levantamento da FAED/UFGD focou as matrizes curriculares dos cursos de Educação Física e de Pedagogia. Os resultados evidenciaram um processo de inclusão escolar no ensino superior com um avanço no sentido do entendimento da inclusão escolar bem como da perspectiva de contemplar os alunos com NEE no ensino regular. No entanto, algumas fragilidades no que se refere à materialização desse processo na prática, cuja intenção é promover uma práxis inclusiva no âmbito da prática pedagógica. Além disso, constata-se que os cursos analisados carecem de uma interdisciplinaridade em que a disciplina de Educação Especial assume o papel de mediadora do processo de inclusão escolar. Conclui-se que há uma confusão de discursos e práticas que sejam inclusivas no âmbito do ensino superior que, por sua vez, resulta em não concretizar culturas de inclusão para promover o processo de inclusão escolar dos alunos com NEE. Portanto, é preciso que seja repensado o papel de mediação da disciplina de Educação Especial como protagonista do processo de inclusão escolar e como cerne de um movimento que permita a inclusão de outras disciplinas nesse processo.
Abstract: Assuming that the process of school inclusion is a constant search for disseminating practices that are inclusive, it is necessary to study how it is the initial teacher in support of this process. To this end, urges the structuring of training based on the construction of a teacher with inclusiveness and reflective as a way to rebuild their own pedagogical practice before the reality of students with special educational needs (SEN). In this sense, this study is the intention of examining how the discipline structure of Special Education courses in Physical Education and Pedagogy at the Faculty of Education at the Federal University of Grande Gold (FAED / UFGD). With a documentary analysis of the Pedagogical Project Course (PPC) and the students as protagonists who have made this discipline in their courses. This is a study of epistemological phenomenological (GAMBOA, 2008), with a survey of descriptive character (Gil, 2002) and use of documentary research (CERLLARD, 2008). With regard to data collection, the questionnaire was applied in three classes: a class rider and the two aforementioned classes with a total of seventeen questions, among them thirteen closed questions with yes and no answers, with an option to fourteen mandatory and optional two multiple choice questions and open seventeen. Regarding the documentary research, survey the FAED / UFGD focused on the curricular courses in Physical Education and Pedagogy. The results showed a process of inclusion in higher education with an advance towards the understanding of inclusive education as well as contemplate the prospect of students with SEN in mainstream education. However, some weaknesses with regard to the embodiment of this process into practice, intended to promote inclusive practice within the teaching practice. Furthermore, it appears that the courses analyzed lack an interdisciplinary discipline that Special Education assumes the role of mediator in the process of school inclusion. We conclude that there is a confusion of discourses and practices that are inclusive in the field of higher education which, in turn, results in not achieving cultures of inclusion to promote the process of inclusion of pupils with SEN. Therefore, it needs to be rethought the mediation role of the discipline of Special Education as the protagonist of school inclusion and how the heart of a movement that allows the inclusion of other disciplines in this process.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusive education
Formação de professores
Teacher education
Educação especial
Special education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SOUZA, Calixto Júnior de. Formação de professores dos cursos de educação física e pedagogia: um vir a ser inclusivo? 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/141
Data do documento: 26-Abr-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CalixtoJuniordeSouza.pdf789,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.